A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ensino Fundamental , 7º ano

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ensino Fundamental , 7º ano"— Transcrição da apresentação:

1 Ensino Fundamental , 7º ano
GEOGRAFIA Ensino Fundamental , 7º ano A conquista e o processo de ocupação dos espaços que compreendem o Centro-Sul

2 A FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO
Geografia, 7º ano, A conquista e o processo de ocupação dos espaços que compreendem o Centro-Sul ó A FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO O Brasil é o 5º maior país do mundo, com uma área de km². Essa imensa extensão territorial do nosso país resultou de um longo processo de conquista de terras, iniciado pelos portugueses a partir de 1500, quando ocorreu a chegada dos colonizadores ao território, o chamado “descobrimento do Brasil”.

3 A FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO
Geografia, 7º ano, A conquista e o processo de ocupação dos espaços que compreendem o Centro-Sul ó A FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO Os atuais limites do território brasileiro passaram a ser definidos em 1494, com o TRATADO DE TORDESILHAS. Por meio desse acordo, Portugal e Espanha dividiram as terras descobertas em suas expedições ultramarinas. O objetivo era impedir conflitos entre as duas nações.

4 TRATADO DE TORDESILHAS
Geografia, 7º ano, A conquista e o processo de ocupação dos espaços que compreendem o Centro-Sul ó TRATADO DE TORDESILHAS Imagem: estudopratico.com.br

5 A FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO
Geografia, 7º ano, A conquista e o processo de ocupação dos espaços que compreendem o Centro-Sul ó A FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO Para garantir o poder sobre as terras ocupadas e protegê-las de outros conquistadores, como franceses, holandeses e até espanhóis, em 1532 a coroa portuguesa organizou o território, dividindo-o em CAPITANIAS HEREDITÁRIAS, que eram lotes de terras doados pelo rei de Portugal. A capitania era considerada hereditária porque os donatários podiam passar a seus herdeiros o controle sobre suas terras.

6 CAPITANIAS HEREDITÁRIAS
Geografia, 7º ano, A conquista e o processo de ocupação dos espaços que compreendem o Centro-Sul ó CAPITANIAS HEREDITÁRIAS Imagem: escolakids.com/as-capitanias-hereditarias.

7 A CONQUISTA DO CENTRO-SUL
Geografia, 7º ano, A conquista e o processo de ocupação dos espaços que compreendem o Centro-Sul ó A CONQUISTA DO CENTRO-SUL Muitos fatores contribuíram para conquista e ocupação do território brasileiro, desde o século XVI, entre os quais se destacam: A atuação dos bandeirantes; O papel dos jesuítas; A mineração.

8 A ATUAÇÃO DOS BANDEIRANTES
Geografia, 7º ano, A conquista e o processo de ocupação dos espaços que compreendem o Centro-Sul ó A ATUAÇÃO DOS BANDEIRANTES Os bandeirantes formavam grupos que partiam de São Paulo em direção ao interior do território com o objetivo de capturar índios para trabalharem como escravos na produção de cana-de-açúcar do litoral e escravos negros foragidos das fazendas. Eles dominaram os povos indígenas e abriram caminhos para o interior.

9 Geografia, 7º ano, A conquista e o processo de ocupação dos espaços que compreendem o Centro-Sul
ó BANDEIRANTES Imagem://

10 Geografia, 7º ano, A conquista e o processo de ocupação dos espaços que compreendem o Centro-Sul
ó O PAPEL DOS JESUÍTAS Os jesuítas também tiveram um papel importante para a conquista do centro-sul do nosso território, pois fundaram povoamentos e contribuíram para dominação dos indígenas por meio da catequização.

11 Geografia, 7º ano, A conquista e o processo de ocupação dos espaços que compreendem o Centro-Sul
ó Detalhe da A Primeira Missa no Brasil de Victor Meirelles (1861).

12 surgimento e desenvolvimento de cidades;
Geografia, 7º ano, A conquista e o processo de ocupação dos espaços que compreendem o Centro-Sul ó A MINERAÇÃO A MINERAÇÃO teve grande importância para a conquista e ocupação do centro-sul; A partir do final do século XVII, os bandeirantes passaram a explorar ouro e pedras preciosas em áreas dos atuais estados de Minas Gerais e Mato Grosso, os avanços para o interior, contribuíram para: surgimento e desenvolvimento de cidades; mudança da capital salvador para o Rio de Janeiro;

13 Geografia, 7º ano, A conquista e o processo de ocupação dos espaços que compreendem o Centro-Sul
ó Imagem: historianet.com.br/

14 AS REGIÕES GEOECONÔMICAS DO BRASIL
Geografia, 7º ano, A conquista e o processo de ocupação dos espaços que compreendem o Centro-Sul ó AS REGIÕES GEOECONÔMICAS DO BRASIL Em 1967, o geógrafo Pedro Pinchas Geiger elaborou , uma nova proposta de regionalização, trata-se da divisão do Brasil em 3 grandes REGIÕES GEOECONÔMICAS ou COMPLEXOS. REGIONAIS. Essas regiões obedecem a critérios ligados aos aspectos naturais e ao processo de formação socioespacial de nosso território. Os limites dos complexos não são os limites político-administrativo dos estados;

15 1- AMAZÔNIA 2- CENTRO-SUL 3- NORDESTE
Geografia, 7º ano, A conquista e o processo de ocupação dos espaços que compreendem o Centro-Sul ó 1- AMAZÔNIA 2- CENTRO-SUL 3- NORDESTE Imagem: Complexos Regionais / Raphael Lorenzeto de Abreu / GNU Free Documentation License

16 Geografia, 7º ano, A conquista e o processo de ocupação dos espaços que compreendem o Centro-Sul
ó REGIÃO CENTRO-SUL O  Centro-Sul  é a região geoeconômica mais produtiva do país, tendo em vista que contém vários estados com diversos tipos de indústrias. Apresenta uma rede complexa e interligada de cidades, a agropecuária mais moderna e a mais densa rede de serviços, comunicações e transportes. Abriga mais de 60% da população brasileira. Aí estão 16 das 22 áreas metropolitanas do país.

17 MAPA DA REGIÃO CENTRO-SUL
Geografia, 7º ano, A conquista e o processo de ocupação dos espaços que compreendem o Centro-Sul ó MAPA DA REGIÃO CENTRO-SUL Imagem: coladaweb.com/geografia-do-brasil/

18 REGIÃO CENTRO-SUL: AGROPECUÁRIA
Geografia, 7º ano, A conquista e o processo de ocupação dos espaços que compreendem o Centro-Sul ó REGIÃO CENTRO-SUL: AGROPECUÁRIA Bastante diversificada, a agropecuária do Centro-Sul tem sido fortemente influenciada pela produção industrial, fornecendo matéria-prima à indústria, ou comprando das fábricas máquinas agrícolas, fertilizantes químicos e agrotóxicos; O café, a cana-de-açúcar, a soja e a laranja são os produtos mais importantes, mas também sobressaem o algodão,o milho e o arroz; Destacam-se ainda a avicultura e a criação de gado leiteiro.

19 REGIÃO CENTRO-SUL: AGROPECUÁRIA
Geografia, 7º ano, A conquista e o processo de ocupação dos espaços que compreendem o Centro-Sul ó REGIÃO CENTRO-SUL: AGROPECUÁRIA A cultura da soja, do milho e do arroz avançam pelo Brasil central, ocupando os antigos campos de cerrado e transformando completamente a paisagem local. A agricultura moderna do Centro-Sul abre um arco que avança rumo ao norte, até as proximidades da floresta amazônica.

20 REGIÃO CENTRO-SUL: AGROPECUÁRIA
Geografia, 7º ano, A conquista e o processo de ocupação dos espaços que compreendem o Centro-Sul ó REGIÃO CENTRO-SUL: AGROPECUÁRIA Imagem: vcnda-sc. Imagem: realh.com.

21 REGIÃO CENTRO-SUL: INDÚSTRIA
Geografia, 7º ano, A conquista e o processo de ocupação dos espaços que compreendem o Centro-Sul ó REGIÃO CENTRO-SUL: INDÚSTRIA O Centro-Sul, maior área industrial do país, e concentra a maior parte dos investimentos das grandes empresas; Possui um parque industrial moderno e diversificado onde são fabricados: aviões, navios, sapatos, roupas, geladeiras, televisores e muitos outros produtos industrializados.

22 REGIÃO CENTRO-SUL: INDÚSTRIA
Geografia, 7º ano, A conquista e o processo de ocupação dos espaços que compreendem o Centro-Sul ó REGIÃO CENTRO-SUL: INDÚSTRIA Polo Petroquímico de Duque de Caxias (RJ) Imagem :sesi.webensino.com.br/sistema/

23 Geografia, 7º ano, A conquista e o processo de ocupação dos espaços que compreendem o Centro-Sul
ó REGIÃO CENTRO-SUL Abriga as duas maiores metrópoles brasileiras (Rio de Janeiro e São Paulo). Possui os maiores índices de urbanização e as maiores densidades demográficas. Concentra a maior parte das indústrias brasileiras, o maior número de recursos econômicos, as atividades agropecuárias mais avançadas tecnologicamente e o maior peso sobre o PIB, com quase 80% das riquezas produzidas pelo país.

24 Geografia, 7º ano, A conquista e o processo de ocupação dos espaços que compreendem o Centro-Sul
ó EXTRAS Utilize uma das aulas para assistir o DOC Brasil-Cultural Nosso País. Sul Centro-Oeste, que retrata e descreve a região Centro Sul do Brasil. LINK:

25 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Geografia, 7º ano, A conquista e o processo de ocupação dos espaços que compreendem o Centro-Sul REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Geografia espaço e vivência: introdução à ciência geográfica, 7º ano/ Levon Boligian...[et al]. – 3. ed. Reform. – São Paulo: Atual, 2009. Construindo a geografia: uma janela para o mundo/Regina Araújo, Raul Borges Guimarães, Wagner Costa Ribeiro. – 2ª ed. – São Paulo: Moderna, 2005. Acesso em 25/06/2015. Acesso em 25/06/2015. Acesso em 26/06/2015. Acesso em 6/06/2015. Acesso em 26/06/2015. - Acesso em 26/06/2015. - Acesso em 31/07/2015.

26 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Geografia, 7º ano, A conquista e o processo de ocupação dos espaços que compreendem o Centro-Sul REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Acesso em 26/06/2015. - Acesso em 31/07/2015. - Acesso em 31/03/2015. - Acesso em 31/07/2015. - Acesso em 31/07/2015. - Acesso em 01/08/2015.


Carregar ppt "Ensino Fundamental , 7º ano"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google