A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SISTEMA DE ABSORÇÃO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SISTEMA DE ABSORÇÃO."— Transcrição da apresentação:

1 SISTEMA DE ABSORÇÃO

2 RAIZ

3 SISTEMA DE ABSORÇÃO PÊLOS ABSORVENTES CÉLULAS EPIDERMICAS

4 I) Elementos químicos essenciais às plantas
Nutrição Vegetal I) Elementos químicos essenciais às plantas Macronutrientes: Elementos químicos necessários em quantidades relativamente grandes. Micronutrientes:: Elementos químicos necessários em pequenas quantidades.

5 Macronutrientes Micronutrientes
Hidrogênio (H) Cloro (Cl) Carbono (C) Ferro (Fe) Oxigênio (O) Boro (B) Nitrogênio (N) Manganês (Mn) Fósforo (P) Sódio (Na) Cálcio (Ca) Zinco (Zn) Magnésio (Mg) Cobre (Cu) Potássio (K) Níquel (Ni)

6 Ca (constituição da lamela média)
I) Elementos químicos essenciais às plantas Macronutrientes C, H, O, N, P (são os principais constituintes das moléculas orgânicas) Ca (constituição da lamela média) K (regulador da pressão osmótica no interior da célula vegetal) Mg (componente da clorofila) Micronutrientes Na, Cl, Cu, Zn, Fe, Bo, etc. Atuam como co-fatores de enzimas Necessários em quantidades pequenas

7 III) Absorção de água e sais pelas raízes
2) Nutrição Vegetal III) Absorção de água e sais pelas raízes Local de absorção nas raízes: zona pilífera Após atravessar a epiderme: A água se locomove em direção ao xilema via: Simplasto: passando por dentro das células via plasmodesmos. Apoplasto: passando entre as células Ao chegar na endoderme: Simplasto Apoplasto Células contém estrias de Caspary (suberina) Ocorre a seleção dos sais minerais que entram no xilema Regulação da quantidade de água que pode entrar para dentro do xilema.

8

9 TIPOS DE SOLO / ABSORÇÃO DE ÁGUA

10 SECA FISIOLÓGICA

11 (Enem/2010) A lavoura arrozeira na planície costeira da região sul do Brasil comumente sofre perdas elevadas devido à salinização da água de irrigação que ocasiona prejuízos diretos, como a redução da produção da lavoura. Solos com processo de salinização avançado não são indicados, por exemplo, para o cultivo de arroz. As plantas retiram a água do solo quando as forças de embebição dos tecidos das raízes são superiores às forças com que a água é retida no solo. WINKEL, H.L.; TSCHIEOL, M. Cultura do arroz : salinização de solos em cultivo de arroz. A presença de sais na solução do solo faz com que seja dificultada a absorção de água pelas plantas, o que provoca o fenômeno conhecido por seca fisiológica, caracterizado pelo(a): a) Aumento da salinidade, que a água do solo atinge uma concentração de sais maior que a das células das raízes das plantas, impedindo, assim, que a água seja absorvida. b) Aumento da salinidade, em que o solo atinge um nível muito baixo de água e as plantas não têm força de sucção para absorver a água. c) Diminuição da salinidade, que atinge um nível em que as plantas não têm força de sucção, fazendo com que a água não seja absorvida. d) Aumento da salinidade, que atinge um nível em que as plantas têm muita sudação, não tendo força de sucção para superá-la. e) Diminuição da salinidade, que atinge um nível em que as plantas ficam túrgidas e não têm força de sudação para superá-la.

12 ABSORÇÃO DE SAIS DIFUSÃO ABSORÇÃO ATIVA

13

14 GUTAÇÃO OU SUDAÇÃO

15 EPITEMAL OU ESTÔMATO AQUÍFERO-
HIDATÓDIOS EPIDERMAL – EPITEMAL OU ESTÔMATO AQUÍFERO-

16

17 ESTÔMATOS AQUÍFEROS

18 QUANDO A ATMOSFERA FICA SATURADA COM VAPOR DE ÁGUA, CESSA A TRANSPIRAÇÃO E OBSERVA-SE A GUTAÇÃO.

19 MECANISMO DA GUTAÇÃO A SUDAÇÃO CESSA QUANDO AS RAÍZES SÃO MERGULHADAS EM ÁGUA DESTILADA C/S AERAÇÃO. A SUDAÇÃO É LENTA QUANDO AS RAÍZES SÃO MERGULHADAS EM SOLUÇÃO AQUOSA DE SAIS SEM AERAÇÃO.

20

21 A SUDAÇÃO É ATIVA QUANDO AS RAÍZES SÃO MERGULHADAS EM SOLUÇÃO AQUOSA DE SAIS COM AERAÇÃO.

22 A ABSORÇÃO CONTÍNUA E ATIVA DE SAIS CRIA NO INTERIOR DO XILEMA CONCENTRAÇÕES ELEVADAS.
CRIA-SE A PRESSÃO DE RAIZ.

23 TRANSPIRACAO ESTOMATICA CUTICULAR

24 POTÔMETRO

25 MÉTODO GRAVIMÉTRICO DE PESAGENS RÁPIDAS

26 FATORES EXTERNOS TEMPERATURA AGUA NO SOLO UMIDADE VENTILACAO LUZ

27 FATORES INTERNOS AREA DE TRANSPIRACAO ESPESSURA DA CUTICULA PELOS
GRAU DE ABERTURA DOS ESTOMATOS CONCENTRACAO DOS VACUOLOS

28 Sobre o processo da transpiração dos vegetais, foram feitas as cinco afirmações seguintes. I. Em torno de 95% da água absorvida pelas plantas é eliminada pela transpiração, principalmente pelos estômatos. II. Os estômatos abrem-se quando a turgescência das células-guardas é alta, fechando-se quando esta é baixa. III. A reação mais imediata da planta à pouca disponibilidade de água no solo é o fechamento dos estômatos. IV. A consequência do contido na afirmação III será uma diminuição da difusão de CO2 para o interior das folhas. V. Considerando a concentração de gás carbônico, a disponibilidade de água no solo, a intensidade luminosa, a temperatura e a concentração de oxigênio, esta última é a que exerce menor efeito sobre o processo de abertura e fechamento dos estômatos. São corretas as afirmações a) I e III, apenas. b) I e IV, apenas. c) II e IV, apenas. d) I, II, III e V, apenas. e) I, II, III, IV e V.

29 Existe um produto que, aplicado nas folhas das plantas, promove o fechamento dos estômatos, diminuindo a perda de água. Como consequência imediata do fechamento dos estômatos, I. o transporte de seiva bruta é prejudicado. II. a planta deixa de absorver a luz. III. a entrada de ar atmosférico e a saída de CO2 são prejudicadas. IV. a planta deixa de respirar e de fazer fotossíntese. Estão corretas apenas as afirmativas: a) I e II. b) I e III c) I e IV. d) II e III. e) III e IV.

30 Um professor deseja fazer a demonstração da abertura dos estômatos de uma planta mantida em condições controladas de luz, concentração de gás carbônico e suprimento hídrico. Para que os estômatos se abram, o professor deve: a) fornecer luz, aumentar a concentração de CO2 circundante e manter o solo ligeiramente seco. b) fornecer luz, aumentar a concentração de CO2 circundante e baixar a umidade do ar ao redor. c) fornecer luz, diminuir a concentração de CO2 circundante e adicionar água ao solo. d) apagar a luz, diminuir a concentração de CO2 circundante e adicionar água ao solo. e) apagar a luz, certificar-se de que a concentração de CO2 circundante esteja normal e aumentar a umidade do ar ao redor.

31 Na casa de Pedrinho, a caixa d'água mantinha-se suspensa por quatro grandes pilares. Ao lado da caixa d'água, um abacateiro tinha a mesma altura, o que fez Pedrinho pensar: "Se, para abastecer as torneiras da casa, a caixa tinha que ficar a certa altura, de tal modo que a água fluísse pela ação da gravidade, como o abacateiro resolvia o problema de transportar a água do solo para as folhas, contra a ação da gravidade?" Explique como a água do solo pode chegar às partes mais altas da planta.

32


Carregar ppt "SISTEMA DE ABSORÇÃO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google