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CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL 1º Semestre 2008 PAGE: 1 Cultura e Clima Organizacionais Prof. Ms. Ricardo C. Queiroz.

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1 CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL 1º Semestre 2008 PAGE: 1 Cultura e Clima Organizacionais Prof. Ms. Ricardo C. Queiroz

2 CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL 1º Semestre 2008 PAGE: 2 Boa Noite Cultura e Clima Organizacional

3 CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL 1º Semestre 2008 PAGE: 3 Relativismo Postura através da qual vemos que as verdades da vida são menos uma questão de essência das coisas e mais uma questão da posição a partir da qual se olha para elas. Não existem verdades, mas sim versões. Fonte: Pedro Jaime

4 CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL 1º Semestre 2008 PAGE: 4 1.Cultura tem o papel de definir fronteiras, de criar distinções entre uma organização e outra. 2.Cultura proporciona um senso de identidade aos membros da organização. 3.Cultura facilita o comprometimento com algo maior do que os interesses individuais de cada um. 4.Cultura estimula a estabilidade do sistema social. Ela é a argamassa social que ajuda a manter a organização coesa, fornecendo os padrões adequados para aquilo que os colaboradores vão fazer ou falar. 5.Cultura serve como sinalizador de sentido e mecanismo de controle que orienta e dá forma às atitudes e comportamentos dos colaboradores. Funções da cultura (Robbins, 2002)

5 CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL 1º Semestre 2008 PAGE: 5 Visão macro da cultura e clima organizacionais JKL “Ambient e Mundial” Cultura nacional Organização Clima Pessoas Micro culturas

6 CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL 1º Semestre 2008 PAGE: 6 Ambiente, Comportamentos Visíveis, Produtos, Processo de desvendar a cultura organizacional (Fleury & Sampaio, 2002) História, Mitos, Heróis Ambiente, Comportamentos Visíveis, Produtos, Políticas e Práticas Valores

7 CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL 1º Semestre 2008 PAGE: 7 Cultura Organizacional: como se implanta e transmite Mecanismos Primários: -Imitação do comportamento dos líderes: aquilo que eles prestam atenção se torna objeto de interesse e comentário. -As reações dos líderes ante situações críticas e crises: criam normas, valores e métodos de trabalho novos. -Socialização de novos membros: através de situações formais (palestras, treinamento, vídeo), ou informais (conversas). -Definição de condutas valorizadas e recompensadas ou reprimidas e punidas: reforça os valores que os fundadores e líderes adotam para a empresa. -Critérios de recrutamento, promoção ou segregação: seleção de candidatos que possuem semelhanças com os membros já integrados aos valores e às crenças dos fundadores e líderes.

8 CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL 1º Semestre 2008 PAGE: 8 Cultura Organizacional: como se implanta e transmite Mecanismos Secundários / Reforço: -Organização e Estrutura da Empresa: cruzamento entre as exigências da tarefa e a bagagem cultural dos fundadores e líderes, seus valores e crenças. -Sistemas e Procedimentos Organizacionais: rotinas, normas, procedimentos, informes, registros, etc. dão uma previsibilidade à dinâmica organizacional, reduzindo ansiedades. -Design e Espaço Físico: fachadas, edifícios e lay-out são carcterísticas visíveis de uma empresa que se apresentam para clientes, visitantes, novos funcionários. Tais elementos “falam” sobre os valores da organização. -Anedotas e Histórias: narrativas sobre a atuação e conduta dos fundadores e líderes reforçam os valores e crenças, sobretudo para os recém chegados. -Declarações Formais sobre a Filosofia da Empresa: ressaltam a imagem pública que a organização deseja apresentar.

9 CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL 1º Semestre 2008 PAGE: 9 Cultura e Clima Organizacionais Seção 4

10 CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL 1º Semestre 2008 PAGE: 10 O que a cultura engloba? (Schein, 2001) Questões de sobrevivência externa 1.Qual é a razão de ser da sua organização? O que justifica sua existência no plano mais amplo? 2.De onde vieram a estratégia e o conjunto de objetivos da sua organização? 3.Como e por que sua organização desenvolve o tipo de estrutura que tem? 4.Como você descobre que não esta alcançando os objetivos? Questões de integração interna 1.Sua organização usa um jargão especial que para você já é comum mas que uma pessoa de fora acha estranho e indecifrável? 2.Você lembra de como entrou na organização? 3.Você pode interromper, discordar, avaliar seu superior imediato? 4.Em que sinais você presta atenção para saber como vai indo? Certezas profundas 1.Os sistemas de incentivos, recompensas e controles usados pela sua organização passam confiança ou não? Eles são coerentes? 2.Como as decisões são tomadas em sua organização? 3.O que significa, na sua organização, chegar cedo ou atrasado, ou chegar cedo, ou sair cedo? As reuniões começam e terminam no horário? 4.Como o layout físico da sua organização reflete o estilo de trabalho e status?

11 CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL 1º Semestre 2008 PAGE: 11 Cultura Organizacional: elementos para o diagnóstico Relação da Empresa com o ambiente: -Identidade básica e papel: Quem somos (tipo de produto, serviço, mercado, cliente)? Qual é a nossa missão, razão de ser, função para a sociedade? -Como nos relacionamos com o ambiente (econômico, político, tecnológico, sociocultural, etc)? Assumimos uma postura proativa ou reativa?

12 CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL 1º Semestre 2008 PAGE: 12 Cultura Organizacional: elementos para o diagnóstico Fundamento das decisões: 1)Tradição: “sempre procedemos desse modo”. 2)Religião / Dogma Moral: “esta é a maneira correta”. 3)Revelação de sábios ou autoridades: “nosso presidente quer que se proceda desse modo”, “nossos consultores recomendam que procedamos assim”. 4)Procedimento Racional: “encaminhamos esse assunto para a Diretoria Comercial e procedemos como eles decidirem”. 5)Debete Aberto: “A idéia deve passar por 3 comitês distintos antes de ser implementada”. 6)Tentativa e Erro: “tentamos pra ver no que dá”. 7)Análise Científica: “nossas pesquisas mostraram que essa deve ser a forma de proceder”.

13 CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL 1º Semestre 2008 PAGE: 13 Cultura Organizacional: elementos para o diagnóstico Natureza do Tempo e do Espaço: -Como a empresa estrutura predominantemente o tempo? Em direção ao passado, ao presente ou ao futuro? -Como se estrutura o espaço na empresa. Bastante disponível, com limitações, ou minimamente disponível? -Quais são os significados simbólicos relacionados ao espaço? Como simboliza a hierarquia e o poder? Como é utilizado para proteger a privacidade?

14 CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL 1º Semestre 2008 PAGE: 14 Cultura Organizacional: elementos para o diagnóstico Natureza do Gênero Humano: -Quais são os pressupostos básicos da empresa sobre o ser humano? -Os seres humanos são vistos como fundamentalmente maus (ociosos, egoístas, contrários à empresa), bons (trabalhadores, generosos, favoráveis à empresa), ou neutros (indefinidos, variáveis, capazes de serem maus ou bons)?

15 CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL 1º Semestre 2008 PAGE: 15 Cultura Organizacional: elementos para o diagnóstico Natureza das Relações Humanas: -Quais são os pressupostos básicos da empresa sobre a forma como devem ser conduzidas as relações humanas? -Em que bases se estruturam predominantemente as relações humanas na empresa: linearidade e hierarquia, cooperação e consenso ou individualismo e competição?

16 CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL 1º Semestre 2008 PAGE: 16 Comunicação (Freitas, 1991) ‘As culturas são criadas, sustentadas, transmitidas e mudadas através da interação social – modelagem, imitação, correção, negociação, contar estórias e fofocas, remediações, confrontações e observações. As organizações, pois, são vistas como fenômeno de comunicação, sem o qual inexistiriam.”

17 CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL 1º Semestre 2008 PAGE: 17  Rokeach (1973) define valores como crenças transituacionais que estão estruturadas hierarquicamente e são guia do nosso comportamento.  Schwartz (1999) valores são definidos como conceito de desejáveis que guiam os indivíduos na escolha de ações, avaliando pessoas e eventos, e explicando suas ações, ou melhor, valores são critérios ou metas transituacionais, que são ordenados pela importância e que direcionam os princípios da vida do indivíduo Conceito de Valores

18 CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL 1º Semestre 2008 PAGE: 18 Valores Pessoais UniversalismoBenevolência Tradição Conformidade Segurança PoderLucro Hedonismo Estímulo Autodireção Vida excitante Independência Um mundo em paz Honesto Devoto Obediente Segurança familiar Autoridade Ambicioso Desfrutar a vida Schwartz (1999)

19 CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL 1º Semestre 2008 PAGE: 19 Super (1973) os valores do trabalho são metas que o indivíduo busca para satisfazer uma necessidade, ele estará mais satisfeito em um determinado trabalho do que outro VALORES DO TRABALHO Porto e Tamayo (2003) são os princípios ou crenças sobre metas ou recompensas desejáveis, hierarquicamente organizados, que as pessoas buscam por meio do trabalho, bem como, o seu comportamento no trabalho e a escolha de alternativas de trabalho.

20 CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL 1º Semestre 2008 PAGE: 20 Valores Culturais V.T.V.C. O modo de funcionamento das instituições expressa as prioridades dos valores culturais, por exemplo, a ênfase na cooperação e no bem-estar do grupo em detrimento do sucesso individual (Oliveira e Tamayo, 2004) Estudou 49 nações para entender como os valores culturais influenciam no significado do trabalho de diferentes sociedades. (Schwartz, 1999)

21 CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL 1º Semestre 2008 PAGE: 21

22 CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL 1º Semestre 2008 PAGE: 22 Valores Organizacionais Função: Criar entre os empregados modelos mentais semelhantes. Princípios ou crenças, organizados hierarquicamente, relativos a tipos de estrutura ou a modelos de comportamento desejáveis que orientam a vida da empresa e estão a serviço de interesses individuais, coletivos ou mistos. (Oliveira e Tamayo, 2004)

23 CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL 1º Semestre 2008 PAGE: 23 Valores culturais (Johann, 2004) Crenças e pressupostos que prevalecem na organização e são compartilhados entre as pessoas que os reproduzem no seu dia-a- dia organizacional. Em algumas empresas esses valores podem estar expressos em frases como: o cliente é a nossa razão de ser; as pessoas são o nosso maior patrimônio. Exemplos: 3M: inovação (não se deve matar a idéia de um novo produto); respeito pela iniciativa individual e pelo crescimento pessoal; integridade absoluta; qualidade e confiabilidade do produto; tolerância a respeito de erros honestos. Sony: elevar a cultura e o status nacional do Japão; ser pioneira (não seguir os outros, fazer o impossível); sentir a pura alegria da inovação tecnológica que beneficia o público. Natura: relacionamento; melhoria contínua; diversidade; compromisso com a verdade; beleza livre de estereótipos; empresa como agente social.

24 CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL 1º Semestre 2008 PAGE: 24 O que “aprendi” e quais ações vou colocar em prática quando voltar “para casa”? 1.Quais são os valores e crenças da sua organização? Como eles são disseminados? Como são aprendidos? 2.Procure identificar e exemplificar a existência de contracultura ou subcultura em sua organização.

25 CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL 1º Semestre 2008 PAGE: 25 Estudo de caso 2: “SBT” (Johann, 2004) 1.A cultura do SBT é absolutista ou participativa? Quais evidências, no caso, que justificam a resposta? 2.Como são encaradas, no SBT, as eventuais situações de contracultura? 3.Em que medida – de acordo com caso – o mito/herói tende a bloquear o estabelecimento de uma cultura corporativa de alto desempenho no SBT?

26 CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL 1º Semestre 2008 PAGE: 26 Estudo de caso 3: “Chacoalhando a P&G” (Robbins, 2002 ) 1.Quais as características da cultura organizacional da P&G? 2.Se vocês fossem Jager, o que fariam para mudar essa cultura? Sejam específicos.

27 CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL 1º Semestre 2008 PAGE: 27 Valores Organizacionais e Estilos de Gerenciamento: a Realidade das Pequenas Organizações Eliana Elisabete Moreira Gosendo Cláudio Vaz Torres Valores Organizacionais e Criação do Conhecimento Organizacional: Qual a Relação? Lilian Aparecida Pasquini Miguel Maria Luisa Mendes Teixeira Valores de Individualismo e Coletivismo e os Perfis de Gestores Brasileiros Newton Oller de Mello Maria Luisa Mendes Teixeira Exemplo de pesquisas Artigos publicado no Enanpad

28 CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL 1º Semestre 2008 PAGE: 28 BOA NOITE


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