A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Conversão Pastoral. Aparecida 365 diz: 2 “Nenhuma Comunidade deve isentar-se de:  entrar decididamente,  com todas as forças, nos processos constantes.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Conversão Pastoral. Aparecida 365 diz: 2 “Nenhuma Comunidade deve isentar-se de:  entrar decididamente,  com todas as forças, nos processos constantes."— Transcrição da apresentação:

1 Conversão Pastoral

2 Aparecida 365 diz: 2 “Nenhuma Comunidade deve isentar-se de:  entrar decididamente,  com todas as forças, nos processos constantes de renovação missionária e de abandonar as ultrapassadas estruturas que não favoreçam a transmissão da fé”.

3 Estruturas Pastorais: 3 É preciso criar estruturas pastorais que possibilitem um real processo de iniciação, tanto para não batizados como para batizados insuficientemente catequizados, Por isso a Igreja deve estar muito consciente da necessidade permanente de um testemunho qualificado. Os que vão acompanhar os que se iniciam, sem exceção, terão que crescer também.

4 Catequese e Pastoral Orgânica: Therezinha Cruz 4

5 Igreja = organismo ou conjunto de gavetas? 5 Precisamos de um “ecumenismo interno” para colocar em efetiva colaboração grupos, movimentos, pastorais, visões de Igreja, espiritualidades que convivem sem muito diálogo na instituição. Paulo, em 1Cor 12,14-20: compara a Igreja a um corpo onde todos os órgãos têm que estar a serviço do conjunto.

6 Do que estamos falando quando dizemos “Igreja”? 6 Será que as pessoas percebem o conjunto ou enxergam apenas aquilo que mais entusiasma os agentes de pastoral que conhecem de perto? Será que Igreja é só aquele grupo que conhecemos, aquele movimento de gostamos tanto? É preciso ver a Igreja por inteiro!

7 A Igreja é conjunto de vocações complementares! 7 Ação pastoral: Trabalho solitário ou de equipe? Quem se fecha no seu grupo, fica incapaz de perceber o conjunto. Lembramos que Comunhão = comum união?

8 Fatores que favorecem a construção da Comunhão: 8 1. Uma valorização das pessoas na comunidade 2. Um planejamento de atividades em conjunto 3. Um bom aprofundamento bíblico para todos 4. Uma escuta produtiva da voz da Igreja

9 1. Uma valorização das pessoas na comunidade 9 Perceber as múltiplas riquezas que Deus distribui a cada um Valorizar a riqueza da diversidade DAp 162: cada comunidade é chamada a descobrir e integrar os talentos escondidos e silenciosos que o Espírito Santo presenteia aos fiéis. Não dá para evangelizar se ignoramos os outros trabalhadores do Reino, se não nos conhecemos e nãos nos sentimos parte de um conjunto.

10 2. Um planejamento de atividades em conjunto 10 Cada grupo tem sua área específica e seu planejamento particular. Há um planejamento maior = é de todos; deve estar em harmonia com a caminhada diocesana, regional, nacional e universal da Igreja. Saber-se parte de algo maior faz cada um perceber melhor a importância de seu trabalho. Planejamento participativo = educa a comunidade para a pastoral orgânica; dá trabalho no começo, mas vai se tornando cada vez mais produtivo. Periodicamente = atividades de participação comum: com envolvimento coletivo na tomada de decisões e no estudo de grandes temas orientadores.

11 3. Um bom aprofundamento bíblico para todos 11 A Bíblia tem que ser o livro comum, básico para todos. A Bíblia trabalha o tema da “comunhão na missão” tanto pelo método usado na sua composição, com por seu conteúdo: Obra feita em mutirão Conjunto de visões Diversos estilos literários O povo é educado para ser sinal da Aliança Jesus não evangeliza sozinho As Comunidades são locais de alimentação da fé

12 4. Uma escuta produtiva da voz da Igreja 12 “Ser Igreja” é fruto de um conjunto amplo de orientações. Temos muitos bons e belos documentos Tomo conhecimento do que a Igreja diz? Concordo, mas não ponho em prática? Busco conhecer só o que tem a ver com a minha atividade específica?

13 A IVC é dever da ação normal da Igreja: 13 não é restrito a alguns grupos, movimentos, etc: Alguns pregam o querigma mas não desenvolvem a fé inicial através da catequese, da inserção na Comunidade Eclesial e no compromisso missionário; Outros catequizam sem terem anunciado o querigma. É dever da Paróquia coordenar as comunidades, grupos e movimentos para que possam cumprir todas as exigências da Iniciação à Vida Cristã.

14 A Comunidade inteira 14 No seu modo de viver e de se relacionar: Deve ter um jeito de Casa Acolhedora, De Família de Irmãos:  Que se Amam  E se Ajudam Mutuamente, Tornando-se cativante e atraente,  Uma Comunidade que passe no teste do “Vinde e vede”!

15 A Comissão da Iniciação à Vida Cristã: Deve ajudar na formação de todos os Agentes de Pastoral para um novo processo formativo dos fiéis. Alguns Agentes envolvidos no processo: Introdutor Padrinho ou Madrinha Pais Cristãos Catequistas Conferência Episcopal e Bispos Presbíteros e Diáconos

16 Povo novo com propostas novas... 16


Carregar ppt "Conversão Pastoral. Aparecida 365 diz: 2 “Nenhuma Comunidade deve isentar-se de:  entrar decididamente,  com todas as forças, nos processos constantes."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google