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Introdução à Administração

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Apresentação em tema: "Introdução à Administração"— Transcrição da apresentação:

1 Introdução à Administração
ORGANIZAÇÃO O capítulo do livro-texto é indispensável para a adequada preparação da seção. 1

2 Conteúdo da Seção Organização Fundamentos de Organização
Elementos do Processo de Organização Poder e Estrutura Organizacional Desenho Estrutural de Organizações Modelos Organizacionais Condicionantes da Estrutura Organizacional Comece a exposição com um caso de uma empresa (local ou nacional) que realce a importância da função organização para a administração e o seu impacto nas organizações. Pode usar o caso introdutório do livro-texto. É importante contextualizar a matéria, dando exemplo e aplicações. 2 2

3 Objetivos de Aprendizagem
Definir os conceitos de organização, estrutura organizacional e organograma; Identificar os elementos do processo de organização; Contrastar os conceitos de autoridade e poder, destacando seus impactos na organização; Comparar as estruturas funcional, divisional, matricial e em rede, explicando as suas principais vantagens e desvantagens; Contrastar os modelos mecanicista e orgânico; Discutir a relação entre os fatores contingenciais e a estrutura organizacional. 3

4 Fundamentos de Organização
4

5 O Processo de Organização
5

6 Estrutura Organizacional
A divisão do trabalho é um dos pressupostos básicos da existência das organizações. A integração é uma consequência direta da divisão do trabalho e refere-se ao agrupamento e associação das tarefas, atividades e recursos organizacionais em unidades de trabalho. A coordenação busca utilizar os mecanismos para se ter a colaboração entre todos os departamentos, a fim de alcançar os objetivos da organização. 6

7 Estrutura Organizacional
A estrutura organizacional é o resultado final do processo de organização. A estrutura organizacional refere-se ao modo como as atividades de uma organização são ordenadas para possibilitar o alcance dos objetivos organizacionais. A estrutura organizacional especifica os papéis, relações e procedimentos organizacionais que possibilitam uma ação coordenada dos seus membros. 7

8 Organograma O organograma é uma representação gráfica da estrutura de uma organização. Objetivo: Mostrar órgãos, posicionamentos, vias hierárquicas existentes e linhas de autoridade e subordinação. 8

9 Organograma VANTAGENS Visualização rápida de quem é quem na estrutura;
Visualização dos assessores e responsabilidades; Demonstra fluxos de autoridade e relacionamentos formais; 9

10 Organograma DESVANTAGENS
Complica-se quando tenta indicar todas as situações estruturais possíveis; Se não tiver atualizado, retratando a empresa naquele momento, de pouco adiantará a sua análise; 10

11 Organograma REQUISITOS
Ser Claro. Nas indicações, títulos, nos códigos empregados para os órgãos (vide órgãos públicos) etc... Ser Simples. Apresentar o essencial e o desejável para compreensão da estrutura; Ser Preciso. Deve ser o mais real e atualizado possível; Ter Estética. Apresentar equilíbrio na distribuição, posicionamento, cores; dos módulos 11

12 Organograma 12

13 Organograma Clássico 13

14 Organograma em Barras 14

15 Diretor Recursos Humanos
Organograma em Barras Presidente Diretor Comercial Gerente Vendas Gerente Produto Diretor Recursos Humanos Gerente Contrat. Chefe Treinamento 15

16 Organograma Radial ou Solar
16

17 Organograma Radial ou Solar
17

18 Organograma Circular 18

19 Organização por Nível Hierárquico
19

20 Elementos do Processo de Organização
20

21 Especialização do Trabalho
21

22 Cadeia de Comando 22

23 Autoridade vs. Responsabilidade
A autoridade é o direito de decidir e de dirigir pessoas e recursos organizacionais na execução das tarefas tendo em vista a persecução dos objetivos da organização, ou seja, o direito de organizar e dirigir. A responsabilidade refere-se à obrigação e ao dever das pessoas pela realização das tarefas ou atividades. O elo entre a divisão do trabalho e os critérios racionais de organização das atividades reside nos conceitos de responsabilidade versus autoridade. 23

24 Amplitude de Controle 24

25 Departamentalização Departamentalização Funcional:
Departamentalização por Produto: Departamentalização Geográfica: Referir que existem outras formas de departamentalização, concretamente, por cliente e por processo. 25 25

26 Centralização O grau de centralização ou de descentralização refere- se ao nível hierárquico no qual são tomadas as decisões. As decisões acerca do grau de centralização dependem de um conjunto de fatores tais como: Tamanho da organização; Ambiente externo onde esta está inserida; Características internas da organização. Um conceito relacionado com a descentralização é a delegação. Delegação é o processo usado para transferir autoridade e responsabilidade para os membros organizacionais em níveis hierárquicos inferiores. 26 26

27 Formalização As normas e os procedimentos utilizados pela organização para lidar com as contingências ambientais definem o grau de formalização desta. As decisões acerca do grau de formalização dependem de um conjunto de fatores tais como: Tecnologia; Tradição; Processo Decisório. A excessiva formalização limita a flexibilidade, a criatividade e a rapidez de resposta, competências consideradas essenciais para as organizações modernas. 27 27

28 Poder e Estrutura Organizacional Tipos de Autoridade
28

29 Desenho Estrutural de Organizações
O desenho estrutural de uma organização consiste num conjunto de decisões sobre os elementos estruturais acima analisados com o propósito de definir uma estrutura adequada à estratégia e ambiente da organização. As estruturas organizacionais refletem diferentes usos da cadeia de comando na departamentalização. Além dos departamentos, nas estruturas organizacionais são definidos os canais por onde fluem a autoridade e a comunicação. 29

30 Estrutura Funcional Discuta as vantagens e desvantagens da estrutura funcional. 30 30

31 Estrutura Divisional Discuta as vantagens e desvantagens da estrutura divisional. 31 31

32 Estrutura por Área Geográfica (Território)
DEPARTAMENTO VACINAÇÃO REGIÃO SUL Discuta as vantagens e desvantagens da estrutura divisional. REGIÃO NORTE REGIÃO SUL 32 32

33 Estrutura por Clientela (Perfil)
FÁBRICA DE SAPATOS PRODUÇÃO PRODUÇÃO Discuta as vantagens e desvantagens da estrutura divisional. ADULTOS INFANTIL 33 33

34 Estrutura Matricial Discuta as vantagens e desvantagens da estrutura matricial. 34 34

35 Estrutura em Rede Analise os fatores contextuais que impulsionam o surgimento dessas estruturas contemporâneas e discuta as vantagens e desvantagens desse tipo de estrutura organizacional 35 35

36 Condicionantes da Estrutura Organizacional
36

37 Bibliografia Básica Sobral, Filipe; Peci, Alketa. Administração: Teoria e Prática no Contexto Brasileiro. São Paulo: Pearson Prentice Hall, – Capítulo 6. 37


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