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Dinâmica de Grupo Obras de Transposição de Desníveis

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Apresentação em tema: "Dinâmica de Grupo Obras de Transposição de Desníveis"— Transcrição da apresentação:

1 Dinâmica de Grupo Obras de Transposição de Desníveis
STT0403 – Aeroportos, Portos e Vias Navegáveis Prof. Antônio Nélson Rodrigues da Silva Prof. Edson Martins de Aguiar Semestre Universidade de São Paulo Escola de Engenharia de São Carlos Departamento de Transportes

2 Elevador: mesmo princípio da eclusa, sem precisar ser represado
Elevador: mesmo princípio da eclusa, sem precisar ser represado. Utiliza um elevador hidráulico com plataforma. Sistema de cubas: utilizado para transportar embarcações entre dois níveis distintos. Existe uma cuba que intermedia os níveis com a embarcação em seu interior. Para efetuar essa transação, o barco entra na cuba e com auxílio de flutuadores na parte inferior da cuba e contrapesos, realiza-se o transporte entre níveis. Possibilidade 1: O sistema de eclusa, neste caso, funciona através de flutuadores que elevam ou rebaixam a cuba para o nível d'água que virá ser percorrido. Como exemplo ilustrativo temos a foto 2. Como exemplo de sistema em uso temos a foto 1 certamente, e possivelmente a foto 7.

3 É um sistema onde a embarcação vence o desnível através de um elevador, analogamente aos elevadores de edifícios. Espécie de elevador onde o barco entra em um compartimento e é levado de um nível inferior para um superior ou vice-versa. Mostra um dispositivo elevatório cujo princípio de funcionamento é um sistema hidráulico mecânico. É um sistema de elevação mecânica da cuba com pistão hidráulico.

4 Flutuador: transporta a embarcação por meio de uma cuba de nível constante, que é elevada por um flutuador. É um sistemas onde a embarcação vence o desnível através de flutuadores, a partir do princípio do empuxo. O sistema funciona de maneira análoga a um pistão. Sistema em que ao se preencher o flutuador de ar a cuba é elevada de nível carregando o barco para o nível superior. O vencimento do desnível é feito utilizando-se de um sistema puramente hidráulico. É um esquema de um mecanismo que utiliza um flutuador. O nível da água no tanque onde está o flutuador varia. O da cuba é constante.

5 Elevador: transporta a embarcação por meio de uma cuba de nível constante; porém neste caso a cuba é elevada por meio de contrapesos. Esse sistema funciona com o mesmo princípio da possibilidade 1 de elevação e rebaixamento da cuba, contudo ao invés do uso de flutuadores utiliza-se polias e contrapesos. Como exemplo temos a foto 3. É um sistema onde a embarcação vence o desnível utilizando contrapesos. Quando a cuba com a embarcação enche de água, os contrapesos sobem. Sistema de polias e contrapesos no qual a cuba é elevada através da variação de pesos. Esse sistema para vencer o desnível é semelhante ao de um elevador convencional, ou seja, trabalha com contrapesos e polias. Esquema de uma estrutura de elevação com mecanismo de contrapeso. A massa do contrapeso é fixa, variando o nível de água dentro da cuba.

6 Transposição por trilho: o transporte não necessita de água, movimentando a embarcação horizontalmente de um meio navegável ao outro. Transporte de embarcações via ferrovia: utilizando para transportar embarcações entre hidrovias. O barco entra numa plataforma móvel. Então efetua-se o transporte da embarcação com o auxílio de máquinas sobre trilho. Possibilidade 3: Assim como a possibilidade 2 o sistema funciona através de cabos, mas difere por utilizar trilhos e esteiras. São exemplos as fotos 4 e 5. A embarcação é descarregada em uma cota do rio e a carga é levada por trilhos até a outra cota, onde uma nova embarcação é carregada e prossegue a viagem. O barco é colocado sob uma plataforma construída para ser puxada através dos trilhos. Sistema de transposição através de trilhos em que a embarcação se apóia diretamente sobre eles. Estrutura semelhante a figura 5. A diferença é que a embarcação é puxada por um rebocador com força motriz própria.

7 Rebocador: transporta a embarcação em uma plataforma que desliza sobre trilhos, sem uso de água.
Sistema elevatório por trilhos: utilizado para vencer desníveis. As embarcações são colocadas sobre uma plataforma auto- propulsada que movimenta-se sobre trilhos. Possibilidade 3: Assim como a possibilidade 2 o sistema funciona através de cabos, mas difere por utilizar trilhos e esteiras. São exemplos as fotos 4 e 5. A embarcação é colocada numa espécie de plataforma. Essa plataforma é então movimentada através de trilhos até o nível d'água desejado. A embarcação é colocada novamente na água. Para pequenas embarcações. O barco é preso em um suporte através de cabos. Este suporte é carregado por um sistema de engrenagens através de correntes. Consiste em um sistema de içamento em que a embarcação suspensa desliza por um sistema de trilhos. Sistema que ergue a embarcação levando-a para outra rua. A embarcação é levantada e colocada no nível necessário para continuar a navegação.

8 Transporte hidroviário com auxílio de ponte-rolante: a embarcação é içada por uma ponte-rolante, sendo guiada é transportada através do canal, entre hidrovias. Possibilidade 2: Neste caso o sistema funciona através de cabos e "alinhadores" que mantém a embarcação no eixo do canal evitando colisão e otimizando o espaço da obra. Como exemplo de obra temos a foto 6. A embarcação entra num tipo de tanque. O tanque e carregado utilizando uma espécie de “ponte rolante”. A ponte rolante desloca-se de um nível d'água a outro através de trilhos. Sistema de Pórtico Rolante que suspende o barco levando-o de uma lado ao outro. Trata-se de um pórtico deslizante, que "empurra" a embarcação. Sistema de pórtico rolante em que a embarcação é levantada e colocada no nível necessário para continuar a navegação.

9 Eclusa: transporta as embarcações através de um mecanismo hidráulico, no qual a embarcação entra em um reservatório, o qual é esvaziado ou preenchido, deslocando-o verticalmente para vencer o desnível. Sistemas de eclusas convencionais: utilizado para transporte de embarcações para vencer desníveis. Há um compartimento isolado, com comportas em suas extremidades as quais promovem a mudança de nível de água no interior do compartimento através da abertura ou fechamento das mesmas. Trata-se de um sistema de eclusagem. A embarcação entre num canal que sofre variação do nível d'água. Quando a embarcação está no nível mais baixo, ao entrar no canal, as comportas da eclusa são fechadas e o nível d'água o canal sobre, elevando também a embarcação. Para passar do nível mais alto para o mais baixo o princípio é o mesmo, porém nesse caso o nível d'água no canal desce.

10 Sistema de eclusa tradicional no qual o barco entra no compartimento que é preenchido com água ou esvaziado até a altura desejada. Sistema de eclusa convencional, ou seja, a travessia da embarcação se dá pela variação do nível d'água no canal. Eclusa convencional com sistema de comportas em que as estruturas são fixas, alterando apenas o nível de água. Para transpor uma embarcação de um nível para outro, abre-se a comporta até que o reservatório obtenha o nível do rio em que a embarcação continuará navegando. Ideal para todos os tamanhos de embarcação.


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