A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Projeto de Pesquisa: DISTANCIAMENTOS E APROXIMAÇÕES ENTRE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO Letícia Bastos Mendes Disciplina: Pesquisa em Educação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Projeto de Pesquisa: DISTANCIAMENTOS E APROXIMAÇÕES ENTRE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO Letícia Bastos Mendes Disciplina: Pesquisa em Educação."— Transcrição da apresentação:

1 Projeto de Pesquisa: DISTANCIAMENTOS E APROXIMAÇÕES ENTRE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO Letícia Bastos Mendes Disciplina: Pesquisa em Educação

2 Problemática Problemática: Alfabetização e Letramento Problema: A partir de análise da produção teórica entre 1990 e 2010 nas áreas de pedagogia e linguagem, em especial das contribuições dos Novos Estudos do Letramento, diagnosticar quais aspectos são apontados como fator de aproximação e distanciamento entre os conceitos de Letramento e Alfabetização, e as consequentes implicações pedagógicas levantadas pelos autores.

3 Justificativa Investigação surge de: Experiência pedagógicas proporcionadas pelo Curso de Pedagogia. Observação da prática pedagógica quanto ao ensino da língua escrita e falada em turmas de 1º ano dos Anos Iniciais. Estudos realizados nas disciplinas de Linguagem e Educação. A fim de realizar pesquisa posterior relacionado a métodos de alfabetização, essas pesquisa possibilita identificar as principais concepções filosóficas e pedagógicas intrínsecas a estes.

4 Objetivos específicos Identificar as aproximações e distanciamentos entre os conceitos de alfabetização e letramento. Investigar as elaborações teóricas e práticas pedagógicas ligadas aos conceitos de alfabetização e letramento. Levantar o histórico do debate teórico quanto à área de alfabetização, letramento, e conceitos afins como: alfabetismo, alfabetização, métodos.

5 Metodologia Pesquisa qualitativa - bibliográfica. Entrevistas semi-estruturadas com professores da área linguagem e pedagogia. Levantamento de obras produzidas entre 1990 e 2010 com foco na conceitualização quanto à Letramento e Alfabetização (e afins, como: alfabetismo, analfabetismo). Seleção de obras a serem fichadas e analisadas. Organização de esquema em que se apresente as concepções que embasam as formulações dos autores, pontos centrais, em especial, relação feita entre os conceitos abordados na pesquisa. Relacionar e contrapor informações, organizando em texto dissertativo com foco nos distanciamentos e aproximações levantados pelo autores investigados quanto aos conceitos centrais da pesquisa Escrita do texto final, com análise crítica construindo questões a serem aprofundadas em pesquisas posteriores.

6 Estado da Arte

7 Referências SOARES, Magda. Alfabetização e Letramento. 5 ed. São Paulo: Contexto, KLEIMAN, Angela. Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola. In: Kleiman, Angela (org). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas, SP: Mercado de Letras, P PICCOLI, Luciana. Alfabetizações, Alfabetismos e Letramentos: trajetórias e conceitualizações. Dissertação de mestrado. UFRGS. 2008


Carregar ppt "Projeto de Pesquisa: DISTANCIAMENTOS E APROXIMAÇÕES ENTRE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO Letícia Bastos Mendes Disciplina: Pesquisa em Educação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google