A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Apresentado por: Prof. Dr. Paulo Gomes Lima Faculdade de Educação – FAED UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS - UFGD.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Apresentado por: Prof. Dr. Paulo Gomes Lima Faculdade de Educação – FAED UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS - UFGD."— Transcrição da apresentação:

1 Apresentado por: Prof. Dr. Paulo Gomes Lima Faculdade de Educação – FAED UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS - UFGD

2 Universidade e sociedade Devolutivas sociais ENSINOPESQUISAEXTENSÃO

3 A universidade conseguiu romper com a fragmentação dos saberes ?

4 O conhecimento trabalhado pelos professores em nível científico e tecnológico está centrado, na atualidade no desenvolvimento de competências e habilidades – projeções do mercado capitalista. Formação para: Policompetência, Fazeres e saberes parcelizados, Domínio técnico com maior ênfase do que o domínio da compreensão da relação de produção do trabalho... Policompetência, Fazeres e saberes parcelizados, Domínio técnico com maior ênfase do que o domínio da compreensão da relação de produção do trabalho...

5 cegueira da educação? A afirmação de que a educação esteja cega não sugere em Edgar Morin uma dimensão acabada em que todas as coisas são o que são e não há como mudar... Sugere, por outro lado, que orientada por condicionamentos de paradigmas predominantes nas ciências, a educação desvia-se de sua finalidade primordial (a formação e transformação do indivíduo e dos próprios saberes que este produz), mostrando-se em estado de letargia e cegueira...

6 conhecimento pertinente... a)considerar o conhecimento local e o global como eixos indissociáveis da produção dos saberes históricos do homem na relação de forças sociais; b)problematização do conhecimento fragmentado e encaminhamento para um conhecimento multidimensional; c)desenvolver a sensibilização correlação todo-partes- todo de um mundo dinâmico e recorrente... d)Interpenetração de áreas de conhecimento transversalizadas pelos movimento do homem na história e com a história.

7 O sentido da universidade

8 Sobre as incertezas... Já descobriu-se tudo à luz da ciência e tecnologia ? NÃO !!!... não existe corte epistemológico radical para se trabalhar com a educação universitária, pois isto também seria uma forma de fragmentar a concepção do ensino de uma educação na totalidade, assim como não se pode afirmar que há uma verdade final acerca de qualquer objeto e uma lógica pura que o desvele (LIMA, 2009).

9 Um terceiro olhar Ética da compreensão e respeito pelo desenvolvimento das sensibilidades discentes do e sobre o homem e da sociedade do conhecimento, ressignificando o posicionamento na relação sujeito-objeto.

10 PAPEL DE A EDUCAÇÃO UNIVERSITÁRIA CONTEMPORÂNEA Formação continuada do professor – AÇÃO COMUNICATIVA Conhecimentos significativos: democratizantes, universalizantes e humanizantes...

11 ReferênciasReferências DELORS, Jacques. Educação: um tesouro a descobrir. 6. ed. São Paulo: Cortez; Brasília,DF: MEC: UNESCO, LIMA, Paulo Gomes. Assim educarás a humanidade: tendências sociais, políticas e econômicas norteiam a forma como a escola educa o indivíduo. In Revista da Escola Adventista. Engenheiro Coelho/SP: 2º semestre de 2004, p LIMA, Paulo Gomes. Fundamentos teóricos e práticas pedagógicas. Engenheiro Coelho/SP: Centro Universitário Adventista de São Paulo, LIMA, Paulo Gomes. La formación del educador reflexivo: notas para la orientación de su práctica. In Revista Latinoamericana de Estudios Educativos (México), vol. XXX, n. 3, p , LIMA, Paulo Gomes. Tendências paradigmáticas na pesquisa educacional. Artur Nogueira/SP: Amil, LIMA, Paulo Gomes. Tendências paradigmáticas na pesquisa educacional. [Dissertação de Mestrado]. Campinas/SP: Universidade Estadual de Campinas, MORIN, Edgar. O método: o conhecimento do conhecimento (Tomo III). Mem Martins/Portugal: Europa-América, 1987 b. MORIN, Edgar. O problema epistemológico da complexidade. Mem Martins/Portugal: Europa-América, 1996b. MORIN, Edgar. Reencontro com Edgar Morin – Por uma reforma do pensamento. In PETRAGLIA, Izabel Cristina. Edgar Morin: a educação e a complexidade do ser e do saber. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995 b. MORIN, Edgar. Articular os saberes.In ALVES, Nilda & GARCIA, Regina Leite. O sentido da escola. Rio de Janeiro: DP & A, MORIN, Edgar. Ciência com consciência. Ed. revista e modificada pelo autor. – Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1996 a. MORIN, Edgar. Ciência com consciência. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, MORIN, Edgar. O método: as idéias: habitat, vida, costumes, organização (Tomo IV). Porto Alegre: Sulina, MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Autores Associados: UNESCO, PETRAGLIA, Izabel Cristina. Edgar Morin: a educação e a complexidade do ser e do saber. Petrópolis, RJ: Vozes, DELORS, Jacques. Educação: um tesouro a descobrir. 6. ed. São Paulo: Cortez; Brasília,DF: MEC: UNESCO, LIMA, Paulo Gomes. Assim educarás a humanidade: tendências sociais, políticas e econômicas norteiam a forma como a escola educa o indivíduo. In Revista da Escola Adventista. Engenheiro Coelho/SP: 2º semestre de 2004, p LIMA, Paulo Gomes. Fundamentos teóricos e práticas pedagógicas. Engenheiro Coelho/SP: Centro Universitário Adventista de São Paulo, LIMA, Paulo Gomes. La formación del educador reflexivo: notas para la orientación de su práctica. In Revista Latinoamericana de Estudios Educativos (México), vol. XXX, n. 3, p , LIMA, Paulo Gomes. Tendências paradigmáticas na pesquisa educacional. Artur Nogueira/SP: Amil, LIMA, Paulo Gomes. Tendências paradigmáticas na pesquisa educacional. [Dissertação de Mestrado]. Campinas/SP: Universidade Estadual de Campinas, MORIN, Edgar. O método: o conhecimento do conhecimento (Tomo III). Mem Martins/Portugal: Europa-América, 1987 b. MORIN, Edgar. O problema epistemológico da complexidade. Mem Martins/Portugal: Europa-América, 1996b. MORIN, Edgar. Reencontro com Edgar Morin – Por uma reforma do pensamento. In PETRAGLIA, Izabel Cristina. Edgar Morin: a educação e a complexidade do ser e do saber. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995 b. MORIN, Edgar. Articular os saberes.In ALVES, Nilda & GARCIA, Regina Leite. O sentido da escola. Rio de Janeiro: DP & A, MORIN, Edgar. Ciência com consciência. Ed. revista e modificada pelo autor. – Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1996 a. MORIN, Edgar. Ciência com consciência. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, MORIN, Edgar. O método: as idéias: habitat, vida, costumes, organização (Tomo IV). Porto Alegre: Sulina, MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Autores Associados: UNESCO, PETRAGLIA, Izabel Cristina. Edgar Morin: a educação e a complexidade do ser e do saber. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.

12 Contato: Prof. Dr. Paulo Gomes Lima Dourados – MS


Carregar ppt "Apresentado por: Prof. Dr. Paulo Gomes Lima Faculdade de Educação – FAED UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS - UFGD."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google