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A atividade inovadora 2005 – Manual de Oslo – 3a. edição FINEP patrocina em 2007 a tradução para o português.

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2 A atividade inovadora

3 2005 – Manual de Oslo – 3a. edição FINEP patrocina em 2007 a tradução para o português. http://www.finep.gov.br/imprensa/sala_imprensa/manual_de_oslo.pdf Inovação

4 Uma inovação é a implementação de um produto (bem ou serviço) novo ou significativamente melhorado, ou um processo, ou um novo método de negócio, ou um novo método organizacional nas práticas de negócios, na organização do local de trabalho ou nas relações externas. (pg. 55 – parag. 146) Um aspecto geral de uma inovação é que ela deve ter sido implementada. (…) quando introduzido no mercado (…) quando eles são efetivamente utilizados nas operações das empresas.(pg. 56 – parag. 150) Inovação

5 A capacitação para a inovação mais significativa é o conhecimento acumulado pela empresa. As capacitações para a inovação, assim como as capacitações tecnológicas, são o resultado de processos de aprendizado que são conscientes e propositais, dispendiosos e demorados, não lineares, dependentes de trajetória e cumulativos. (pg. 160 – parag. 511) As capacitações para a inovação condicionam o desenho das estratégias para introduzir mudanças, melhoramentos ou inovações (estratégias de inovação). (pg. 160 – parag. 512) Inovação

6 As atividades inovadoras de uma empresa dependem em parte da variedade e da estrutura de suas interações com as fontes de informação, conhecimentos, tecnologias, práticas e recursos humanos e financeiros. (pg. 87 – parag. 252) (pp. 93/163 – parags. 278/523) A informalidade não é um contexto favorável à inovação. A criatividade esporádica (...) não conduz à aplicação sistemática e assim tende a resultar em ações isoladas que não aumentam as capacitações nem ajudam a estabelecer uma trajetória de desenvolvimento baseada na inovação. (pg. 155 – parag. 489) Inovação

7 A atividade inovadora de uma empresa não se encerra na inovação tecnológica. Inovação

8 Financiamento da Inovação

9 Os recursos disponíveis têm “vocação” e regras de acesso. Os operadores destes recursos buscam projetos ou planos de negócio que, respeitadas as regras de acesso, possuam aderência a esta “vocação”. Um projeto ou plano de negócio não deve ser fruto de uma oportunidade de captação. Um bom projeto ou plano de negócio possui uma estratégia de captação de recursos, se valendo das diversas fontes de recursos disponíveis e realça (em cada caso), sua aderência à “vocação” daquela fonte. Financiamento da Inovação

10 Projetos submetidos à FINEP deverão conter predominantemente atividades relacionadas à inovação tecnológica.

11 Financiamento da Inovação Uma quantidade considerável de projetos (+/- 35%) é eliminada na etapa de pré-qualificação, por não atendimento às regras de participação nas Chamadas Públicas. Uma quantidade também considerável de projetos recebe notas severas na etapa de avaliação de mérito por ausência de inovação tecnológica na proposta apresentada. Um terceiro motivo relevante de eliminação aparece quando a proposta tem mérito inovador, mas o projeto é aparentemente inviável (ausência ou inadequação de elementos como equipe executora, cronograma, metodologia, mecanismos gerenciais, etc.)

12 Financiamento da Inovação

13 Orçamento total de 2007: R$ 2,02 bilhões Expectativa para 2008: R$ 2,55 bilhões

14 Laboratório Mercado Sucesso Recursos reembolsáveis, não reembolsáveis e capital de risco Financiamento da Inovação

15 www.finep.gov.br www.finep.gov.br/premio www.capitalderisco.gov.br Sites

16 Prêmio FINEP 2008

17 Mudanças no perfil do Prêmio e dos candidatos Até 2007, o Prêmio se restringia à "inovação tecnológica“ (produto e processo). A partir de 2008, o Prêmio passa a reconhecer a inovação em seu sentido mais amplo. A mudança no perfil dos candidatos: desejo de induzir à conscientização de que uma instituição inovadora deve abordar o tema internamente sob diversos aspectos, que não se restringem exclusivamente a um único resultado. Avaliação do PORTFÓLIO, em oposição à avaliação do CASO. Inscrições abertas entre 29/04 e 29/08/2008.

18 Mudanças nas categorias

19 Todos os finalistas regionais: participação no workshop FINEP/INPI troféu Vencedores: selo alusivo recursos pré-aprovados para projetos de inovação Mudanças nas premiações

20 Departamento de Promoção Institucional Alexandre Cabral (21) 2555-0253 – acabral@finep.gov.br Grato pela oportunidade! Grato pela atenção!


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