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Resolução dos Testes Apostila 01 Matemática A - Erivaldo Matemática B - Baiano Pressione “ESC” para sair.

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1 Resolução dos Testes Apostila 01 Matemática A - Erivaldo Matemática B - Baiano Pressione “ESC” para sair

2 Aula 01 – Erivaldo Teste 11 Teste 12 Teste 13 Voltar ao Menu Teste 14 Teste 15 Apostila 01

3 Aula 01 Teste 11 (ACAFE) Observe as operações abaixo: Voltar ao Menu Coluna MColuna NColuna O I(..... )0,4 II10 -4 + 10 -2 (..... )0,01 III3,2.10 -1 + 34,3.10 -2 (..... )0 IV(..... )21 A seqüência correta de símbolos que preenche a Coluna N é: a) ; =; > b) >; =; c) ; >; = d) =; ; = Resoluçã o

4 Voltar ao Menu Aula 01 Teste 11 I) 3/7 : 3/2 = 2/7 < 04 II) 0,0001 + 0,01 = 0,0101 > 0,01 III) 0,32 + 0,343 > 0 IV) 4,2/0,2 = 42/2 = 21 Resoluçã o: Dica: Trabalhe com decimais Gabarito: c

5 Aula 01 Teste 12 Um índice de massa corporal (I) de uma pessoa é dado pelo quociente entre a sua massa (M) em Kg, e o quadrado de sua altura (h), em metros. Um homem é considerado obeso quando seu índice de massa corporal for maior que 30 e a mulher quando for maior que 29. Um homem com 2m de altura pesando 140 Kg para não ser considerado obeso deve eliminar, pelo menos: a) 20 kg b) 18 Kg c)15Kg d)10Kg e)5Kg Resoluçã o: Voltar ao Menu Para obter IMC = 30 temos que: I = 35 M = 120 kg A diferença é: 140 kg - 120 kg 20 kg Gabarito: a

6 Aula 01 Teste 13 O preço pago por uma corrida de táxi inclui uma parcela fixa, chamada bandeirada, e outra que varia de acordo com a distância (quilômetros rodados). Em uma cidade onde a bandeirada é R$ 4,20, uma pessoa pagou, por uma corrida de 10 Km a quantia de R$ 18,70. O preço pago por quilômetro rodado foi: a) R$ 1,40 b)R$1,50 c)R$ 1,45 d)R$1,55 e)R$1,29 Resoluçã o: Voltar ao Menu Total = (bandeirada) + (distância).(preço por km) 18,7 = 4,2 + 10.x 14,5 = 10.x x = 1,45 Gabarito: c

7 Aula 01 Teste 14 Voltar ao Menu Calcule os valores numéricos da expressão algébrica para: Resoluçã o: a) x = -2b) x = 1/3 c) x = - 3/4

8 Aula 01 Teste 15 (PUC-MG) Uma pessoa tem 36 moedas. Um quarto dessas moedas é de 25 centavos, um terço é de 5 centavos, e as restantes são de 10 centavos. Essas moedas totalizam a quantia de: Voltar ao Menu Resoluçã o: Primeiramente acharemos os valores de 1/4, 1/3 e o restante de 36: 1/4. 36 = 9 1/3. 36 = 12 36 – 9 – 12 = 15 9.(0,25) + 12.(0,05) + 15.(0,10) = 2,25 + 0,60 + 1,50 = 4,35 Agora multiplicamos as quantidades pelos valores das moedas: Gabarito: R$ 4,35

9 Aula 01 – Baiano Teste 11 Teste 12 Teste 13 Voltar ao Menu Teste 14 Teste 15 Apostila 01

10 Aula 01 Teste 11 Voltar ao Menu (FGV) Duas rodas gigantes começam a girar, num mesmo instante, com uma pessoa na posição mais baixa em cada uma. A primeira dá uma volta em 30 segundos e a segunda em 35 segundos. As duas pessoas estarão, novamente na posição mais baixa após: Resolução: Dica: MMC ou MDC? Resultado maior ou menor que os dados do problema? Resultado maior: MMC 30 - 35 6 - 7 1 - 7 1 - 1 5 6 5. 6. 7 = 210 segundos 7 1’ - - - - - - 60’’ x’ - - - - - - 210’’ 60.x = 210 x = 3,5’ 3minutos e 30 segundo Gabarito: 3’30’’

11 Aula 01 Teste 12 Voltar ao Menu (PUC-SP) Um lojista dispõe de de três peças de um tecido, cujos comprimentos são 48 m, 60 m e 80 m. Nas três peças o tecido tem a mesma largura. Deseja vender o tecido em retalhos iguais, cada um tendo a largura das peças e o maior comprimento possível, de modo a utilizar todo o tecido das peças. Quantos retalhos ele deverá obter? Resoluçã o: Dica: MMC ou MDC? Resultado maior ou menor que os dados do problema? Resultado menor: MDC 48,60,80 24,30,60 12,15,20 2 2 2 x 2 = 4 (TAMANHO DOS RETALHOS) 12+15+20 = 47 Gabarito: 47

12 Aula 01 Teste 13 Voltar ao Menu (UNICAMP-SP) Em um restaurante, todas as pessoas de um grupo pediram um mesmo prato principal e uma mesma sobremesa. Com o prato principal o grupo gastou R$ 56,00 e com a sobremesa R$ 35,00 ; cada sobremesa custou R$ 3,00 a menos do que o prato principal. a) Encontre o número de pessoas neste grupo. b) Qual o preço do prato principal? Resoluçã o: X = NÚMERO PESSOAS P = PRATO PRINCIPAL S = SOBREMESA X.P = 56 X.S = 35 S = P – 3 X.S = 35 X.(P-3) = 35 X.P – 3X = 35 56 – 3X = 35 X = 7 X.P = 56 7.P = 56 P = 8 Gabarito: a)7 b) R$ 8,00

13 Aula 01 Teste 14 Voltar ao Menu Resoluçã o: (UNICAMP) Em uma classe existem menos de 40 alunos. Se o professor de Matemática resolve formar grupos de 6 em 6 alunos, ou de 10 em 10 alunos, ou de 15 em 15 alunos, sempre sobra 1 aluno. Quantos alunos têm a classe? Dica: Note que em toda divisão sobra 1 aluno, ou seja, o número de alunos que sobra em cada divisão é comum a todos. MDC ou MMC? 6 -10 - 15 3 - 5 - 15 1 - 5 - 5 1 - 1 - 1 2 3 5 2. 3. 5 = 30 Como sempre sobra 1, o número de alunos é 31. Gabarito: 31

14 Aula 01 Teste 15 Voltar ao Menu Resolução: Dica: Repare que a questão pede um horário de partida COMUM a todos. 15 - 20 - 25 3 - 4 - 5 1 - 4 - 5 1 - 1 - 5 1 - 1 - 1 5 3 4 5 5. 3. 4. 5 = 300’ = 5h Como eles partem as 7h, o próximo encontro será as 12h. Gabarito: 12h (UFSM) Estudos e simulações são necessários para melhorar o trânsito. Por exemplo, imagine que, de um terminal rodoviário, partam os ônibus de três empresas A, B e C. Os ônibus da empresa A partem a cada 15 minutos; da empresa B, a cada 20 minutos; da empresa C, a cada 25 minutos. Às 7h, partem simultaneamente 3 ônibus, um de cada empresa. A próxima partida simultânea dos ônibus das 3 empresas será às


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