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XV SEMINÁRIO DE UNIFICAÇÃO DO MOVIMENTO ESPÍRITA DO ESTADO DO CEARÁ Dias: 06, 07 e 13 DE JULHO DE 2013.

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1 XV SEMINÁRIO DE UNIFICAÇÃO DO MOVIMENTO ESPÍRITA DO ESTADO DO CEARÁ Dias: 06, 07 e 13 DE JULHO DE 2013

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3 OFICINAS DE ÁREAS DOUTRINÁRIAS

4 TEMA Autoavaliação e o sentido de equipe na Casa e no Movimento Espírita do Estado do Ceará.

5 Atendimento Espiritual DIAGNÓSTICO Há diferentes formas de atuação do AE nas Casas Espíritas; Dificuldades de trabalhadores para formar a equipe federativa; DISCUSSÃO NO GRUPO Os trabalhadores estão preparados para enfrentar os problemas recorrentes? Como trabalhar nas Casas Espíritas com atendimento aos usuários de álcool e outras drogas?

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7 Infância e Juventude Importância de implantar grupos de Infância e Juventude nas CEs; Divulgação do Encontrão de Evangelizadores; Chamada para a inclusão. Responsabilidade e engajamento no trabalho em equipe

8 Estudo e Prática da Mediunidade O trabalho qualificado exige: Formação, compromisso/comprometimento Amor e responsabilidade; Pode dificultar quando: Falta respeito ao limite do outro, ausência de laços fraternos e muitos melindres; Para lidar com os conflitos é preciso: Respeito mútuo, possibilitar aos companheiros equivocados reflexão solidária e amorosa mas responsável; Para a colaborar com a unificação precisamos: Auxiliar outras Casas Espíritas nas suas necessidades.

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10 Serviço de Assistência e Promoção Social O sentido de equipe no SAPSE Importância do trabalho.

11 Comunicação Social Diagnóstico Ausência de trabalhadores. Formação com uma especialista. Produtos Site, Fan page, jornal com equipe de especialistas. Capacitação com Geraldo Campetti.

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13 ESDE Diagnóstico:  Poucos facilitadores. Há Evasão. Falta adesão dos trabalhadores ao estudo. Ausência de continuidade; sequência para as turmas. Choque de horários na Casa. Resistência ao estudo. Falta escolaridade. Casa fechada por insegurança.  Sugestões  Encontro de trabalhadores e atividades integradas  Dia específico para estudos. Superar transição do AE para o ESDE;  Despertar o interesse pelos estudos; Regimento Interno: normas para inserção do trabalhador em outras atividades somente se estiver no ESDE  Divulgação dos estudos na Casa e nas salas do AE  (Descobrir/incentivar/qualificar os talentos entre os alunos do ESDE)  Sondagem de facilitadores durante as aulas  Reflexão sobre Reforma interior (15 min da aula ao final do mês ou fazer o estudo do Evangelho no início)  Usar os recursos disponíveis para tornar a aula atrativa e produtiva

14 ESDE Implantação do ESDE a distância; Criação de banco de tutores em todo o Brasil; Dificuldades: -Gerenciamento será centralizado? - Aumenta o distanciamento entre os trabalhadores? - Utilização do EAD e abandono ao ESDE presencial? - Como será a avaliação do conhecimento? Viabilidade: - Maior abrangência de áreas e pessoas; - Alcance de locais onde não há Casas Espíritas;

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16 DIRIGENTES Divulgação das atividades federativas Evento do Divaldo: valor e ônibus; Envolvimento das UDEs e AREs; Espiritismo na praça e fora das Casas Espíritas; Congresso Brasileiro. Envolver todas as Casas Espíritas nos eventos; maior participação de presidentes de Casas e de Udes e Ares nas reuniões dos Conselho. Os eventos das Casas devem ser divulgados para participação de outras Casas.

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18 Dia 07 – domingo de 9h às 10h30: PROPOSIÇÕES: Grupos focais 1 Como melhor integrar todas as atividades doutrinárias no Centro Espírita? 2 Como criar o sentido de equipe nas Casas e no Movimento Espírita? 3 Quais as estratégias para integrar e unificar o Movimento Espírita no Ceará? Compromisso, sugestão e avaliação

19 Intervalo: 10h30 às 11h00 11h00 às 11h30: apresentação dos resultados dos grupos. 11h30 às 11h50: compromissos para o quinquênio 2013-2017

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21 Síntese: q 1.Como integrar as atividades doutrinárias e as pessoas no Centro Espírita? Promover encontros de trabalhadores do centro espírita a cada trimestre ou semestre e socializar as informações; Maior divulgação das atividades; Eleger um responsável para conduzir esses eventos, em que o relatório de cada área de trabalho seja apresentado com suas facilidades e dificuldades; Criar Regimentos Internos ou normas internas sem muita rigidez, mas com disciplina, aprovados pela diretoria e referendados pelos trabalhadores para cada atividade, divulgando e acompanhando; Calendário anual afixado; Evitar personalismos. Usar de disciplina com amor. Integrar pessoas ao trabalho de acordo com os conhecimentos e habilidades que possuem.

22 Síntese: q 2- Como criar o sentido de equipe nas Casas Espíritas e no Movimento Espírita? Nas casas espíritas: Esforço conjugado para estudo permanente, mais capacitação, desenvolver amorosidade, laços de amizade sincera, evitar ruídos na comunicação e falatórios, prece, silêncio nas dissenções, encontros dentro e fora das Casas; Fazer trabalhos assistenciais em equipe, integrar todos os trabalhos, de modo que todos conheçam o que todos fazem; Estudar junto o folhetim Orientação ao Centro Espírita; Realizar pequenas confraternizações e reflexões sobre a afetividade; Definir coletivamente as soluções para situações de dificuldades; Trabalhar em estruturas colegiadas em vez de diretorias;

23 q 2 e 3- Como criar o sentido de equipe nas Casas Espíritas e no Movimento Espírita, integrando e unificando? NO MOVIMENTO ESPÍRITA: Sentir-se federativo. Sair do lugar comum de apenas executor de tarefas na casa espírita; Participar mais das reuniões de UDEs e AREs; Visitar em caravanas outras Casas Espíritas ou UDEs e AREs; Participar dos eventos federativos alternando atividades com outros trabalhadores, para que a Casa Espírita não feche as portas dia nenhum; Divulgar as ações junto às mídias sociais; Criar coordenações de ESDE, AE, SAPSE, CIJ, CS, GEM em cada UDE ou ARE; Dar retorno à Casa da síntese dos eventos em que participou; As Casas se visitem nas palestras ou nas reuniões, etc; Ampliar o uso de bibliotecas nas Casas Espíritas; Maior acompanhamento da diretoria da FEEC às Casas.

24 COMPROMISSOS de TODOS para 2013-2014 CASAS ESPÍRITAS Mais estudos das obras básicas e/ou implantações de ESDE, mais capacitações, mas envolvimento interno e com outras Casas, acolhimento mais qualificado, mais preparação em todas as áreas doutrinárias e fortalecer os eventos que envolvam as famílias e a valorização da vida. As Casas devem procurar mais a FEEC. Mais disciplina pontualidade e assiduidade. Preservar o conteúdo das OB. NO MOVIMENTO ESPÍRITA Estímulo e orientação dos dirigentes de Casas Espíritas para que todos participem dos eventos federativos, das UDEs e AREs e entendam a estrutura do Movimento Espírita no Brasil, no mundo e nos Estados; Que durante os eventos de maior vulto a FEEC promova maior divulgação e estudo sobre o Plano de Trabalho CFN para o quinquênio 2013/2017. Mais integração de todos.

25 Temas para o XVI Seminário de Unificação de 2014 Estrutura do Movimento Espírita no Brasil e no mundo; (oportunidades, facilidades e lacunas) Avaliação dos compromissos assumidos em 2013 e 2014 por todos. Como unificar dentro das Casas Espíritas? Fortalecimento das Casas Espíritas; oficinas de passe e de experiências exitosas das Casas;

26 Avaliação do Seminário 2013 Muito bom! Fraterno, alegre, estimulante, envolvente, integrador, enriquecedor, nota 10, oportunidade de crescimento, participação de Casas do interior e muito envolvimento de todos. Pouco tempo para tudo. Sugestões Mais tempo para as oficinas Maior divulgação e com antecedência; Envolver UDEs e AREs na organização; Que seja apenas no domingo manhã e tarde; Fortalecer a comunicação social e as redes sociais.

27 Total de participantes Sábado: 179 Domingo: 158 46 Casas Espíritas (11 do interior) Presidentes, vices e representantes: 31

28 Tentamos sintetizar. Desculpem-nos se faltou algo. Um feliz abraço para todos! Obrigada pela participação. Até outros eventos e até 2014. Coordenação federativa de ESDE- julho de 2013) (Socorro Sousa) “Brilhe vossa luz – proclamou o Mestre. Procuremos brilhar- repetimos nós. ( Emmanuel – Vinha de luz


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