Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouNeusa Castilho Castelo Alterado mais de 8 anos atrás
1
Jornalismo, verdade e ética: divulgação científica e confusão informativa. Prof. Dr. Bruno Schlemper Junior
2
Jornalismo Científico e a Biotecnologia A divulgação científica, é a atividade que se preocupa com a popularização dos procedimentos e resultados da ciência. Em nenhuma outra função profissional, o vínculo com o princípio da verdade é tão estreito quanto no Jornalismo, no qual a noção que distingue o que é verdadeiro daquilo que não o é se coloca como o caráter de fundo da atuação profissional. Ética, Ciência e Jornalismo
3
Jornalismo científico: responsabiIidade e conduta ética Uma característica básica da ciência é a transparência A divulgação científica objetiva expor o conhecimento em linguajar popular O pesquisador tem obrigação moral e social de difundir o conhecimento de forma acessível ao grande público em diferentes níveis de escolaridade.
4
Jornalismo científico: responsabilidade e conduta ética A educação científica é indispensável para a construção de uma sociedade justa. Todos os meios de comunicação, em suas diferentes especialidades, devem participar do processo educacional da população. Não há sociedade democrática que tenha negligenciado a educação científica. “ser livre é ser bem informado e, à medida que o jornalismo científico transmite os avanços em diferentes áreas do conhecimento, oferece a todos com acesso a essa informação uma oportunidade de se libertar”. (Norberto Wiener – fundador da cibernética)
5
Ética na divulgação científica Não basta escrever bem e nem ter bom vocabulário É necessário ter cultura e senso crítico Estudar o assunto Consultar um especialista Falar sempre a verdade, sem sensacionalismo barato
6
Ética e divulgação científica (equivocada) Surto de Doença de Chagas agudo – Penha/SC Transgenia Terapia genética Células tronco A frase “Uma mentira repetida com freqüência, torna-se uma verdade indiscutível” nunca foi tão ameaçadora como agora. Estudar o assunto Consultar um especialista
7
Premissas: Relações entre ciência e educação ● A presença da ciência e da tecnologia no dia-a-dia das pessoas é hoje amplamente reconhecida. ● O desenvolvimento científico e tecnológico tornou-se um fator crucial para o bem-estar social. ● A Unesco utiliza, desde 2000, um sistema de distinção entre os povos com base na capacidade de criar ou não o conhecimento científico. ● O mundo de hoje é dividido, não mais pela ideologia, como no passado, mas pela tecnologia, ou seja, entre os que detém ou não detém o conhecimento. ● A ciência e tecnologia definem hoje o futuro de um povo, sua capacidade de inovar e de adaptar as tecnologias desenvolvidas em outros lugares. Tânia C. Araújo-Jorge/IOC Revista Manguinhos 22/05/2008 Leonardo da Vinci, 1510
8
O que é preciso para alfabetizar cientificamente a sociedade? Tenho a impressão que a divulgação da ciência é um dos grandes desafios do século XXI pois, caso contrário, não alcançaremos a democracia cultural. O ponto-chave é a divulgação para todos. Depois, é preciso criar uma consciência pública sobre o valor da ciência. Mas, na verdade, os que se preocupam com a ciência fazem parte de uma minoria. Somos uma minoria; quando formos maioria, mudaremos o mundo. –Manuel Calvo Hernando, jornalista e um dos ícones do jornalismo científico.
9
Brasil Colonial (e Pré) e Imperial Os longos anos de isolamento 259 anos de política restritiva ao desenvolvimento do saber, da técnica, da cultura e para implantação do ensino básico, regular, laico e experimental 308 anos para criar a 1ª Faculdade de nível superior e autorizar a implantação do 1º Jornal 322 anos como colônia de Portugal 388 de regime escravagista 400 anos de exploração econômica de nossas riquezas 412 anos para criação da 1ª Universidade Condições precárias de vida da ampla maioria da população
10
MEC: Estratégia para o Ensino de Ciências Levantamento do MEC (2005) mostrou que dos 143.631 estabelecimentos do ensino fundamental: 6% laboratórios de ciências; 12% laboratórios de informática; 15% acesso à internet; 23% bibliotecas.
11
Instituto Ciência Hoje (ICH): Organização Social de Interesse Público sem fins lucrativos ● Atua em parceria com as secretarias de educação ou empresas (contemplou mais de 2.000 professores e 70 mil alunos. ● Ações: Revista Ciência Hoje (1982); Revista Ciência Hoje das Crianças (1986); Livros da série Ciência Hoje na Escola (1996); Ciência Hoje On-line (1997); Ciência vale a pena: filmes que objetivam sensibilizar a opinião pública para a ciência. Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC)
12
Formação na Graduação "Se você encontrar um caminho sem obstáculos, ele provavelmente não leva a lugar nenhum.“ (Frank A. Clark)
13
Fonte: PESQUISA FAPESP N o 26 - Agosto/2006. Publicações científicas no mundo
15
6/2/2016 TELEROUNDING 15
17
Há idade limite para o aprendizado e a decisão autônoma?
18
Notícias (na internet) de 26/05/08 Identificado gene que protege contra o câncer (boca e garganta) em pessoas que bebem demais. Cientistas identificam alvo para vacina contra câncer Teste genético poderá detectar câncer de próstata Roupa íntima hi-tech medirá pressão sangüínea EUA vão testar terapia de DNA contra a hemofilia Mapeamento genético muda definição de doenças
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.