A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Intolerância Religiosa

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Intolerância Religiosa"— Transcrição da apresentação:

1 Intolerância Religiosa
Grupo: Ana Luiza Duarte Júlia Ágata Moreira Júlia Zermiani Maria Luiza Lara

2 O que é? A intolerância religiosa é um conjunto de ideologias e atitudes ofensivas à diferentes crenças e religiões, que em casos extremos torna-se uma perseguição. Sendo defendida como um crime de ódio que fere a liberdade e a dignidade humana, essa perseguição religiosa é de extrema gravidade e costuma ser caracterizada por ofensa, discriminação e até mesmo atos que atentam contra a vida de um individuo ou de um determinado grupo.

3 Religião no Brasil O Brasil é um país de estado laico, isso significa que não há uma religião oficial e que o estado se mantém neutro perante as diferentes religiões. Além de separar o governo da religião, a Constituição Federal também garante o tratamento igualitário a todos, quaisquer que sejam suas crenças. Dessa maneira, a liberdade religiosa está protegida e não deve de forma alguma ser desrespeita. Porém não são todos que respeitam essa constituição.

4 Como identificar? Nem sempre esse tipo preconceito é identificado com nitidez. É comum o agressor não reconhecer seu ato discriminatório, porém é de fundamental importância a vítima que identificar o problema, denuncia-lo. O agressor costuma fazer uso de palavras ofensivas ao se referir à um determinado grupo religioso. Há também casos em que o agressor desmoraliza símbolos religiosos, queimando bandeiras, imagens, roupas típicas, entre outros. Em alguns casos, a intolerância pede se tornar uma perseguição que visa o extermínio de um grupo ou individuo com certas crenças, levando a assassinatos, torturas e enorme repressão.

5 Voltaire É considerado um dos filósofos mais importantes do iluminismo. Acredita que a intolerância religiosa tem como principal fundamento a busca do poder, querer se impor como religião dominante, mas também as superstições e os preconceitos. Defende que o que garante a paz e a tolerância entre as pessoas é o respeito à diversidade de crenças e religiões É dele a frase: “Não concordo com uma única palavra do que dizes, mas lutarei até a morte pelo teu direito de dizê- las”

6 Conclusão do grupo: A intolerância religiosa é um mal que aumenta na medida que a diversidade cultural cresce. Isso acontece quando uma determinada pessoa acha que sua crença é o centro de tudo e começa querer impor que os outros tenham os mesmos valores, gerando agressões verbais e físicas. Cada um tem direito de acreditar no que quer, e o outro mesmo que não concorde com a opinião alheia, tem que respeitar.

7


Carregar ppt "Intolerância Religiosa"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google