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DO “PAPA DOS LOUCOS” À “CEGUEIRA BRANCA”: A DIFERENÇA REPRESENTADA NA LITERATURA FERNANDA CRISTINA DE SOUZA LINHA DE PESQUISA: EDUCAÇÃO ESPECIAL ORIENTADORA:

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1 DO “PAPA DOS LOUCOS” À “CEGUEIRA BRANCA”: A DIFERENÇA REPRESENTADA NA LITERATURA FERNANDA CRISTINA DE SOUZA LINHA DE PESQUISA: EDUCAÇÃO ESPECIAL ORIENTADORA: Profª Rosângela Prieto

2 PERGUNTA/PROBLEMA DE PESQUISA: A Literatura pode contribuir para A Literatura pode contribuir para a ressignificação da constituição da deficiência e /ou da diferença nos debates atuais da Educação Especial?

3 OBRAS ESTUDADAS: HUGO, Victor. O Corcunda de Notre- Dame. Rio de Janeiro: Ediouro, 2003. HUGO, Victor. O Corcunda de Notre- Dame. Rio de Janeiro: Ediouro, 2003. SARAMAGO, José. Ensaio sobre a cegueira. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. SARAMAGO, José. Ensaio sobre a cegueira. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

4 PESQUISAS JÁ PRODUZIDAS E QUE SE APROXIMAM DO TEMA AMARAL, Lígia A. A diferença corporal na Literatura: um convite a “segundas leituras”. IN: SILVA, Shirley (Org.). Educação Especial: múltiplas leituras e diferentes significados. Campinas: Mercado de Letras, 2001. AMARAL, Lígia A. A diferença corporal na Literatura: um convite a “segundas leituras”. IN: SILVA, Shirley (Org.). Educação Especial: múltiplas leituras e diferentes significados. Campinas: Mercado de Letras, 2001. DIFERENÇAS: O OLHAR DE QUINTANA. Maria Alice Alves da Motta (Mestranda PPGEdu/UFMS) – Sônia da Cunha Urt (UFMS – CCHS – PPGEdu).

5 OBJETIVOS DO PROJETO: Problematizar de que maneira a Literatura pode contribuir para a ressignificação da constituição da deficiência e /ou da diferença no debate da Educação Especial Problematizar de que maneira a Literatura pode contribuir para a ressignificação da constituição da deficiência e /ou da diferença no debate da Educação Especial Discernir se as obras literárias investigadas podem referenciar o entendimento da deficiência e/ou diferença no contexto das propostas da Educação Especial vigentes. Discernir se as obras literárias investigadas podem referenciar o entendimento da deficiência e/ou diferença no contexto das propostas da Educação Especial vigentes.

6 METODOLOGIA: A metodologia proposta para essa pesquisa é a de caráter bibliográfico e documental. Dessa forma, acontecerá em três etapas complementares: A metodologia proposta para essa pesquisa é a de caráter bibliográfico e documental. Dessa forma, acontecerá em três etapas complementares: 1- A primeira delas refere-se ao estudo e aprofundamento teórico acerca da Literatura 1- A primeira delas refere-se ao estudo e aprofundamento teórico acerca da Literatura 2- A segunda relaciona-se ao estudo do referencial teórico de Vygotsky sobre a perspectiva histórico-cultural de formação do indivíduo. 2- A segunda relaciona-se ao estudo do referencial teórico de Vygotsky sobre a perspectiva histórico-cultural de formação do indivíduo. 3- O terceiro constitui-se no estudo dos documentos oficiais de Educação Especial 3- O terceiro constitui-se no estudo dos documentos oficiais de Educação Especial

7 BIBLIOGRAFIA: AMARAL, Lígia A. A diferença corporal na Literatura: um convite a “segundas leituras”. IN: SILVA, Shirley (Org.). Educação Especial: múltiplas leituras e diferentes significados. Campinas: Mercado de Letras, 2001. AMARAL, Lígia A. A diferença corporal na Literatura: um convite a “segundas leituras”. IN: SILVA, Shirley (Org.). Educação Especial: múltiplas leituras e diferentes significados. Campinas: Mercado de Letras, 2001. BUENO, José Geraldo. Educação especial brasileira: a integração/segregação do aluno diferente. São Paulo: EDUC, 1993. BUENO, José Geraldo. Educação especial brasileira: a integração/segregação do aluno diferente. São Paulo: EDUC, 1993. CARLO, Marysia M.R. de. Se essa casa fosse nossa... Instituições e processos de imaginação na Educação Especial. São Paulo: Plexus, 1999. CARLO, Marysia M.R. de. Se essa casa fosse nossa... Instituições e processos de imaginação na Educação Especial. São Paulo: Plexus, 1999. GOFFMAN, Erving. Estigma. Rio de Janeiro: Guanabara, 1988. GOFFMAN, Erving. Estigma. Rio de Janeiro: Guanabara, 1988. KASSAR, Mônica de Carvalho Magalhães. Deficiência múltipla e educação no Brasil: discurso e silêncio na história de sujeitos. Campinas: Autores Associados, 1999. KASSAR, Mônica de Carvalho Magalhães. Deficiência múltipla e educação no Brasil: discurso e silêncio na história de sujeitos. Campinas: Autores Associados, 1999. HUGO, Victor. O Corcunda de Notre-Dame. Rio de Janeiro: Ediouro, 2003. HUGO, Victor. O Corcunda de Notre-Dame. Rio de Janeiro: Ediouro, 2003. LEITE, César Donizetti P. Enredos, narrativas e subjetividade: os enredos da cena. Estilos da Clínica, ano 2005, vol. 18. LEITE, César Donizetti P. Enredos, narrativas e subjetividade: os enredos da cena. Estilos da Clínica, ano 2005, vol. 18. MAZZOTA, Marcos J.S. Educação Especial no Brasil: história e políticas públicas. São Paulo: Cortez, 1996. MAZZOTA, Marcos J.S. Educação Especial no Brasil: história e políticas públicas. São Paulo: Cortez, 1996. MINAYO, Maria C. de Souza. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 1994. MINAYO, Maria C. de Souza. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 1994. OLIVEIRA, Marta Khol de. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento – um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione, 1997. OLIVEIRA, Marta Khol de. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento – um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione, 1997. RANCIÈRE, Jacques. Políticas da escrita. Rio de Janeiro: Editora 34, 1995. RANCIÈRE, Jacques. Políticas da escrita. Rio de Janeiro: Editora 34, 1995. SARAMAGO, José. Ensaio sobre a cegueira. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. SARAMAGO, José. Ensaio sobre a cegueira. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. VIGOTSKI, Lev S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2005. VIGOTSKI, Lev S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2005. _______________. Psicologia da Arte. São Paulo: Martins Fontes, 1999. _______________. Psicologia da Arte. São Paulo: Martins Fontes, 1999.


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