A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FACULDADE UNIÃO DE GOYAZES Acadêmicos: Marcílio (slides) Amanda (pesquisa) Evertton (apresentador) Nathália (pesquisa) Humberto (apresentador) Professora:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FACULDADE UNIÃO DE GOYAZES Acadêmicos: Marcílio (slides) Amanda (pesquisa) Evertton (apresentador) Nathália (pesquisa) Humberto (apresentador) Professora:"— Transcrição da apresentação:

1 FACULDADE UNIÃO DE GOYAZES Acadêmicos: Marcílio (slides) Amanda (pesquisa) Evertton (apresentador) Nathália (pesquisa) Humberto (apresentador) Professora: Bárbara Matéria: Administração e Planejaneto da Saúde

2 PROCESSO DE ORGANIZAÇÃO

3 OBJETIVOS Explicar os princípios e as etapas do processo de organizar. Definir responsabilidade e autoridade e suas implicações – especialização, hierarquia, amplitude de controle e centralização e descentralização. Descrever um cronograma e seus componentes.

4 INTRODUÇÃO Uma organização é um sistema de recursos que procura alcançar objetivos. O processo de definir quais objetivos a organização pretende alcançar, com quais recursos, chama-se planejamento.

5 PROCESSO DE ORGANIZAÇÃO I. Analisar os objetivos e o trabalho a serem realizados. II. Dividir o trabalho de acordo com os critérios mais apropriados. III. Definir as responsabilidades pela realização do trabalho. IV. Definir os níveis de autoridade. V. Desenhar a estrutura organizacional. Análise dos objetivos Divisão do Trabalho Definição de Responsabilidades Definição da Autoridade Desenho da Estrutura Organizacional

6 DIVISÃO DO TRABALHO Divisão do trabalho é o processo por meio do qual uma tarefa é dividida em partes, cada uma das quais é atribuída a uma pessoa ou grupo de pessoas. Em todas as organizações existe divisão do trabalho.

7 INDENTIFICAÇÃO DAS UNIDADES DE TRABALHO Definidos os objetivos, o trabalho a ser realizado é dividido em unidades ou blocos, de acordo com os critérios que sejam mais apropriados para a realização desses objetivos. Análise dos Objetivos Identificação do Trabalho Necessário para Realizar os Objetivos Divisão do Trabalho em Blocos Atribuição de Tarefas a Pessoas ou Grupos

8 DENOMINAÇÃO DAS UNIDADES DE TRABALHO De uma organização para outra, os departamentos podem ser chamados de unidades, setores, divisões, gerências, diretorias, seções ou áreas. Em certos casos, o departamento tem uma única função da organização (por exemplo, departamento de administração de recursos humanos).

9 DEFINIÇÃO DE RESPONSABILIDADES Um cargo é a menor unidade de trabalho da estrutura organizacional. Um cargo consiste em um conjunto de tarefas ou atividades que uma pessoa (ocupante do cargo) deve desempenhar. Os cargos têm títulos que identificam a tarefa principal (ou profissão) do ocupante: montador, secretaria, professor, assistente do gerente geral, diretor de recursos humanos.

10 DEFINIÇÕES DE RESPONSABILIDADE DO NOSSO GRUPO Todos integrantes no: PROJETO DE PESQUISA Amanda e Nathália: PESQUISADORAS Marcílio: PRODUÇÃO DA APRESENTAÇÃO Evertton e Humberto: APRESENTAÇÃO

11 AUTORIDADE Depois de dividir o trabalho, é preciso atribuir autoridade a pessoa ou unidades de trabalho. Autoridade é o direito legal que os chefes ou gerentes têm, de dirigir ou comandar o comportamento dos integrantes de sua equipe, chamados subordinados, colaboradores ou funcionários, dependendo do tipo de organização Coordenador de Projetos de Pesquisa Pesquisadores de Campo Pesquisadores Bibliográficos Analista e Redatores

12 HIERARQUIA A autoridade divide-se verticalmente, em níveis. As pessoas que estão em determinado nível têm autoridade sobre as que estão no nível inferior. Executivos Presidente Diretores Gerentes Supervisor de Primeira Linha Equipes Autogeridas

13 AMPLITUDE DE CONTROLE Em qualquer nível, cada gerente tem um determinado numero de pessoas que se reportam a ele, pessoas que podem estar agrupadas em conjuntos de cargos ou outros departamentos.

14 FATORES QUE AFETAM A EFICÁCIA DA AMPLITUDE DO CONTROLE Similaridade das funções supervisionadas Proximidade dos subordinados Complexidades das funções subordinadas Direção e controle requeridos pelos subordinados Coordenação requerida Importância, complexidade e tempo de planejamento exigido pelas tarefas

15 Centralização e Descentralização Uma organização em que a autoridade está concentrada em uma pessoa, ou em poucas pessoas, é uma organização CENTRALIZADA. Uma organização na situação oposta, em que o poder de decisão esta distribuído, é DESNCENTRALIZADA.

16 DELEGAÇÃO ENTRE PESSOAS A delegação pode ser feita de uma pessoa para outra, com a transferência de poder de decisão para a execução de tarefas especificas. Quanto mais tarefas e poder de decisão forem transferidos para uma pessoa, mais autonomia ela tem.

17 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL E ORGANOGRAMA Todas as decisões sobre divisão do trabalho, responsabilidades e autoridades resumem-se na ESTRUTURA ORGANIZACIONAL. A estrutura organizacional é um conceito, representado pelo gráfico chamado organograma. LINHAS DE COMUNICAÇÃO UNIDADES DE TRABALHO ( CARGO E DEPARTAMENTOS)

18 LINHAS E ASSESSORIA ORGANIZAÇÃO DE LINHAS; ORGANIZAÇÃO DE LINHAS E Não há interferência entre ASSESSORIA; o chefe é auxiliado Chefes e subordinados. por uma função de apoio ao lado da linha de comando.

19 OBRIGADO!!! FIM


Carregar ppt "FACULDADE UNIÃO DE GOYAZES Acadêmicos: Marcílio (slides) Amanda (pesquisa) Evertton (apresentador) Nathália (pesquisa) Humberto (apresentador) Professora:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google