A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Jornalismo, verdade e ética: divulgação científica e confusão informativa. Prof. Dr. Bruno Schlemper Junior.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Jornalismo, verdade e ética: divulgação científica e confusão informativa. Prof. Dr. Bruno Schlemper Junior."— Transcrição da apresentação:

1 Jornalismo, verdade e ética: divulgação científica e confusão informativa. Prof. Dr. Bruno Schlemper Junior

2 Jornalismo Científico e a Biotecnologia A divulgação científica, é a atividade que se preocupa com a popularização dos procedimentos e resultados da ciência. Em nenhuma outra função profissional, o vínculo com o princípio da verdade é tão estreito quanto no Jornalismo, no qual a noção que distingue o que é verdadeiro daquilo que não o é se coloca como o caráter de fundo da atuação profissional. Ética, Ciência e Jornalismo

3 Jornalismo científico: responsabiIidade e conduta ética  Uma característica básica da ciência é a transparência  A divulgação científica objetiva expor o conhecimento em linguajar popular  O pesquisador tem obrigação moral e social de difundir o conhecimento de forma acessível ao grande público em diferentes níveis de escolaridade.

4 Jornalismo científico: responsabilidade e conduta ética  A educação científica é indispensável para a construção de uma sociedade justa.  Todos os meios de comunicação, em suas diferentes especialidades, devem participar do processo educacional da população.  Não há sociedade democrática que tenha negligenciado a educação científica.  “ser livre é ser bem informado e, à medida que o jornalismo científico transmite os avanços em diferentes áreas do conhecimento, oferece a todos com acesso a essa informação uma oportunidade de se libertar”. (Norberto Wiener – fundador da cibernética)

5 Ética na divulgação científica  Não basta escrever bem e nem ter bom vocabulário  É necessário ter cultura e senso crítico  Estudar o assunto  Consultar um especialista  Falar sempre a verdade, sem sensacionalismo barato

6 Ética e divulgação científica (equivocada)  Surto de Doença de Chagas agudo – Penha/SC  Transgenia  Terapia genética  Células tronco A frase “Uma mentira repetida com freqüência, torna-se uma verdade indiscutível” nunca foi tão ameaçadora como agora.  Estudar o assunto  Consultar um especialista

7 Premissas: Relações entre ciência e educação ● A presença da ciência e da tecnologia no dia-a-dia das pessoas é hoje amplamente reconhecida. ● O desenvolvimento científico e tecnológico tornou-se um fator crucial para o bem-estar social. ● A Unesco utiliza, desde 2000, um sistema de distinção entre os povos com base na capacidade de criar ou não o conhecimento científico. ● O mundo de hoje é dividido, não mais pela ideologia, como no passado, mas pela tecnologia, ou seja, entre os que detém ou não detém o conhecimento. ● A ciência e tecnologia definem hoje o futuro de um povo, sua capacidade de inovar e de adaptar as tecnologias desenvolvidas em outros lugares. Tânia C. Araújo-Jorge/IOC Revista Manguinhos 22/05/2008 Leonardo da Vinci, 1510

8 O que é preciso para alfabetizar cientificamente a sociedade?  Tenho a impressão que a divulgação da ciência é um dos grandes desafios do século XXI pois, caso contrário, não alcançaremos a democracia cultural.  O ponto-chave é a divulgação para todos. Depois, é preciso criar uma consciência pública sobre o valor da ciência.  Mas, na verdade, os que se preocupam com a ciência fazem parte de uma minoria. Somos uma minoria; quando formos maioria, mudaremos o mundo. –Manuel Calvo Hernando, jornalista e um dos ícones do jornalismo científico.

9 Brasil Colonial (e Pré) e Imperial Os longos anos de isolamento  259 anos de política restritiva ao desenvolvimento do saber, da técnica, da cultura e para implantação do ensino básico, regular, laico e experimental  308 anos para criar a 1ª Faculdade de nível superior e autorizar a implantação do 1º Jornal  322 anos como colônia de Portugal  388 de regime escravagista  400 anos de exploração econômica de nossas riquezas  412 anos para criação da 1ª Universidade  Condições precárias de vida da ampla maioria da população

10 MEC: Estratégia para o Ensino de Ciências Levantamento do MEC (2005) mostrou que dos 143.631 estabelecimentos do ensino fundamental: 6% laboratórios de ciências; 12% laboratórios de informática; 15% acesso à internet; 23% bibliotecas.

11 Instituto Ciência Hoje (ICH): Organização Social de Interesse Público sem fins lucrativos ● Atua em parceria com as secretarias de educação ou empresas (contemplou mais de 2.000 professores e 70 mil alunos. ● Ações: Revista Ciência Hoje (1982); Revista Ciência Hoje das Crianças (1986); Livros da série Ciência Hoje na Escola (1996); Ciência Hoje On-line (1997); Ciência vale a pena: filmes que objetivam sensibilizar a opinião pública para a ciência. Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC)

12 Formação na Graduação "Se você encontrar um caminho sem obstáculos, ele provavelmente não leva a lugar nenhum.“ (Frank A. Clark)

13 Fonte: PESQUISA FAPESP N o 26 - Agosto/2006. Publicações científicas no mundo

14

15 6/2/2016 TELEROUNDING 15

16

17 Há idade limite para o aprendizado e a decisão autônoma?

18 Notícias (na internet) de 26/05/08  Identificado gene que protege contra o câncer (boca e garganta) em pessoas que bebem demais.  Cientistas identificam alvo para vacina contra câncer  Teste genético poderá detectar câncer de próstata  Roupa íntima hi-tech medirá pressão sangüínea  EUA vão testar terapia de DNA contra a hemofilia  Mapeamento genético muda definição de doenças

19

20


Carregar ppt "Jornalismo, verdade e ética: divulgação científica e confusão informativa. Prof. Dr. Bruno Schlemper Junior."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google