A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tramas e Fios Marisa Fonterrada Pág. 40 - 53. Estéticas da Renascença Humanismo, descoberta do mundo e do homem. Rompimento de fronteiras. Busca de unidade:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tramas e Fios Marisa Fonterrada Pág. 40 - 53. Estéticas da Renascença Humanismo, descoberta do mundo e do homem. Rompimento de fronteiras. Busca de unidade:"— Transcrição da apresentação:

1 Tramas e Fios Marisa Fonterrada Pág. 40 - 53

2 Estéticas da Renascença Humanismo, descoberta do mundo e do homem. Rompimento de fronteiras. Busca de unidade: Simultaneidade de vozes Estética baseada na proporção -> Harmonia Cultivo dos clássicos marca a arte Música recebe atenção destacada Busca na Antiguidade: Importância do texto, preponderância do ritmo nas palavras e organização da linha melódica. Na composição musical: Simultaneidade e verticalidade Nova escuta: Acorde como unidade. Vozes em combinação, como um todo, em harmonia. Interesse pela música grega -> fundamentos da música renascentista -> sistema moderno Inovação coral: definição das vozes humanas em tessituras específicas

3 Prenúncios do barroco Demarcações não nítidas e as características de uma fase podem ser detectadas na outra. Veneza como grande centro da Igreja Católica subordinando-se apenas a Roma. Música  Em Roma: Conservadorismo dogmático -> busca por ordem, medida e tradição  Em Veneza: Paixão estática, poder e fervor místico - > progressista, clusters tonais, grandes contrastes. Novo madrigal: Comédias madrigalescas (emocional sobre o racional.

4 Educação musical no período renascentista Aceitação da criança como ser que necessita de cuidados especiais, de saúde, educação e lazer. A educação começou a ser organizada em colégios e seminários e a criança a ser encarada como maior responsabilidade -> Formação de seres humanos Preocupação em educar as crianças para se tornarem “perfeitos cavalheiros” Início de escolas de formação básica em música Grande quantidade de disciplinas visando treinamento profissional Verdadeiros orfanatos Próximo ao conceito atual de escola -> estabelecimento de regras disciplinares, vigilância e surgimento de externatos Reforma -> Participação da assembleia do culto -> estilo coral homofônico Um tipo de educação musical não intencional

5 A idade moderna Pensamento cartesiano: ordem, método e reflexão como condições para compreensão e conhecimento da verdade. Mundo estável, garantido, compartilhável Teocentrismo sede lugar ao Antropocentrismo Revolução musical com o nuovo estilo: Melodia acompanhada e melodrama. Melodrama bastante atacado, dificuldade de aceitação da “arte pela arte” Arte e sentimento não tinham autonomia Arte como “agradável imitação da natureza-razão-verdade” Música representava as formas inferiores de sentimento ocupando o último lugar entre as artes por ser um apelo direto aos sentimentos. A música apenas se redimiria se servisse à poesia.


Carregar ppt "Tramas e Fios Marisa Fonterrada Pág. 40 - 53. Estéticas da Renascença Humanismo, descoberta do mundo e do homem. Rompimento de fronteiras. Busca de unidade:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google