A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

RELATO E APRESENTAÇÃO DA PESQUISA Universidade Estadual de Goiás Curso de Administração Técnicas de Pesquisa Andrews Miguel.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "RELATO E APRESENTAÇÃO DA PESQUISA Universidade Estadual de Goiás Curso de Administração Técnicas de Pesquisa Andrews Miguel."— Transcrição da apresentação:

1 RELATO E APRESENTAÇÃO DA PESQUISA Universidade Estadual de Goiás Curso de Administração Técnicas de Pesquisa Andrews Miguel

2 IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO EFICIENTE PARA O SUCESSO DA PESQUISA  A comunicação eficiente é essencial para evitar desperdício do esforço destinado à pesquisa. A proposta, o relatório e a apresentação da pesquisa oferecem os meios para o pesquisador comunicar o objetivo, a metodologia, os resultados e as implicações do estudo. Se isso não é feito de modo adequado, é menos provável que a pesquisa possa ser usada como auxílio para tomada de decisão. Portanto, a comunicação eficiente auxilia no processo de “venda” do projeto de pesquisa. Isso contribui no processo de convencer os usuários de que as informações são úteis e proveitosas.

3 ELEMENTOS DE UMA PROPOSTA DE PESQUISA  A proposta de pesquisa é empregada para maximizar, antes do início do estudo, os entendimentos entre administrador e pesquisador quanto aos objetivos da pesquisa e tipos de informação que será produzida. As propostas devem conter uma introdução, lista das questões de pesquisa, descrição dos métodos de pesquisa, esboço de proposta do relatório final, incluindo tabelas, e uma descrição do tempo e dos recursos financeiros para realização do projeto.

4 PANORAMA DE RELATÓRIOS DE PESQUISA EFICIENTES  Existem diversos meios para aumentar a eficácia dos relatórios de pesquisa, por isso resumos executivos precedem o relatório. São, na verdade, pequenos relatórios. Incluem as seguintes seções: (1) a declaração do objetivo da pesquisa. (2) uma breve descrição do projeto e da implementação da pesquisa, (3) um resumo dos resultados derivados do teste das questões e/ou hipóteses de pesquisa, (4) uma interpretação das descobertas estruturada como resposta para as questões de pesquisa e (5), se solicitada, uma lista de implicações administrativas práticas derivadas do estudo.  Percebido que o resumo executivo frequentemente é a única parte do relatório que é lida em detalhes, deve-se tomar muito cuidado para que comunique as informações de maneira eficiente. Ao preparar relatórios, o pesquisador deve mostrar-se sensível ao tipo de público. Não sobrecarregue os leitores com jargão técnico, a menos que eles estejam familiarizados com tais termos. Finalmente, os relatórios de pesquisa não são uma obra de ficção e devem apresentar os fatos de modo conciso.

5 SINTETIZAÇÃO DOS MODOS EFICIENTES PARA APRESENTAÇÃO DE UMA PESQUISA  Da mesma forma que o relatório, uma apresentação oral eficiente é fundamental. Vale a pena considerar o tipo de público esperado, apresentando os resultados mais importantes e prevendo perguntas e objeções. Demos dez sugestões para conduzir uma apresentação. Algumas das mais importantes induzem usar recursos visuais de algum tipo, convidar os ouvintes para participar e ser criativo no desenvolvimento de títulos e conteúdos eficientes na apresentação.


Carregar ppt "RELATO E APRESENTAÇÃO DA PESQUISA Universidade Estadual de Goiás Curso de Administração Técnicas de Pesquisa Andrews Miguel."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google