A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Secretaria da Fazenda do Estado de Goiás Grupo Estadual de Educação Fiscal – GEFE/GO Encontro internacional de intercâmbio técnico em Educação Fiscal Vem.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Secretaria da Fazenda do Estado de Goiás Grupo Estadual de Educação Fiscal – GEFE/GO Encontro internacional de intercâmbio técnico em Educação Fiscal Vem."— Transcrição da apresentação:

1 Secretaria da Fazenda do Estado de Goiás Grupo Estadual de Educação Fiscal – GEFE/GO Encontro internacional de intercâmbio técnico em Educação Fiscal Vem Conosco?

2 Secretaria da Fazenda do Estado de Goiás Grupo Estadual de Educação Fiscal – GEFE/GO O que é Educação? É um processo de formação, de desenvolvimento do potencial humano em espaços formais e não formais e se configura como um trunfo indispensável à humanidade na construção de ideais de paz, liberdade e justiça social.

3 Secretaria da Fazenda do Estado de Goiás Grupo Estadual de Educação Fiscal – GEFE/GO O Relatório da UNESCO (Jacques Delors) considera quatro pilares da educação, visando formação do ser integral, o desenvolvimento de competências e habilidades mínimas para viver e conviver numa sociedade moderna.

4 Secretaria da Fazenda do Estado de Goiás Grupo Estadual de Educação Fiscal – GEFE/GO APRENDER A SER É o eixo da competência pessoal. É a relação do indivíduo consigo mesmo, desenvolvendo e fortalecendo sua identidade, autoestima, autoconceito, autoconfiança, autodeterminação, autocuidado.

5 Secretaria da Fazenda do Estado de Goiás Grupo Estadual de Educação Fiscal – GEFE/GO APRENDER A APRENDER É o eixo da competência cognitiva. Trata-se de preparar o indivíduo para ser um pesquisador de conhecimentos, ou seja, criar o desejo de educar-se constantemente, cuidando do seu próprio desenvolvimento, do autodidatismo e as suas intervenções no contexto social,político,cultural e econômico.

6 Secretaria da Fazenda do Estado de Goiás Grupo Estadual de Educação Fiscal – GEFE/GO APRENDER A FAZER É o eixo da competência produtiva. Mais do que desenvolvimento de habilidades voltadas para a qualificação profissional, mas, em sentido ampliado, preparando o indivíduo para enfrentar e superar experiências sociais de maneira efetiva e afetiva.

7 Secretaria da Fazenda do Estado de Goiás Grupo Estadual de Educação Fiscal – GEFE/GO APRENDER A CONVIVER É o eixo da competência relacional. É a relação do indivíduo com os outros e com o meio-ambiente entendida na sua concepção mais ampla. Relaciona-se com a cidadania, com a participação e a democracia.

8 Secretaria da Fazenda do Estado de Goiás Grupo Estadual de Educação Fiscal – GEFE/GO Referências BRANDÃO, C. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, DELORS, J. Educação: um tesouro a descobrir. São Paulo, Cortez, DOWBOR, L. A reprodução social. São Paulo, Vozes, GADOTTI, M. Perspectivas atuais da educação. Porto Alegre, Ed. Artes Médicas, SILVA, L. Sociedade, Política e Cultura em Gramsci. Theoria – Revista Eletrônica de Filosofia: ltura_em_gramsci.pdf SNYDERS, G. A alegria na escola. São Paulo, Ed. Manole, 1988.

9 Secretaria da Fazenda do Estado de Goiás Grupo Estadual de Educação Fiscal – GEFE/GO Vem? JOSÉ HUMBERTO CORREA DE MIRANDA – Auditor Fiscal e Coordenador do Programa Estadual de Educação Fiscal - GO LUCIRENE FERREIRA SANTANA GUALBERTO - Professora e Coordenadora Pedagógica do Programa Estadual de Educação Fiscal – GO


Carregar ppt "Secretaria da Fazenda do Estado de Goiás Grupo Estadual de Educação Fiscal – GEFE/GO Encontro internacional de intercâmbio técnico em Educação Fiscal Vem."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google