A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Patrimonialismo Cartorial, a Contabilidade e o determinismo legal nas diretrizes da Resolução 10 do CNE de 28 de dezembro de 2004 : a formação do profissional.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Patrimonialismo Cartorial, a Contabilidade e o determinismo legal nas diretrizes da Resolução 10 do CNE de 28 de dezembro de 2004 : a formação do profissional."— Transcrição da apresentação:

1 O Patrimonialismo Cartorial, a Contabilidade e o determinismo legal nas diretrizes da Resolução 10 do CNE de 28 de dezembro de 2004 : a formação do profissional da Contábil. Prof. Jorge Lopes, PhD.

2 Uma investigação das relações entre o Patrimonialismo Feudal Ibérico e a manutenção de um determinismo social secular. A Ouvidoria de Pero Borges e a Contadoria Geral de Gaspar Lamego em 1549. A Visão Histórica da Civilidade Dimensional de uma sociedade embasada no Patrimonialismo, adotada pela divisão dos espaços territoriais indivisíveis. A Relação de um Extrativismo Destruidor de uma Formação Nacional até 1750,quando chegaram os primeiros colonos.

3 A Resolução 10 DO CNE de 28 de dezembro de 2004 como um exemplo de instrumento de manutenção determinista da Ciências Contábeis As limitações estabelecida pelas diretrizes curriculares da resolução; As competências e as habilidades; A contabilidade e os órgãos oficiais : CAPES e CNPq; O artigo 4º como exemplo.

4 Art. 4º O curso de graduação em Ciências Contábeis deve possibilitar formação profissional que revele, pelo menos, as seguintes competências e habilidades: I - utilizar adequadamente a terminologia e a linguagem das Ciências Contábeis e Atuariais; II - demonstrar visão sistêmica e interdisciplinar da atividade contábil; III - elaborar pareceres e relatórios que contribuam para o desempenho eficiente e eficaz de seus usuários, quaisquer que sejam os modelos organizacionais; IV - aplicar adequadamente a legislação inerente às funções contábeis; V - desenvolver, com motivação e através de permanente articulação, a liderança entre equipes multidisciplinares para a captação de insumos necessários aos controles técnicos, à geração e disseminação de informações contábeis, com reconhecido nível de precisão.

5 VI - exercer suas responsabilidades como expressivo domínio das funções contábeis, incluindo noções de atividades atuariais e de quantificações de informações financeiras, patrimoniais e governamentais, que viabilizem aos agentes econômicos e aos administradores de qualquer segmento produtivo ou institucional o pleno cumprimento de seus encargos quanto ao gerenciamento, aos controles e à prestação de contas de sua gestão perante à sociedade, gerando também informações para a tomada de decisão, organização de atitudes e construção de valores orientados para a cidadania; VII - desenvolver, analisar e implantar sistemas de informação contábil e de controle gerencial, revelando capacidade crítico analítica para avaliar as implicações organizacionais com a tecnologia da informação; VIII - exercer com ética e proficiência as atribuições e prerrogativas que lhe são prescritas através da legislação específica, revelando domínios adequados aos diferentes modelos organizacionais

6 O CONHECIMENTO E SUA TRANSMISSÃO. VERBOS : ENSINAR,COMPREENDER,TRANSMITIR,APREN DER,REPASSAR, DECIDIR E PARTICIPAR ENTRE OUTROS ESTÃO AUSENTES. As limitações das Ciências Sociais Aplicadas e a Licenciatura As competências e as habilidades A Contabilidade e a Administração e sua situação em relação ao CNPq e a CAPES A ACCOUNTABILITY E SUA IMPORTÂNCIA.

7 Se você mudar o seu comportamento e suas atitudes, poderá cobrar de todos o mesmo. Você pode começar a mudar comportamentos sedimentados através de ações que envolvam uma ou mais pessoas ao despertar a criação de elos entre todos na busca de mudanças Veja se é capaz de compreender e reagir ao ver esta apresentação.

8 OBRIGADO Email : professorjorgelopes@gmail.com Facebook : Jorge Lopes (VER RETRATO) Currículo Lattes/ CNPq.


Carregar ppt "O Patrimonialismo Cartorial, a Contabilidade e o determinismo legal nas diretrizes da Resolução 10 do CNE de 28 de dezembro de 2004 : a formação do profissional."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google