A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIP Prof. Fauzi Timaco Jorge 1/15 Ambiente Econômico Global BARBOSA, A. F. O Mundo Globalizado. São Paulo: Ed. Contexto, 2001. Aula 1 Diferentes Conceitos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIP Prof. Fauzi Timaco Jorge 1/15 Ambiente Econômico Global BARBOSA, A. F. O Mundo Globalizado. São Paulo: Ed. Contexto, 2001. Aula 1 Diferentes Conceitos."— Transcrição da apresentação:

1 UNIP Prof. Fauzi Timaco Jorge 1/15 Ambiente Econômico Global BARBOSA, A. F. O Mundo Globalizado. São Paulo: Ed. Contexto, 2001. Aula 1 Diferentes Conceitos sobre a Globalização

2 UNIP Prof. Fauzi Timaco Jorge 2/15 Ambiente Econômico Global

3 UNIP Prof. Fauzi Timaco Jorge 3/15 Ambiente Econômico Global “(...) a globalização não significa apenas um processo de expansão dos mercados e de aceleração dos fluxos econômicos entre as fronteiras nacionais. Junto consigo, como um de seus efeitos, surge uma consciência de que valores morais e sociais fundamentais devem ser estendidos para todos os povos.”

4 UNIP Prof. Fauzi Timaco Jorge 4/15 Ambiente Econômico Global “A globalização caracteriza-se pela expansão dos fluxos de informações — que atingem todos os países, afetando empresas, indivíduos e movimentos sociais —, pela aceleração das transações econômicas — envolvendo mercadorias, capitais e aplicações financeiras que ultrapassam as fronteiras nacionais — e pela crescente difusão de valores políticos e morais em escala universal.”

5 UNIP Prof. Fauzi Timaco Jorge 5/15 Ambiente Econômico Global “Globalizadores ” e “globalizados” A globalização indica um potencial crescente de comunicação e conexão entre as estruturas econômicas, culturais e políticas dos vários países do mundo. Esse processo, no entanto, manifesta-se de forma assimétrica. Uma simples alteração da taxa de juros por parte do Banco Central norte- americano (Federal Reserve) traz impactos muito mais sérios e duradouros para as economias brasileira, mexicana e indiana do que estas poderiam trazer para a economia norte-americana. Uma desvalorização da moeda japonesa acarreta um transtorno global muito maior do que uma crise social grave na Indonésia.

6 UNIP Prof. Fauzi Timaco Jorge 6/15 Ambiente Econômico Global Os Estados Unidos são, em geral, “globalizadores”, mas, em muitos campos, se deixam globalizar com a entrada de empresas multinacionais e de profissionais qualificados de outros países. O Japão, no entanto, é muito mais globalizador do que globalizado, haja vista a forte presença das suas multinacionais no exterior, ao passo que no mercado interno impõe várias restrições ao capital externo. Países como a Espanha são bastante globalizados em relação à Europa, mas se transformaram, nos anos 90, em globalizadores diante da América do Sul.

7 UNIP Prof. Fauzi Timaco Jorge 7/15 Ambiente Econômico Global Limites da globalização Superposição A globalização não elimina as especificidades nacionais e locais, mas se superpõe a essas. No decorrer desse processo, abre possibilidades novas, mas também gera atritos, já que a concorrência internacional entre sistemas econômicos e culturais torna-se mais forte. Particularidades Séculos de história criaram identidades culturais, nexos econômicos internos e sistemas políticos dotados de particularidades nos espaços nacionais, tornando inviável a sua substituição por uma nova ordem global que represente perfeitamente essas várias histórias.

8 UNIP Prof. Fauzi Timaco Jorge 8/15 Ambiente Econômico Global Inclusão Cabe lembrar que a globalização está longe de integrar toda a população mundial, de cerca de 6 bilhões de pessoas no início do século XXI. Isso porque um número significativo de pessoas não dispõe de acesso às informações e bens de consumo nem da facilidade de se transferir de um país a outro. A grande maioria da população mundial encontra-se limitada à sua experiência local, distante de novas tecnologias, do conforto propiciado pelas novas maravilhas eletrônicas e mesmo do acesso a bens e serviços básicos. Limites da globalização (continuação)

9 UNIP Prof. Fauzi Timaco Jorge 9/15 Ambiente Econômico Global Exclusão digital Encontramos em todos os países uma parte da sociedade integrada ao mundo global e outra parte desprovida dos serviços básicos de educação, saúde, habitação, segurança, telefonia e saneamento básico. A globalização se expandiu de forma fantástica nas últimas duas décadas, mas não atingiu toda a superfície terrestre, criando novas formas de isolamento. Entre elas, a “ exclusão digital ”, a extrema discrepância social no acesso às informações.

10 UNIP Prof. Fauzi Timaco Jorge 10/15 Ambiente Econômico Global De um lado, engenheiros, economistas, administradores, publicitários, advogados e analistas de sistemas conectados por meio de computadores, prestando serviços altamente especializados e trabalhando para indústrias modernas. Essas são as elites da globalização, encontradas especialmente nos países desenvolvidos, mas também presentes nos países subdesenvolvidos. elites da globalização De outro, há os desempregados, os trabalhadores precários, os empregados domésticos, os que realizam “bicos” ou atuam em empregos de ocasião, com baixos níveis de renda, desconectados das novas tecnologias e sem a instrução exigida para ascender socialmente e ter acesso aos novos padrões de consumo. Esses são os excluídos da globalização. Tais indivíduos estão concentrados nos países globalizados, ainda que não seja difícil encontrá-los também nos países globalizadores. excluídos da globalização

11 UNIP Prof. Fauzi Timaco Jorge 11/15 Ambiente Econômico Global Bugatti Veyron – US$ 1,192,000 Velocidade máxima: 402 km/h Aceleracão 0-100: 2,5 segundos Potência: 1001 CV

12 UNIP Prof. Fauzi Timaco Jorge 12/15 Ambiente Econômico Global

13 UNIP Prof. Fauzi Timaco Jorge 13/15 Ambiente Econômico Global

14 UNIP Prof. Fauzi Timaco Jorge 14/15 Ambiente Econômico Global “(...) a globalização trouxe um aumento dos fluxos internacionais de mercadorias, capitais e informações, os quais perpassam os vários países e afetam a dinâmica econômica das empresas, a realidade social dos indivíduos e as opções políticas de partidos e movimentos sociais. Uma parte significativa das populações, culturas e economias está, entretanto, à margem desse processo, alheia aos novos bens de consumo e tecnologias, incapaz de acessar e processar as novas informações e ainda imune, em grande medida, aos novos valores sociais e morais.”

15 UNIP Prof. Fauzi Timaco Jorge 15/15 Ambiente Econômico Global Aula 2 Antecedentes históricos da globalização BARBOSA, A. F. O Mundo Globalizado. São Paulo: Ed. Contexto, 2001.


Carregar ppt "UNIP Prof. Fauzi Timaco Jorge 1/15 Ambiente Econômico Global BARBOSA, A. F. O Mundo Globalizado. São Paulo: Ed. Contexto, 2001. Aula 1 Diferentes Conceitos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google