A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Saberes diferentes - Experiências da Liga de Educação em Saúde FURG.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Saberes diferentes - Experiências da Liga de Educação em Saúde FURG."— Transcrição da apresentação:

1 Saberes diferentes - Experiências da Liga de Educação em Saúde FURG

2 A Liga de Educação em Saúde é um projeto de extensão da FURG formado por estudantes de Medicina. A atuação da LES ocorre atualmente em vários cenários, como o Asylo dos Pobres de Rio Grande e o Grupo de Artesãs da Barra do Rio Grande.

3 Estimular a promoção e prevenção em saúde com a participação de estudantes no assunto contribuindo com a comunidade para conscientização do auto cuidado em saúde.

4 Formar profissionais capacitados para trabalharem em equipes e compreender o complexo processo saúde-doença.

5 Um pouco de história...

6 Foi em agosto de 2010 que saímos de nossas reflexões teóricas para decidirmos pôr as coisas em prática.

7 O grupo ainda não tinha nome, mas éramos unânimes no fato de querermos ir para a comunidade, o que significava vivenciar a prática. Se dependesse de nós, na semana seguinte já estaríamos começando as atividades.

8 Começamos a moldar a liga, apelidada de LES, com a ajuda do nosso coordenador, Tarso Pereira Teixeira, em setembro do mesmo ano.

9 No mês seguinte, começamos nossas atividades no CAIC (Centro de Atenção Integrado da Criança) do Campus Carreiros da FURG que tinha turmas noturnas de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

10 Em 2011, o projeto foi crescendo e se expandindo. Começamos o grupo com idosos na Unidade Básica de Saúde da Família da Castelo Branco (UBSF), que levou a várias reflexões.

11 Foi também criado um grupo de adolescentes com idade de 12-16 anos para trabalhar com sexualidade, um acordo entre a coordenação do CAIC e a LES.

12 Assim, cada integrante foi lapidando o projeto, tornando-o mais interessante ainda.

13 Durante a greve ocorrida na FURG em 2012, a Liga se manteve viva com esforço. Tivemos que interromper as práticas no EJA, e perdemos o contato e o vínculo que estávamos aos poucos criando com os idosos do Asylo de Rio Grande, que seria retomado posteriormente.

14 Na volta da greve, foi impossível continuar com os trabalhos no EJA. O grupo de jovens do CAIC também se tornava praticamente inviável, pela dificuldade de conciliar horários.

15 O grupo dos idosos da UBSF foi encerrado. Neste momento, surgiu a possibilidade e a ideia de iniciar as atividades no "Asylo dos Pobres", instituição filantrópica de Rio Grande fundada em 1885.

16 Tentamos criar vínculo com os idosos de diversas maneiras (música, por exemplo), mas tivemos dificuldade. “Queríamos em pouco tempo provocar grandes mudanças, mas constatamos, que no final do dia eles sentavam no refeitório nos mesmos lugares de sempre.”

17 O vínculo com os idosos demorou certo tempo, mas gerou bons frutos. No começo de 2013, foram realizadas as primeiras atividades em grupo com os asilados.

18 Enquanto alguns projetos terminavam, um novo projeto começou a crescer: o Grupo de Artesãs da Barra (GAB), que se encaixava no que procurávamos. A primeira reunião ocorreu em março de 2013.

19 Começamos a definir os temas, conversamos sobre hipertensão, sobre aspectos posturais, entre outros. Mas certamente uma das reuniões mais marcantes ocorreu, quando discutimos sobre o Sistema Único de Saúde (SUS). A reunião foi muito interessante, tanto pelos desdobramentos que teve, como pela troca de conhecimento intensa que ocorreu.

20 A movimentação da comunidade gerou o Conselho Local de Saúde, refletindo na escolha da Comunidade da Barra no final do ano de 2013 como o próximo local para a implementação de uma Estratégia de Saúde da Família.

21 Os membros da comunidade mostraram crescimento pessoal ao longo do ano, assim como os membros acadêmicos da Liga.

22 Lesfurg.blogspot.com.br r


Carregar ppt "Saberes diferentes - Experiências da Liga de Educação em Saúde FURG."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google