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Lc 10,25-37: Episódio- parábola do bom samaritano Contexto literário: Insere-se no relato da viagem rumo a Jerusalém – Lc 9,51-19,27. Antes: Lc 10,21-24:

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Apresentação em tema: "Lc 10,25-37: Episódio- parábola do bom samaritano Contexto literário: Insere-se no relato da viagem rumo a Jerusalém – Lc 9,51-19,27. Antes: Lc 10,21-24:"— Transcrição da apresentação:

1 Lc 10,25-37: Episódio- parábola do bom samaritano Contexto literário: Insere-se no relato da viagem rumo a Jerusalém – Lc 9,51-19,27. Antes: Lc 10,21-24: Entendidos X pequenos. Depois: Lc 10,38-42: Marta X Maria.

2 Contexto histórico: 1.000 anos de ódio entre samaritanos e judeus 931a.C.: separação dos dois reinos; 722 a.C.: Invasão assíria e exílio dos nortistas; 597-586: deportações para a Babilônia; Eclo 50,25-26: samaritanos, um povo estúpido; Judeus: “os samaritanos são malditos.”; Construção do templo samaritano no Monte Garizim (séc. IV); O Pentateuco samaritano. Entre 6 e 9 e.C., os samaritanos esparramam ossadas humanas na praça do templo, na Páscoa.

3 Delimitação do texto – Lc 10,25-37: Unidade de tema, personagens, tempo e lugar. Figura central-focal: “uma pessoa semi-morta”.

4 Cenas de Lc 10,25-37: 1 a cena: Lc 10,25-29: Diálogo de Jesus com o escriba. Pedagogia da maiêutica. 2 a cena: Lc 10,30: Uma pessoa, vítima de assaltantes. 3 a cena: Lc 10,31-32: Sacerdote e Levita distanciam-se. Insensibilidade. 4 a cena: Lc 33-35: Detalhes da ação solidária de um samaritano. 5 a cena: Lc 36-37: Conclusão – aplicação do episódio parábola.

5 Personagens: Escriba, Jesus, uma pessoa assaltada e semi-morta, assaltantes, sacerdote e levita, samaritano, dono de pensão. Lugares: Jesus sobe para Jerusalém. O assaltado, o sacerdote e o levita descem de Jerusalém para Jericó.

6 Assunto central: Quem é meu próximo? Ou: Quem se tornou próximo...? Contraste: v. 29 X v. 36.

7 Contrastes no relato: * Um “herege e cismático” X insensíveis líderes da religião judaica; * Vida eterna X vida; * O samaritano “em viagem” X Sacerdote e Levita “em férias”; * Ortodoxia X ortopráxis.

8 Dois tipos de pergunta que aparece nos evangelhos: 1 a ) Como herdar a vida eterna? (pergunta de escriba e ricos); 2 a ) Como ver, curar-se, andar, sarar- se, matar a fome? (pergunta dos pobres).

9 Forma estilística: * Repetição progressiva cria suspense e prende a atenção do leitor. Estilo certo para uma cultura da oralidade. * O escriba tergiversa e não pronuncia o nome “samaritano”. * Foi incomodado não por teorias, mas por testemunho libertador.

10 Versículos chaves - Lc 10,33-35: Uma série de passos interligados constituem o processo da compaixão-misericórdia: 1 o ) Um certo samaritano. Anônimo; 2 o ) “Em viagem”; 3 o ) “Chega junto...”; 4 o ) Vê a pessoa semimorta; 5 o ) Move-se de compaixão; 6 o ) Se aproxima ainda mais; 7 o ) Cuida do outro no imediato e no mediato; 8 o ) Coloca-o no seu próprio animal...; 9 o ) Pagou dois denários – alimentação para uma pessoa por uns 25 dias; 10 o ) Vai embora, não deixa nome e nem endereço.

11 Substrato histórico de Lc 10,25-37: 1 a ) Rivalidade entre essênios e zelotas? Segundo Flávio Josefo, a vítima seria um essênio. Entre Jerusalém e Jericó havia comunidade de essênios. Portavam vestes brancas de grande valor. 2 a ) Sacerdotes e levitas degenerados espiritual e moralmente? 3 a ) Por que não escolher um escriba e um fariseu? Esses não deviam respeitar a pureza ritual e eram mais rígidos moralmente.

12 O dono da pensão em Lc 10,25-37: Era, provavelmente, um judeu. Ele viabiliza uma ação solidária de modo gratuito e libertador por parte do samaritano. Evita criar laços de dependência e de consciência tranqüila. Evita uma submissão da vítima ao samaritano e uma fixação ao passado. Entre o samaritano e o dono da pensão reina confiança.

13 O relato não diz as razões que levaram o samaritano a comover-se. Os bens que o samaritano põe à disposição da pessoa semimorta para a cura – óleo, vinho, sua própria montadura, dois denários – são frutos do próprio trabalho e não parecem como perda.

14 Sacerdote e levita têm como função: sacrificar e celebrar o culto. Lc 10,25-37 está em consonância com Os 6,6: “Misericórdia, quero; sacrifício, não.” Ortopráxis, sim; ortodoxia, não. Enfim, “vá e faça o mesmo!” Um abraço terno. Frei Gilvander


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