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1 Marketing Social. 2 DEFINIÇÃO: MARKETING SOCIAL... _______________________________________________________...envolve o uso dos princípios e técnicas.

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1 1 Marketing Social

2 2 DEFINIÇÃO: MARKETING SOCIAL... _______________________________________________________...envolve o uso dos princípios e técnicas de Marketing para influenciar que um público escolhido ACEITE, REJEITE, MODIFIQUE OU ABANDONE voluntariamente um determinado COMPORTAMENTO que apresenta um BENEFÍCIO ao próprio indivíduo, para outros indivíduos, grupos ou da sociedade como um todo.

3 3 5 CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS Mudança Comportamental Ato voluntário Uso da caixa de ferramentas de marketing Público-alvo: selecionado e objetivado Beneficiários: o próprio indivíduo ou outros, grupo ou sociedade como um todo.

4 4 MUDANÇA COMPORTAMENTAL 4 alternativas: Aceitar um novo comportamento Rejeitar um comportamento potencial Modificar comportamento existente Abandonar um comportamento praticado

5 5 Origem do MS Artigo pioneiro de P. Kotler e G. Zaltman publicado no Journal of Marketing em 1971: “Social marketing: approach to planned change”, vol 35, July, p. 3-12 Inúmeros pesquisadores e publicações surgiram a partir desta publicação

6 6 DIFERENÇAS ENTRE MKT- SOCIAL e MKT - CLASSICO Diferenças Marketing Social Marketing Clássico Oferta Mudança comportamental Produtos e serviços Objetivos Ganho individual, grupal ou social Ganho financeiro Concorrência Comportamento que se quer alterar Outras empresas concorrentes

7 7 Dificuldade no MS é maior Desistir de comportamento associado a um vício: fumar Mudar um estilo de vida confortável: reduzir o consumo de energia domiciliar ou no escritório Resistir à pressão de pares: assédio sexual Alterar comportamentos: parar quando está dirigindo o carro para falar no celular ou mais cautela ao dirigir

8 8 Sensação desconfortável: realizar exames íntimos (mamograma, exame da próstata) Adotar novos hábitos: exercitar-se diariamente Gastar mais: consumo de papel ou itens reciclados Ouvir más notícias: teste de colesterol Relacionamentos de risco: tirar as chaves de um motorista alcoolizado Reduzir o tempo de lazer: ser um voluntário

9 9 SIMILARIDADES ENTRE MS E MC Foco é o cliente Trocas são realizadas Pesquisa é necessária durante todo o processo Públicos são escolhidos e segmentados Os 4 P´s são ativados Os resultados são medidos e orientam aprimoramentos

10 10 Quem pode se interessar no MS? Profissionais de agências governamentais e organizações públicas Profissionais de ONG´s, associações e fundações Profissionais de empresas que buscam lucro Prestadores de serviços: agências de propaganda, relações públicas, pesquisa de mercado, etc

11 11 Outras maneiras para influenciar o comportamento das pessoas Tecnologia Pressões econômicas Políticas públicas Educação

12 12 Questões 1. Comente 5 diferenças e 5 similaridades que percebe existir entre Marketing Social e o Marketing Clássico. 2. Em quais situações v. considera que os esforços de MS possam ser efetivos? Justifique 3. Forneça 3 exemplos do uso combinado da tecnologia, pressão econômica, política educacional, política pública e marketing social para encaminhar uma questão pública.

13 13 Questões Comente 5 diferenças e 5 similaridades que percebe existir entre Marketing Social e o Marketing Clássico. Em quais situações v. considera que os esforços de MS possam ser efetivos? Justifique Forneça 3 exemplos do uso combinado da tecnologia, pressão econômica, política educacional, política pública e marketing social para encaminhar uma questão pública.

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15 15 Reduzir prazer pessoal: tomar banhos mais curtos e com água morna Deixar de curtir o verão ou férias: trabalhar no jardim Investir tempo maior: separar o lixo, dobrar jornais lidos, lavar latinhas de cerveja, preparar as embalagens de lata, vidro e papelão


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