A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Conhecendo a comunidade COMUNIDADE  Um grupo social determinado por limites geográficos, valores e interesses comuns;  Um grupo de pessoas ou famílias,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Conhecendo a comunidade COMUNIDADE  Um grupo social determinado por limites geográficos, valores e interesses comuns;  Um grupo de pessoas ou famílias,"— Transcrição da apresentação:

1 Conhecendo a comunidade COMUNIDADE  Um grupo social determinado por limites geográficos, valores e interesses comuns;  Um grupo de pessoas ou famílias, atuando de comum acordo com uma unidade ao enfrentar-se com seus problemas.  ELEMENTOS IMPORTANTES  Área em comum que quase sempre é física, geográfica ou territorial;  Laços ou interesses comuns;  Interação social com o propósito de atender certas necessidades do grupo.  TIPOS DE COMUNIDADE  Geográfica: Todas as pessoas que residem em área específica limitada.  Funcional: Um grupo de pessoas com interesses, problemas, necessidades ou funções comuns.

2  CARACTERÍSTICAS BÁSICAS 1. Situação e Organização geográfica 2. Antecedentes históricos 3. Características da população  Distribuição etária;  Corrente migratória;  Ocupação. 4. Condições econômicas  Transporte;  Trabalho/emprego;  Atividades econômicas. 5. Condições educacionais e culturais  Ensino fundamental e ensino médio;  Ensino superior;  Ensino profissionalizante;  Ensino supletivo;  Bibliotecas.

3 6. Condições de saúde e saneamento  Níveis de saúde da população Natalidade Morbidade Mortalidade geral Mortalidade infantil  Recursos médicos sanitários disponíveis Hospitais Centro Municipal de Saúde  Saneamento Básico Esgoto Remoção de lixo Controle de alimentos Controle de insentos e roedores Condições de moradias 7. Abastecimento  Alimento  Força Elétrica  Iluminação  Combustível

4 8. Organização Social  Igrejas (e grupos de cultos religiosos)  Associações  Clubes 9. Recreação/Lazer  Áreas Verdes  Teatros  Cinemas  Outros 10. Fontes de Informação  IBGE  Região Administrativa  Prefeitura  Inquéritos Sanitários  Associação de Moradores

5 A Enfermagem e a Saúde Comunitária O que é saúde? “A saúde é resultante das condições de alimentação, habitação, educação, renda, meio ambiente, trabalho, transporte, emprego, lazer, liberdade, acesso e posse da terra e acesso a serviços de saúde” (Oitava Conferência Nacional de Saúde, 1986) “Saúde como direito de todos e dever do Estado” (Artigo 196 da Constituição Nacional de 1988) Saúde Comunitária: implica na participação de uma população ou grupos sociais ou comunidade organizada com interesses comuns, mesmos valores e costumes, com limites geográficos, onde seus membros se conhecem, seguem tradições e se influenciam mutuamente, dentro de uma estrutura social. Enfermagem comunitária: síntese e aplicação de um amplo espectro de conhecimento e técnicas científicas para promoção, restauração e conservação da saúde comunitária.

6 Função:  Identificar das necessidades de saúde da comunidade;  Obter de uma participação ativa no desenvolvimento das ações programadas em conjunto. Utilização dos recursos individuais e coletivos existentes e potenciais para a solução de problemas prioritários de saúde e do meio ambiente. Participação Comunitária em Saúde 1. Definições:  Participação Social Segundo BORDENAVE: “É o processo mediante o qual as diversas camadas sociais têm parte na produção, na gestão e o usufruir dos bens de uma sociedade, historicamente determinada”.

7  Participação da comunidade Segundo RIFKIN (1983): “Processo pelo qual se cria a nível dos indivíduos o sentido de responsabilidade, enquanto a seu bem estar e de sua comunidade, assim como capacidade de atuar conscientemente e construtivamente, nos diferentes programas de desenvolvimento para determinar necessidades e dar soluções”.  Participação Comunitária em Saúde Segundo CAMARLING, QUEROZ (1981): “É um processo de mudança em virtude do qual, a comunidade assume responsabilidade de sua saúde bem estar, melhorando a capacidade de contribuir a seu próprio desenvolvimento econômico social. Promove a comunidade participar no diagnóstico, programação, execução e avaliação dos Programas de Saúde, desde o nível que se encontra e os meios que dispõe”. 2. Propósito da Participação Comunitária em Saúde: Desenvolver juntamente com a comunidade ações promocionais que permitam elevar se nível de saúde.

8 3. Objetivos:  Lograr a participação consciente e comprometida da comunidade na problemática de saúde;  Contribuir para melhora o nível de saúde da comunidade;  Lograr que a comunidade estabeleça suas necessidades e alternativas de ação para melhorar a saúde;  Implementar programas educativos de base aplicando Metodologia participante;  Contribuir para ampliar e fortalecer os serviços de assistência primária, logrando um incremento da cobertura. 4. Elementos que compõe a Participação comunitária:  Ativa: População participa em todas as etapas do processo;  Consciente: População se interioriza dos problemas e os traduz em necessidade sentida e atua para solucioná-los;  Responsável: População se compromete e decide atuar com pleno conhecimentos dos efeitos e obrigações;  Organizada: Quando detecta a necessidade de organizar esforços para alcançar o objetivo final;  Autêntica: População atua de forma conjunta e permanente para solucionar os problemas.

9 5. Elementos que favorecem a participação da comunidade:  Externos:  Próprios Sistema Político e Administrativo;  Próprios do setor saúde;  Meios de subsistência/ habitação/ educação.  Internos:  Decisão e vontade de participar;  Existência de um sistema de informação;  Crenças, valores, costumes, tradições. 6. Elementos que limitam a participação comunitária:  Externos:  Políticas e estratégias inadequadas;  Falta de consistência e continuidade das ações;  Insuficiente informação em relação a comunidade e seus valores;  Inadequado planejamento dos programas.  Internos:  Baixo nível de desenvolvimento da comunidade;  Baixo nível econômico;  Baixo nível de escolaridade;  Desenvolvimento dos recursos existentes

10 7.Organização e Desenvolvimento da Comunidade:  Incentivação: Por meio da expressão e análise de suas idéias e opiniões;  Previsão (Planejamento): Mecanismos para solucionar problemas da comunidade, participação ativa por meio de reuniões e discussões;  Manutenção: Manter nos membros da comunidade o tipo de ação a seguir garantindo a sua participação. 8. Características:  Busca e análise de problemas e soluções a partir da comunidade e junto com esta;  Deve ser criativo, estabelecendo soluções sugeridas pela comunidade e as pessoas que lutam a seu modo, com seus próprios conhecimentos;  Deve ser liberador, porque a dependência econômica de nosso país exige um processo de liberação econômica, social e cultural através de um trabalho conjunto e coordenado de todos os habitantes;  Deve ser crítico, relacionando-se com os fatos reais e verdadeiros que são a origem dos problemas;  Deve ser processo de Integração, permitindo a união, cooperação das pessoas em torno de um objetivo comum sem distinção de raça e credo;  Deve respeitar as essências culturais, resgatando e promovendo os valores de solidariedade, cooperação e honestidade arraigados em nossa cultura.


Carregar ppt "Conhecendo a comunidade COMUNIDADE  Um grupo social determinado por limites geográficos, valores e interesses comuns;  Um grupo de pessoas ou famílias,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google