A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PER CHRISTIAN BRAATHEN s: e Professor aposentado.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PER CHRISTIAN BRAATHEN s: e Professor aposentado."— Transcrição da apresentação:

1 PER CHRISTIAN BRAATHEN e-mails: perchristian@univicosa.com.brperchristian@univicosa.com.br e pcbraathen@yahoo.com.brpcbraathen@yahoo.com.br Professor aposentado (2003) da UFV, após 25 anos como professor do Departamento de Química Atualmente Diretor Acadêmico da União de Ensino Superior de Viçosa - UNIVIÇOSA Em março de 2011 completou 43 anos de profissão de PROFESSOR

2 LICENCIATURA EM QUÍMICA – UERJ - 1969 Professor do Ensino Médio e do ensino Fundamental (Matemática) MESTRADO EM QUÍMICA ANALÍTICA – PUC/RJ-1976 Iniciando como Professor Universitário DOUTORADO EM EDUCAÇÃO CIENTÍFICA – UW (USA) - 1987 ALTO ÍNDICE DE REPROVAÇÃO DE MEUS ALUNOS – FRACASSO ESCOLAR

3 APRENDIZAGEM PROCESSO ENSINO PROFESSOR ALUNO FEEDBACK AVALIAÇÃO

4  APRENDIZAGEM COMO UM PROCESSO DE MUDANÇAS CONCEITUAIS  TEORIA DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE DAVID AUSUBEL  CONSTRUTIVISMO

5

6 PROFESSORES TEM TRABALHADO MUITO DURO PARA CONSEGUIREM O QUE É AO MESMO TEMPO IMPRATICÁVEL E CANSATIVO, E PORTANTO ONEROSO. TEMOS ESPERADO DELES QUE CAUSEM APRENDIZAGEM EM ESTUDANTES QUANDO, OBVIAMENTE, APRENDIZAGEM TEM QUE SER CAUSADA PELO ESTUDANTE. (NOVAK & GOWIN NO LIVRO LEARNING HOW TO LEARN)

7

8

9 TEORIA CONSTRUTIVISTA DE APRENDIZAGEM AS PESSOAS CONSTROÉM E RECONSTRÓEM O SEU CONHECIMENTO AO LONGO DA VIDA CONSTRUTIVISTAS IMPORTANTES: PIAGET GAGNÉ BRUNER PAULO FREIRE ETC E. DAVID AUSUBEL

10 DAVID AUSUBEL 1918 - 2008 Se eu pudesse reduzir toda psicologia educacional a uma só frase eu diria isto:O fator mais importante influenciando a aprendizagem é o que o estudante já sabe. Verifique isto e ensine de acordo

11 SEGUNDO DAVID AUSUBEL EXISTEM DOIS TIPOS DE APRENDIZAGEM: (A) APRENDIZAGEM MECÂNICA (OU “DECOREBA”) (B) APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

12 MECÂNICO SIGNIFICATIVO Tudo que aprendemos Tudo que sabemos está em algum lugar entre estes dois extremos

13 AUSUBEL IMPÕE DUAS CONDIÇÕES PARA QUE POSSA OCORRER APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA 1. QUE O ESTUDANTE MANIFESTE UMA PREDISPOSIÇÃO (POSTURA) PARA APRENDER SIGNIFICATIVAMENTE, ISTO É, UMA DISPOSIÇÃO DE RELACIONAR MATERIAL NOVO DE MANEIRA SUBSTANTIVA (NÃO LITERAL), E NÃO ARBITRÁRIA, NA SUA ESTRUTURA COGNITIVA. 2. QUE O MATERIAL NOVO A SER APRENDIDO SEJA POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVO PARA ELE OU ELA, OU SEJA, QUE POSSA SER RELACIONADO À ESTRUTURA DE CONHECIMENTOS DO ESTUDANTE NUMA BASE SUBSTANTIVA (NÃO LITERAL) E NÃO ARBITRÁRIA.

14

15 Conhecimento Prévio de Matemática Professor Desesperado Desanimado

16 SE NÃO SOUBER EXPLICAR PARA A SUA TIA VOCÊ NÃO SABE !!! SE VOCÊ FOSSE EXPLICAR PARA A SUA TIA, COMO FUNCIONA O TRANSPORTE DE OXIGÊNIO PELA HEMOGLOBINA, O QUE VOCÊ DIRIA?

17

18

19 QUAL É A GEOMETRIA DA MOLÉCULA DA AMÔNIA ? NH 3 TRIGONAL PIRAMIDAL PARECE UMA BARRACA DE ACAMPAMENTO UM ALUNO ME RESPONDEU NUMA PROVA: NÃO ME LEMBRO O NOME DA GEOMETRIA, MAS SEI QUE

20 O FATOR MAIS IMPORTANTE INFLUENCIANDO A APRENDIZAGEM É O QUE O ESTUDANTE JÁ SABE (VERIFIQUE ISTO E ENSINE DE ACORDO)(Ausubel) E COMO VAI APRENDER O QUE VAI APRENDERQUANTIDADE E QUALIDADE DO CONHECIMENTO + SIGNIFICATIVO- SIGNIFICATIVO

21 O CÉREBRO É MUITO DIFERENTE DE UM BALDE QUANTO MAIS CHEIO MENOS CABE

22 O QUE O PROFESSOR DESEJA ENSINAR CONHECIMENTO PRÉVIO DO ALUNO SUBSUNÇOR ABISMOABISMO PONTE

23 TUTORIA MONITORIA GRUPOS DE ESTUDO MENTORIA

24 MecânicoSignificativo I P U

25

26

27 Sabe o que ensina (Condição Sine Quae Non) Sabe Ensinar o que sabe Motiva os seus alunos Gosta dos alunos É apaixonado(a) pelo que faz (MOTIVADO !!) Fica triste quando os alunos fracassam O BOM (BOA) PROFESSOR(A) ATRIBUTOS

28 O autor do Livro THE PASSIONATE TEACHER Robert L.Fried, escreve: Á medida que visitei centenas de salas de aula, observando professores trabalhando com todo tipo de aluno, quando me pergunto qual foi o fator determinante que mais influenciou na qualidade da aprendizagem dos estudantes, o que mais se destacou foi a paixão do professor. Mais que o conhecimento da disciplina, mais do que didática e técnicas de ensino, mais do que boa organização, bom humor, boa convivência e espírito de justiça. A PAIXÃO.

29 1921-1997

30 ALUNOS COMUNS, PROFESSORES EXTRAORDINÁRIOS ORDINARY CHILDREN – EXTRAORDINARY TEACHERS O bom professor é o que transforma alunos “fracos” em BONS e alunos BONS em EXCELENTES

31 E.PÚBLICA E.PARTICULAR

32  Os professores das Escolas Públicas são menos competentes e menos preparados academicamente em suas respectivas disciplinas ??  Os alunos das escolas públicas são intelectualmente inferiores, tornando a tarefa dos professores muito difícil??  Os alunos das escolas públicas estão, de modo geral, defasados em termos de conhecimentos prévios necessários para acompanhar as aulas??  Os alunos das escolas públicas são desmotivados e descrentes de um futuro melhor, em parte por falta de estímulo por parte dos pais???  É UM PROBLEMA PURAMENTE DE ORDEM SÓCIO- ECONÔMICA ??

33 APRENDER É UM PROCESSO ATIVO E NÃO PASSIVO MESMO AULAS EXPOSITIVAS NÃO PRECISAM SER PASSIVAS

34 Ensine como um(a) campeão (ã) Teach like a Champion Dough Lemov Como tornar o ENSINO e o Processo ENSINO-APRENDIZAGEM mais EFETIVO?? (1) Não deixe pergunta sem resposta (2) Certo é certo – nada de resposta mais ou menos (3) Estique a resposta (4) Linguagem correta é importante ESTABELEÇA ALTA ESPECTATIVA ACADÊMICA (É O QUE A MARVA COLLINS FAZ NA ESCOLA DELA)

35 COMO MOTIVAR O(A) PROFESSOR(A) ?? PARA MOTIVAR O (A) ESTUDANTE ?? A DIRETORA DA ESCOLA ESTÁ PREOCUPADA Desânimo Veneno FATAL Diretora Professor Aluno Escola

36

37 A profissão de professor é hoje considerada uma das mais (senão a mais) estressante do mundo

38 AVALIAÇÃO: MEIO DE INFORMAÇÃO Planejamento e objetivos Desempenho do aluno Desempenho do Professor Metodologia Recursos Didáticos TOMADA DE DECISÕES Sistema Escolar Comunidade Currículos e Programas AVALIAÇÃO SISTÉMICA

39 AS CINCO DIMESÕES DA AVALIAÇÃO ESCOLAR PEDAGÓGICA INSTRUMENTAL EMOCIONAL ÉTICA CORPORAL-RITUAL

40 DIMENSÃO PEDAGÓGICA AQUELA QUE IMPLICA DIRETAMENTE NO O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM, EM SUAS CARATERÍSTICAS DE INTENCIONALIDADE E SISTEMATIZAÇÃO. ENVOLVE ASPECTOS COMO: Objetivos a atingir Conteúdos a trabalhar Metodologias (didática) Avaliação (provas, testes, seminários) Nível de Exigência Coerência entre o ensinado e o cobrado dos alunos

41 DIMENSÃO INSTRUMENTAL AQUELA QUE É CONSTITUÍDA PELOS INSTRUMENTOS USADOS NA AVALIAÇÃO DO RENDIMENTO ESCOLAR. SÃO OS INSTRUMENTOS DE MEDIDA Provas descritivas escritas, com ou sem consultas Provas orais Provas de múltipla escolha Provas de Falso Verdadeiro Provas em duplas Provas para fazer em casa Apresentação de trabalhos, seminários, etc Provas Práticas Estágios

42 DIMENSÃO EMOCIONAL TRATA DE SENTIMENTOS HUMANOS, DE MEDO, FRUSTRAÇÃO, RAIVA, INSEGURANÇA, DECORRENTES DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO (PROVAS) ETC. É possível perceber que não é dada relevância a aspectos emocionais e motivacionais no ensino fundamental, médio e superior A atitude do professor diante da avaliação é o aspecto mais citado pelos alunos, aparecendo assim como sendo o fator de maior influência nos sentimentos experimentados durante as avaliações, tanto nas situações consideradas positivas quanto nas consideradas negativas.

43 DIMENSÃO ÉTICA TRATA DAQUELA QUE REFLETE SOBRE OS ASPECTOS MORAIS SUBJACENTES AO ATO DE AVALIAR. A avaliação da aprendizagem é, talvez, o momento pedagógico mais crítico e mais imbuído de elementos éticos, pois é o momento em que nós professores julgamos, é o momento em que podemos definir a vida acadêmica do aluno. Com nossas atitudes, podemos ter um comportamento que revela nosso respeito, nosso compromisso ético com a aprendizagem e o crescimento dos alunos, ou ao contrário, podemos ter comportamentos que revelam arbitrariedades, abusos de poder, uso de punições, injustiças, protecionismos, falta de consideração e de respeito, que resultam em prejuízo dos alunos

44 DIMENSÃO CORPORAL-RITUAL NA LINGUAGEM, NÃO HÁ SOMENTE A PALAVRA (Françoise Dolto)

45 Podem investir em computadores Podem investir em laboratórios Podem investir em prédios e instalações MAS, ENQUANTO NÃO INVESTIR O NOSSO FUTURO COMO NAÇÃO ESTÁ SERIAMENTE COMPROMETIDO.

46 TODAS AS COISAS SÃO DIFÍCEIS ATÉ FICAREM FÁCEIS Thomas Fuller (1608-1687)


Carregar ppt "PER CHRISTIAN BRAATHEN s: e Professor aposentado."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google