A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

E a família, como vai? Deus a instituiu (Gn ).

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "E a família, como vai? Deus a instituiu (Gn )."— Transcrição da apresentação:

1 E a família, como vai? Deus a instituiu (Gn 2.18-25).
A regra bíblica é a de que homem e mulher permaneçam juntos até que a morte os separe (Mateus ). Para os fins: a) companhia (Gn 1.18); b) prazer sexual (1 Co 7.2-5; 1 Co e 15-18); c) preservação da espécie (Gn 1.28).

2 Conseqüências de uma separação:
Marcas que o tempo não apaga? Traumas nos filhos? Nem sempre a separação é a melhor saída. O orgulho é, provavelmente, a maior causa de separações.

3 Para refletir: Cuidado com o legalismo ao abordar o assunto separação, divórcio. Será que todos casamentos que aconteceram, aconteceram segundo a vontade de Deus? Quem nunca amou seu cônjuge, quem lhe coloca um jugo terrível pela falta de amor, tem mesmo o direito bíblico de prendê-lo ao seu casamento pelo resto da vida? Será mesmo toda a separação pecado diante de Deus?

4 Mais para refletir: É preciso que lembremos em nossas igrejas, nas orações gerais, dos cônjuges que vivem um segundo casamento debaixo da bênção de Deus e não de sua condenação. É preciso que lembremos de pais e mães de um segundo casamento no dia dos Pais e das Mães, demonstrar-lhes gratidão também, porque amam e cuidam dos seus enteados como se seus próprios filhos fossem.

5 Deus não proíbe novo casamento!
Existe o problema do abrasamento Co 7.9. Cabe-nos proclamar o perdão e recomendar: Vai e não peques mais João 8.11.

6 Quando buscar auxílio? Quando: há conflitos não resolvidos.
há falta de comunicação. existem sentimentos depressivos ou grande desânimo. diminuem as relações sexuais. há baixo rendimento na escola e ofício.

7 Conselhos para quem deseja casar:
Reflita sobre a durabilidade do casamento. Respeite, perdoe, peça perdão. Tenha certeza dos seus sentimentos. Seja fiel. A infidelidade causa infelicidade, pobreza, filhos doentes, AIDS, Crimes, etc. Prepare-se para os compromissos. Saiba que ocorrerão mudanças físicas.

8 Queixas do esposo: Nunca está contente! Descontrola-se emocionalmente!
Tem uma facilidade para ficar indisposta a um relacionamento sexual.

9 Queixas da esposa: Nunca está contente! Descontrola-se emocionalmente!
Tem uma facilidade para ficar indisposta a um relacionamento sexual.

10 Cuidados no casamento:
Saúdem-se com um beijo, antes/após o trabalho; Sejam carinhosos, mesmo vestidos; Abracem-se mais; Orem um pelo outro; Tenham programas em conjunto (janta/passeio); Escrevam bilhetes de amor; Dialoguem sobre o que gostam um no outro; Aprendam a dizer não pra os outros e sim para o cônjuge.

11 Mais cuidados: Façam da gratidão, do reconhecimento e do elogio uma prática diária. Surpreendam-se com algo agradável. Digam , quando for oportuno, como estão felizes por terem casado com ele/a. Não gritem impondo sua vontade. Negociem suas diferenças. Nunca vão dormir brigados.

12 Qualidades dos cônjuges!
a) Respeito (Pv 31.10; Ef ); b) Confiança mútua (cuidado com ciúmes); c) Fidelidade (Hb 13.4); d) Boa administração dos bens (Pv ; 24). e) Amor, ao ponto do sacrifício (Ef 5.25).

13 Princípios da comunicação familiar:
Comunicar também é ouvir e interpretar. Escolha o tempo certo para se comunicar. Fale sempre a verdade com amor. Não frustre seu parceiro com o silêncio. Não responda com raiva. Não se envolva em rixas. Evite ficar reclamando a todo momento.

14 Mais princípios da comunicação familiar.
Esteja sempre disposto a perdoar imitando o exemplo que Cristo nos deixou. Não culpe o outro, nem critique. Procure descobrir soluções melhores para os problemas de você e aceite sugestões.

15 A química da união duradoura:
Meu cônjuge é o(a) melhor amigo(a). Gosto dele(a) como pessoa. O casamento é um compromisso de longo prazo. O casamento é sagrado.

16 Mais sobre o que mantêm casais unidos:
Temos objetivos comuns. Meu cônjuge está cada vez mais interessante. Eu desejo e luto para que nosso relacionamento seja bem sucedido. Rimos muito juntos. Estamos satisfeitos com nossa vida sexual.

17 Paternidade responsável!
Quantos filhos devemos ter? Ter filhos depende: a) da saúde dos cônjuges; b) das condições financeiras; c) dos projetos de vida. Filhos são bênção de Deus (Sl 127.3) e não deveriam ser evitados por vaidade.

18 Sete necessidades básicas de uma criança.
1- Ela precisa ter nos pais modelos a seguir. 2- Ela precisa sentir-se segura. 3- Ela precisa ser aceita sem comparações. 4- Ela precisa notar e sentir que é amada. 5- Ela precisa de elogios em seus esforços. 6- Ela precisa conhecer seus limites. 7- Ela precisa conhecer o amor de Deus.

19 Um problema que merece ser abordado
Cuidado especial devemos ter com o assunto abuso sexual, com a pedofilia. É possível que tenhamos, nos cultos e escola dominical de nossas congregações, vítimas inocentes sofrendo por esta causa. Ai de quem servir de pedra de tropeço a um desses meus pequeninos irmãos, diz o Senhor Jesus (Mt ).

20 Algumas questões a serem tratadas com adolescentes:
O que é o amor de Deus e nossa resposta? O que Deus quer do sexo que nos deu? Quais as influências da mídia? Pais têm autoridade sobre os filhos? Qual é mesmo minha vocação? Drogas, pagam a pena? O que podemos fazer como família? Como lidar com as perdas?

21 Fundamentos de um lar feliz:
1) A busca contínua da bênção de Deus. 2) Humildade para pedir e dar perdão. 3) A manutenção contínua do amor calcada no carinho, respeito e fidelidade.

22 O casamento religioso consiste:
1- De breve homilia. 2- De perguntas: a) casam livremente? b) querem que a união seja duradoura? c) querem ser auxílio e amparo mútuo? 3- Da troca de alianças, sinal de amor e de fidelidade. 4- De dar a bênção de Deus ao casamento civil.

23 Tipos diferentes de casamentos e de estruturas familiares:
O monógamo é o padrão predominante. A união estável (Art 226). A poligamia, não permitido no Brasil. O poliandro (uma mulher com vários homens, também não permitido no Brasil). A família nuclear (pai, mãe e filhos). A família fracionária (falta um de seus membros).

24 Funções familiares: É dever da família assegurar à criança e ao adolescente o direito à vida, saúde, alimentação, educação, lazer, profissionalização, cultura, dignidade, respeito, liberdade e convivência familiar e comunitária, colocando-os a salvo de toda a forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão (Art 227).

25 Mais funções familiares:
Os filhos maiores têm o dever de ajudar e amparar os pais na velhice, carência ou enfermidade (Art 229). A família, a sociedade e o Estado têm o dever de amparar as pessoas idosas, assegurando sua participação na comunidade, defendendo sua dignidade, bem-estar e garantindo-lhes o direito à vida. Honra a teu pai e a tua mãe para que vás bem... (4º Mandamento da Lei de Deus)


Carregar ppt "E a família, como vai? Deus a instituiu (Gn )."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google