A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

...e o que será que o homem irá queimar quando não houver carvão? Porque é que o homem tem tamanha preocupação com a produção de energia?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "...e o que será que o homem irá queimar quando não houver carvão? Porque é que o homem tem tamanha preocupação com a produção de energia?"— Transcrição da apresentação:

1 ...e o que será que o homem irá queimar quando não houver carvão? Porque é que o homem tem tamanha preocupação com a produção de energia?

2 Uma das formas que o homem tem para produzir energia é através de certas reacções químicas que, muitas vezes são levadas a cabo, apenas pela energia que produzem e não pelos produtos que formam.

3 Porque haverá trocas de energia no decurso das reacções químicas?

4 Sistemas químicos

5 Energia interna de um sistema químico Da energia interna do sistema faz parte: A energia cinética – que resulta do movimento das partículas do sistema A energia potencial – que resulta da interacção entre as partículas (forças intermoleculares e forças interatómicas)

6 Energia interna de um sistema químico Energia interna = energia cinética (pode ser medida pela temperatura do sistema) + energia potencial U = E C + E P 1º Princípio da Termodinâmica – U = constante  U = 0   E C = -  E P Assim,...

7 Energia interna de um sistema químico (num sistema isolado) Reacção exoenergética – há aumento de temperatura, a que corresponde um aumento da energia cinética; logo tem de haver uma diminuição da energia potencial Reacção endoenergética – há diminuição de temperatura, a que corresponde uma diminuição da energia cinética; logo deve haver um aumento da energia potencial

8 Energia interna de um sistema químico (num sistema isolado) Reacções exoenergéticas - os produtos da reacção têm menor energia do que os reagentes pois durante o processo liberta-se energia Reacções endoenergéticas – os produtos da reacção têm menor energia que os reagentes pois, durante o processo absorvem, energia

9 Quando uma substância toma parte de uma reacção química, há uma energia posta em jogo como resultado da ruptura de ligações e da formação de novas ligações

10 Um exemplo,... No mercado existem “pacotes” instantâneos quentes e frios, como primeiros socorros para tratar lesões. São constituídos por uma embalagem plastificada com água e um produto sólido. Ao rebentar o saco que contém a água a dissolução do produto fará baixar a temperatura ou subir de acordo com o tipo de reacção que ocorre (cloreto de cálcio nos pacotes quentes e nitrato de amónia nos pacotes frios)


Carregar ppt "...e o que será que o homem irá queimar quando não houver carvão? Porque é que o homem tem tamanha preocupação com a produção de energia?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google