A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aparelho Reprodutor Feminino

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aparelho Reprodutor Feminino"— Transcrição da apresentação:

1 Aparelho Reprodutor Feminino
REPRODUÇÃO HUMANA Aparelho Reprodutor Feminino

2 Aparelho Reprodutor Feminino (Funções)
- Formação de Gâmetas; - Recepção de Esperma; - Transporte dos Gâmetas e local da fecundação; - Desenvolvimento de novos seres.

3 Aparelho Reprodutor Feminino (Constituição)
Vulva

4 Aparelho Reprodutor Feminino (Constituição)
Ou Oviduto Colo do útero ou

5 Sistema Reprodutor feminino Funções específicas
Tipo Designação Função Gónadas ou Glândulas sexuais Ovários Produção de oócitos e de hormonas Vias Genitais Trompas de Falópio Condução dos ovos ou zigotos ao útero e local de fecundação Útero Alojamento e desenvolvimento do novo ser até ao seu nascimento Vagina Recepção dos espermatozóides durante a cópula

6 Sistema Reprodutor feminino Funções específicas
Tipo Designação Função Orgãos genitais externos Vulva Orifício genital – saída do fluxo menstrual e da criança na altura do parto. Orifício urinário – expulsão da urina. Clitóris – sensibilidade sexual. Lábios – protecção do conjunto.

7 Estrutura dos Ovários Os ovários são glândulas de forma ovóide com cerca de 5cm de comprimento. Zona medular – interna, com muitos vasos sanguíneos. Zona cortical – periférica, com muitos folículos ováricos em diferentes estádios de desenvolvimento

8 Estrutura dos Ovários (Continuação)

9 Ovário ao Microscópio

10 Gametogénese - Oogénese
- Oogénese - processo de formação de gâmetas femininos. Ocorre nos ovários. - Tem início no embrião, com formação de todas as oogónias, com meiose suspensa em profase I até à puberdade. - A partir da puberdade e até à menopausa ocorre, em cada ciclo ovárico, a maturação, normalmente, de um oócito I e a morte de outros. Só 450 é que se desenvolvem

11 Mensalmente da puberdade até à menopausa
Oogénese – Fases FASES Nº de Cromossomas Multiplicação Na fase embrionária (2n) Crescimento (2n) Infância Mensalmente da puberdade até à menopausa ( n ) Maturação Em caso de fecundação ( n )

12 Oogénese – Fases (Continuação)
1º - MULTIPLICAÇÃO: Formação de novas oogónias (2n=46,XX) por mitoses sucessivas 2º - CRESCIMENTO: Formação de oócitos I (2n=46,XX) pela síntese e acumulação de reservas nutritivas e replicação do DNA.

13 Oogénese – Fases (Continuação)
3º - MATURAÇÃO: Em caso de fecundação a divisãoII da meiose termina e forma-se os óvulos e os segundos glóbulos polares. Nos ovários de uma recém-nascida , inicia-se a maturação com a divisão I da Meiose (Profase I) A partir da puberdade e mensalmente continua a divisão I da Meiose, com a formação de oócitos II e primeiros glóbulos polares(n=23,X). A divisão II bloqueia em metáfase II.

14 Oogénese e Desenvolvimento Folicular
A oogénese e a evolução dos folículos ováricos são fenómenos que ocorrem simultaneamente. Têm início durante o desenvolvimento embrionário da mulher. - Nos ovários cada oócito encontra-se rodeado por um invólucro de células somáticas, formando em conjunto o chamado, folículo ovárico.

15 Folículos Primordiais
Folículos Primordiais – constituídos por uma célula germinativa , o oócito I e rodeada por células foliculares achatadas; Estes folículos formam-se durante o desenvolvimento embrionário; Quando se dá o nascimento, os ovários possuem cerca de 2 milhões de folículos primordiais. Células foliculares Oócito I

16 Folículos Primários -A partir da Puberdade, mensalmente e até à menopausa, os oócitos I aumentam de volume e as células foliculares proliferam, formando uma camada contínua de células à volta de cada oócito I. -O núcleo dos oócitos I encontra-se em Prófase I (Divisão I da Meiose) Oócito I Células foliculares

17 Folículos Secundários
Zona granulosa Teca -O folículo primário continua a crescer . A camada de células foliculares fica mais espessa , a granulosa. -Entre o oócito I e a zona granulosa forma-se uma camada acelular, a zona pelúcida. -A rodear o folículo surge outra camada de células, a teca. Zona pelúcida, formada por glicoproteínas Oócito I

18 Folículos Terciários Cavidades foliculares -O oócito continua a aumentar de tamanho e as células da camada granulosa continuam a proliferar. -A camada granulosa começa a apresentar várias cavidades cheias de líquido (cavidades foliculares) . -A teca diferencia-se em teca externa e teca interna. Zona granulosa Tecas Zona pelúcida Oócito I

19 Folículos Maduros ou de Graaf
-As cavidades existentes na camada granulosa aumentam de tamanho, originando a cavidade folicular ( uma única cavidade cheia de líquido folicular) -A zona granulosa fica reduzida a uma fina camada celular a rodear o oócito I e a cavidade folicular. -Conclui-se a divisão I da Meiose, com formação do oócito II , que fica bloqueado em metáfase II e o 1º glóbulo polar. -O folículo maduro provoca uma saliência na superfície do ovário e o oócito II fica apto a ser libertado do ovário para as trompas de Falópio.

20 Folículos Maduro ou de Graaf
Cavidade folicular Oócito II Zona pelúcida Tecas Zona granulosa

21 Ovulação -Rompimento do folículo maduro ou de Graaf e libertação do oócito II para a trompa de Falópio. -Se não ocorrer fecundação o oócito II é eliminado. Folículo de Graaf Células foliculares da zona granulosa Oócito II (Metáfase II) Zona pelúcida

22 Ovulação - Fotografia

23 Corpo amarelo ou Lúteo -Após a ovulação, as células foliculares (do folículo maduro ou de Graaf) segregam um pigmento amarelo, o corpo amarelo ou Lúteo, com função hormonal. -Se não ocorrer fecundação, o corpo amarelo degenera.

24 Sistema reprodutor feminino Ciclos sexuais
-O sistema reprodutor feminino é caracterizado por um funcionamento cíclico que se inicia na puberdade até à menopausa. -Em cada ciclo existem transformações em diversos orgãos: - Ovários ( Ciclo ovárico) - Útero ( Ciclo uterino) -Os dois ciclos estão regulados por hormonas, isto é , pelo complexo hipotálamo – hipófise , tal como no Homem.

25 Ciclo Ovárico Tem uma duração média de 28 dias. Divide-se em fase folicular ( 14 dias), ovulação e fase luteínica (14 dias) -Fase Folicular – desenvolvimento de 6 a 12 folículos ováricos que iniciam, mensalmente, o processo de maturação. Só um dos folículos conclui a maturação, degenerando os outros. Termina com a ovulação. As células foliculares e a teca interna produzem estrogénio. -Fase Luteínica – formação, crescimento e regressão do corpo amarelo ou lúteo . Este produz progesterona e algum estrogénio.

26 Ciclo Ovárico - Regulação

27 Ciclo Uterino Paralelamente ao ciclo ovárico, ocorre um ciclo uterino ou menstrual, com alterações do endométrio (revestimento do útero). Essas alterações, devido a acção de hormonas ováricas, ocorrem em ciclos de 28 dias e dividem-se em : Fase menstrual; - Fase Proliferativa; - Fase Secretora.

28 Ciclo Uterino - Regulação

29 Fase Menstrual -Se não ocorrer fecundação, o corpo lúteo regride, deixando de produzir estrogénio e progesterona. -O endométrio deixa de ser estimulado, desagregando-se, ficando reduzido a 1 mm de espessura. -Ocorrem hemorragias, devido à contracção e rompimento dos vasos sanguíneos. O fluxo constituído por sangue e restos da mucosa uterina (Menstruação ) dura cerca de 5 dias.

30 Fase Proliferativa -Decorre entre o 5º e o 14º dias do ciclo, terminando com a ovulação. -Coincide com a fase folicular do ciclo ovárico. -Dá-se a proliferação das células do endométrio (atingindo espessuras de 6 mm) , a vascularização e a formação de glândulas, em resposta aos estrogénios sintetizados nos ovários.

31 Fase Secretora -Decorre entre o 14º e o 28º dias do ciclo.
Coincide com a fase luteínica do ciclo ovárico. -O endométrio atinge a vascularização e a espessura máximas ( 8 mm ), em resultado da estimulação conjunta de estrogénios e de progesterona produzidos pelo corpo lúteo ou amarelo. -As glândulas produzem um muco rico em glicogénio. Com estas modificações, o endométrio encontra-se preparado para receber o ovo ou zigoto (caso tenha ocorrido fecundação) e suportar uma gravidez.

32 Regulação Hormonal na Mulher
O complexo hipotálamo – hipófise produz gonadoestimulinas (FSH e LH ). A FSH estimula o desenvolvimento dos folículos ováricos que vão produzindo estrogénio. Uma concentração moderada de estrogénios faz baixar a FSH, por retroacção negativa; Uma concentração elevada de estrogénios faz aumentar a FSH e, sobretudo LH, por retroacção positiva Esta descarga de hormonas provoca a ovulação

33 Regulação Hormonal na Mulher Continuação
A LH determina a formação do corpo amarelo ou lúteo que vai produzir progesterona e alguns estrogénios. O aumento destas hormonas induz o complexo hipotálamo – hipófise a inibir a produção de gonadoestimulinas, levando à degeneração do corpo amarelo e diminuição das referidas hormonas. A diminuição das hormonas induz a produção de gonadoestimulinas, iniciando um novo ciclo. 14 Ovulação

34 Regulação Hormonal na Mulher
Ovulação (Retroacção negativa) (Retroacção positiva )

35 Variação do número de folículos ao longo da vida da Mulher:
Legenda:

36 Menopausa Por volta dos 50 anos a mulher atinge o fim da fertilidade, entra na Menopausa. Os últimos oócitos degeneram, e não há produção de novos oócitos II. As quantidades de Estrogénio e Progesterona diminuem. As quantidades de FSH e LH aumentam. Aumenta o risco de doenças cardiovasculares e osteoporose. Existem alterações emocionais.

37 Ciência, Tecnologia , Sociedade e Ambiente
Radiografia aos seios todos os dois anos. O rastreio é dirigido às mulheres com idade entre os 45 e os 69 anos.

38 Ciência, Tecnologia , Sociedade e Ambiente
Cancro do colo do Útero: Teste de Papanicolau – deve ser feito a partir dos 20 / 30 anos ; Vacina contra o Papilomavírus Humano (HPV) – adolescentes e jovens entre os 11 e 26 anos.


Carregar ppt "Aparelho Reprodutor Feminino"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google