A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ciclo 2 de apresentação e debate de teses e dissertações: Metafunção Interpessoal e Teoria da Valoração Departamento de Letras – PUC - Rio Programa de.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ciclo 2 de apresentação e debate de teses e dissertações: Metafunção Interpessoal e Teoria da Valoração Departamento de Letras – PUC - Rio Programa de."— Transcrição da apresentação:

1 Ciclo 2 de apresentação e debate de teses e dissertações: Metafunção Interpessoal e Teoria da Valoração Departamento de Letras – PUC - Rio Programa de Pós-graduação em Letras LET2421/1DA – Linguística-Sistêmico Funcional Professora: Adriana Nogueira Nobrega Célia Elisa Alves de Magalhães Sabine Mendes Lima Moura

2 Narrativas e avaliação no processo de construção do conhecimento pedagógico: abordagem sociocultural e sociossemiótica Tese de Doutorado Adriana Nogueira Nóbrega

3 Tema Análise da prática discursiva através da investigação das narrativas orais de experiências pessoais produzidas no ambiente de sala de aula universitária, centrando-se, principalmente, em um aspecto específico da narrativa, a avaliação. Relevância O estudo de narrativas orais de experiências pessoais na área de ensino universitário poderá contribuir para a prática pedagógica através do melhor entendimento do contexto onde essas narrativas aparecem e dos momentos discursivos de socioconstrução do conhecimento.

4 Objetivos Identificar as narrativas orais de experiências pessoais em sala de aula universitária; Analisar a prática narrativa como ferramenta semiótica mediadora do conhecimento – interpensamento narrativo; Observar como as narrativas se ligam ao discurso do conteúdo pedagógico; Discutir o papel da avaliação na socioconstrução do conhecimento. Perguntas de pesquisa Como surgem as narrativas orais de experiências pessoais em sala de aula e como se relacionam com o discurso pedagógico neste ambiente? Como as narrativas pessoais funcionam como elementos semióticos mediadores no processo de socioconstrução do conhecimento pedagógico? De que maneira os elementos avaliativos contribuem para a socioconstrução do conhecimento pedagógico?

5 Abordagem teórico-metodológica Metodologia de pesquisa qualitativa, inserida na área da Linguística Aplicada (Moita Lopes, ). Visão socioconstrucionista de narrativa (Bruner,[1990] 1997,1994,2001, 2002; Moita Lopes, 2001b; Bastos, 2004, 2005, 2008) Labov e Waletzky (1967), Labov (1972), Cortazzi (1993), Cortazzi e Jim (2001), Linde (1997) Halliday (1994, 2004) (Wertsch [1995] 2006, 2002). Martin (1997, 2001, 2006), Martin e White (2005)

6 Abordagem teórico-metodológica Participantes 1 professora + 17 alunos (8 de Mestrado e 7 de Doutorado), dentre eles a aluna pesquisadora, de um curso de pós-graduação em pragmática Dados No. de aulas: 5 Registro dos dados: audio, vídeo e notas de campo Narrativas analisadas: produzidas durante discussões de textos previamente lidos Trechos selecionados

7 Fundamentos teóricos Avaliação em narrativas 1.Abordagens sociolinguísticas da narrativa – reportabilidade (Labov) 2.Teoria da Valoração

8 Fundamentos teóricos

9

10 Sistema da valoração

11 Semântica do Discurso

12 Afeto como sistema básico (Martin, 2001:147)

13 AFETO Construção de emoções (positiva/ negativa) Autoral / não-autoral Verbos /Advérbios (modo)/Adjetivos/ Substantivos

14 JULGAMENTO Avaliação moral de comportamento (positiva/negativa, direta/ implícita) Estima social: admiração/crítica sem implicações legais (normalidade, capacidade, tenacidade) Sanção social: louvor/ condenação com implicações legais (veracidade-confiabilidade; propriedade-ética)

15 APRECIAÇÃO Avaliação feita a aparência de objetos, processos, fenômenos naturais e situações (positiva / negativa & direta /implícita) Organizada em 3 variáveis: reação (O quão bom/ruim você acha que isto é?), composição (Como você acha que ficou o todo, a composição de partes?), valor social (Como você julga/ entende isto?)

16

17 Análise de dados: Fragmento 1 – Reserva de hotel

18

19

20 Análise de dados: Fragmento 2- O vexame

21

22

23

24

25

26 Multifuncionalidade em Narrativas

27 Considerações finais

28 Thank you


Carregar ppt "Ciclo 2 de apresentação e debate de teses e dissertações: Metafunção Interpessoal e Teoria da Valoração Departamento de Letras – PUC - Rio Programa de."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google