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Introdução à Administração
ORGANIZAÇÃO O capítulo do livro-texto é indispensável para a adequada preparação da seção. 1
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Conteúdo da Seção Organização Fundamentos de Organização
Elementos do Processo de Organização Poder e Estrutura Organizacional Desenho Estrutural de Organizações Modelos Organizacionais Condicionantes da Estrutura Organizacional Comece a exposição com um caso de uma empresa (local ou nacional) que realce a importância da função organização para a administração e o seu impacto nas organizações. Pode usar o caso introdutório do livro-texto. É importante contextualizar a matéria, dando exemplo e aplicações. 2 2
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Objetivos de Aprendizagem
Definir os conceitos de organização, estrutura organizacional e organograma; Identificar os elementos do processo de organização; Contrastar os conceitos de autoridade e poder, destacando seus impactos na organização; Comparar as estruturas funcional, divisional, matricial e em rede, explicando as suas principais vantagens e desvantagens; Contrastar os modelos mecanicista e orgânico; Discutir a relação entre os fatores contingenciais e a estrutura organizacional. 3
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Fundamentos de Organização
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O Processo de Organização
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Estrutura Organizacional
A divisão do trabalho é um dos pressupostos básicos da existência das organizações. A integração é uma consequência direta da divisão do trabalho e refere-se ao agrupamento e associação das tarefas, atividades e recursos organizacionais em unidades de trabalho. A coordenação busca utilizar os mecanismos para se ter a colaboração entre todos os departamentos, a fim de alcançar os objetivos da organização. 6
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Estrutura Organizacional
A estrutura organizacional é o resultado final do processo de organização. A estrutura organizacional refere-se ao modo como as atividades de uma organização são ordenadas para possibilitar o alcance dos objetivos organizacionais. A estrutura organizacional especifica os papéis, relações e procedimentos organizacionais que possibilitam uma ação coordenada dos seus membros. 7
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Organograma O organograma é uma representação gráfica da estrutura de uma organização. Objetivo: Mostrar órgãos, posicionamentos, vias hierárquicas existentes e linhas de autoridade e subordinação. 8
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Organograma VANTAGENS Visualização rápida de quem é quem na estrutura;
Visualização dos assessores e responsabilidades; Demonstra fluxos de autoridade e relacionamentos formais; 9
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Organograma DESVANTAGENS
Complica-se quando tenta indicar todas as situações estruturais possíveis; Se não tiver atualizado, retratando a empresa naquele momento, de pouco adiantará a sua análise; 10
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Organograma REQUISITOS
Ser Claro. Nas indicações, títulos, nos códigos empregados para os órgãos (vide órgãos públicos) etc... Ser Simples. Apresentar o essencial e o desejável para compreensão da estrutura; Ser Preciso. Deve ser o mais real e atualizado possível; Ter Estética. Apresentar equilíbrio na distribuição, posicionamento, cores; dos módulos 11
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Organograma 12
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Organograma Clássico 13
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Organograma em Barras 14
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Diretor Recursos Humanos
Organograma em Barras Presidente Diretor Comercial Gerente Vendas Gerente Produto Diretor Recursos Humanos Gerente Contrat. Chefe Treinamento 15
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Organograma Radial ou Solar
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Organograma Radial ou Solar
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Organograma Circular 18
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Organização por Nível Hierárquico
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Elementos do Processo de Organização
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Especialização do Trabalho
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Cadeia de Comando 22
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Autoridade vs. Responsabilidade
A autoridade é o direito de decidir e de dirigir pessoas e recursos organizacionais na execução das tarefas tendo em vista a persecução dos objetivos da organização, ou seja, o direito de organizar e dirigir. A responsabilidade refere-se à obrigação e ao dever das pessoas pela realização das tarefas ou atividades. O elo entre a divisão do trabalho e os critérios racionais de organização das atividades reside nos conceitos de responsabilidade versus autoridade. 23
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Amplitude de Controle 24
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Departamentalização Departamentalização Funcional:
Departamentalização por Produto: Departamentalização Geográfica: Referir que existem outras formas de departamentalização, concretamente, por cliente e por processo. 25 25
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Centralização O grau de centralização ou de descentralização refere- se ao nível hierárquico no qual são tomadas as decisões. As decisões acerca do grau de centralização dependem de um conjunto de fatores tais como: Tamanho da organização; Ambiente externo onde esta está inserida; Características internas da organização. Um conceito relacionado com a descentralização é a delegação. Delegação é o processo usado para transferir autoridade e responsabilidade para os membros organizacionais em níveis hierárquicos inferiores. 26 26
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Formalização As normas e os procedimentos utilizados pela organização para lidar com as contingências ambientais definem o grau de formalização desta. As decisões acerca do grau de formalização dependem de um conjunto de fatores tais como: Tecnologia; Tradição; Processo Decisório. A excessiva formalização limita a flexibilidade, a criatividade e a rapidez de resposta, competências consideradas essenciais para as organizações modernas. 27 27
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Poder e Estrutura Organizacional Tipos de Autoridade
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Desenho Estrutural de Organizações
O desenho estrutural de uma organização consiste num conjunto de decisões sobre os elementos estruturais acima analisados com o propósito de definir uma estrutura adequada à estratégia e ambiente da organização. As estruturas organizacionais refletem diferentes usos da cadeia de comando na departamentalização. Além dos departamentos, nas estruturas organizacionais são definidos os canais por onde fluem a autoridade e a comunicação. 29
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Estrutura Funcional Discuta as vantagens e desvantagens da estrutura funcional. 30 30
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Estrutura Divisional Discuta as vantagens e desvantagens da estrutura divisional. 31 31
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Estrutura por Área Geográfica (Território)
DEPARTAMENTO VACINAÇÃO REGIÃO SUL Discuta as vantagens e desvantagens da estrutura divisional. REGIÃO NORTE REGIÃO SUL 32 32
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Estrutura por Clientela (Perfil)
FÁBRICA DE SAPATOS PRODUÇÃO PRODUÇÃO Discuta as vantagens e desvantagens da estrutura divisional. ADULTOS INFANTIL 33 33
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Estrutura Matricial Discuta as vantagens e desvantagens da estrutura matricial. 34 34
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Estrutura em Rede Analise os fatores contextuais que impulsionam o surgimento dessas estruturas contemporâneas e discuta as vantagens e desvantagens desse tipo de estrutura organizacional 35 35
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Condicionantes da Estrutura Organizacional
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Bibliografia Básica Sobral, Filipe; Peci, Alketa. Administração: Teoria e Prática no Contexto Brasileiro. São Paulo: Pearson Prentice Hall, – Capítulo 6. 37
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