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1 Produção de Áudio A PRODUÇÃO PUBLICITÁRIA DO RÁDIO 1. LOCUÇÃO E INTERPRETAÇÃO APLICADA À PUBLICIDADE 1.1 Quanto a clareza – dicção e inflexão vocal e.

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1 1 Produção de Áudio A PRODUÇÃO PUBLICITÁRIA DO RÁDIO 1. LOCUÇÃO E INTERPRETAÇÃO APLICADA À PUBLICIDADE 1.1 Quanto a clareza – dicção e inflexão vocal e timbre adequado ao produto; 1.2 Quanto a interpretação – locutores atores às vezes são imprescindíveis para o anúncio. 1.3 O texto publicitário necessita de veracidade e cumplicidade entre o locutor e a mensagem.

2 2 Produção de Áudio 2. ROTEIRO RADIOFÔNICO / PROFISSIONAIS DO RÁDIO 2.1 Para dar maior legibilidade ao locutor e ao técnico divide-se as informações em duas partes da mesma lauda; Do lado direito deve constar o texto publicitário, trocas de locutor, indicações de reforço nas inflexões ; Do lado esquerdo devem constar as indicações técnicas: entradas e saídas de BG, fades (in,out), inserções de efeitos e outros.

3 3 Produção de Áudio NPs – Notas de produção devem vir da agência de forma clara ( locução feminina, masculina e infantil / indicação do estilo musical e/ou referências e inflexões desejadas. 2.2 Profissionais do Rádio Técnicos de estúdio e de externa, marketing e publicidade, locutores e âncoras de programas de entretenimento e informativos, redatores, produtores, programadores musicais, editores e diretores. 2.2.1 Profissionais de produção publicitária Diretores de criação, redatores na agência, músicos, técnicos de som, locutores e cantores no estúdio, técnico de som da rádio e programador de publicidade.

4 4 Produção de Áudio 3. FORMATOS DE PUBLICIDADE 3.1 SPOT Material publicitário composto por texto em locução e back ground (música instrumental ao fundo), duração de 15s 30s. Seco, com trilha(original ou pesquisada) em BG, efeitos sonoros, rabichos de assinatura.Versão integral para início de campanha e versão reduzida para sustentação. Pode ser comercial, institucional e promocional, interpretado por atores ou locutores. 3.2 JINGLES Material publicitário composto por texto cantado e arranjo musical, duração de 30 seg. a 60 seg. Pode ser comercial, institucional e promocional. Podem ser abertas janelas para locução.

5 5 Produção de Áudio 3.3 MENSAGENS PUBLICITÁRIAS Esperas telefônicas, rádios in door (Marisa, C & A, Lojas Americanas, entre outros), programas políticos, informes publicitários. 3.4 VINHETA Material publicitário de curtíssima duração (aproximadamente 2 à 6 segundos). Podem ser: 3.4.1 Sinal sonoro- efeitos peculiares; 3.4.2 Cantada- nomes, slogans, números de partido político, nomes de programa (tv, rádio).

6 6 Produção de Áudio 3.4.3 Instrumental - entradas e saídas instrumentais de blocos de programas de tv e rádio. As aberturas e encerramentos dos mesmos são trilhas sonoras e duram um pouco mais que as vinhetas, que no caso são edições ou versões destes materiais. 3.4.4 Assinaturas de nomes e marcas – geralmente como rabicho de textos longos promocionais ou institucionais que finaliza a propaganda. Ex: Marisa, Pernambucanas, Varig e muitos outros.

7 7 Produção de Áudio SOBRE SPOTS E JINGLES: Promocionais: São materiais de varejo; informa preço, onde encontrar, ofertas da semana - etc; Comerciais: São materiais que enfatizam o produto. Utilizam verbos imperativos em sua redação tais como: COMPRE, VISITE, NÃO PERCA, APAREÇAM, entre outros. Público alvo: popular. Institucional: São materiais que dão ênfase ao efeito. Na sensação de bem estar que o produto causa no consumidor; Procuram demonstrar a solidez e credibilidade da marca ou produto. Público alvo: classe média, média-alta.

8 8 Produção de Áudio 4. FORMAS DE INSERÇÃO 4.1 Testemunhal – nomes de credibilidade junto ao P.A. defendem o produto e a marca como se fossem consumidores da mesma. Em geral são mais caros e de mais fácil produção. 4.2 Oferecimento – são mensagens que indicam os patrocinadores e apoiadores de eventos culturais, intelectuais e programas de entretenimento (rádio, tv e cinema); 4.3 Spot – institucional, comercial, promocional, múltiplo de 15 segundos, veiculados de acordo com o planejamento de mídia, produzido em produtora de áudio ou mesmo em estúdios da emissora e com baixo custo de produção;

9 9 Produção de Áudio 5. TRILHA 5.1 Trilha Sonora Original Música instrumental composta especialmente para o produto, em geral acompanha imagens e, quando necessário, locução. Tem duração variada de acordo com o tipo de campanha e produto e, ainda o quanto pode se gastar com veiculação nas mídias escolhidas. 5.2 Trilha Sonora Pesquisada Idem, porém encontrada em fonogramas já publicizados. Implica em pagamento de direitos autorais.

10 10 Produção de Áudio 6. VOZES O timbre vocal dos profissionais chamados para a execução do material deve estar adequado aos padrões estéticos exigidos pelo público consumidor e pelo produto que está sendo anunciado. 7. EFEITOS SONOROS Devem ser inseridos no material com critérios bem definidos, que reforcem o conteúdo da mensagem. Um efeito sonoro mal mal colocado no material podem comprometer a qualidade da mensagem.

11 11 Produção de Áudio CRIAÇÃO DE SPOT COMERCIAL 30’ LIVRARIA IPÊ AMARELO PRODUTO: LIVRARIA IPÊ AMARELO CARACTERÍSTICA DO PA: ESTUDANTES E INTELECTUAIS, DE 20 À 80 ANOS, COM ALTO PODER AQUISITIVO.LOCALIZAÇÃO: SHOPPING ITÁLIA. PONTOS POSITIVOS: o diferencial: variedade de exemplares nacionais e importados, atendimento personalizado, reservas, televendas, sala de leitura, café com happy hour todas às sextas e entrega em domicílio, vendas na internet. PONTOS NEGATIVOS: uma única loja na cidade, ausência de promoções, alto custo dos exemplares. NECESSIDADE DO CLIENTE: divulgar a qualidade de seus serviços, ampliar a publicização da loja no meio universitário e intelectual.

12 12 Produção de Áudio CRIAÇÃO DE SPOT COMERCIAL 30’ LIVRARIA IPÊ AMARELO PRODUTO: LIVRARIA IPÊ AMARELO LANÇAMENTO DO SITE WWW.LIVRARIAIPEAMARELO.COM.BRWWW.LIVRARIAIPEAMARELO.COM.BR SPOT DE 30’ COMERCIAL 3 VERSÕES : LOCUÇÃO MASCULINA, SÓBRIA, 40 ANOS LOCUÇÃO FEMININA, SEGURA, 35 ANOS LOCUÇÃO JOVEM, APROXIMADAMENTE 20 ANOS, POLITIZADO E INTERESSADO. ( PODE SER FEM. OU MASC.)


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