A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Afecções Oftalmológicas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Afecções Oftalmológicas"— Transcrição da apresentação:

1 Afecções Oftalmológicas
Estrabismo

2 Estrabismo: definição
Estrabismo é a falta de paralelismo das vias que conduzem a luz através dos olhos, ou seja, é o desalinhamento ocular, resultante do desequilíbrio dos músculos intra-oculares, podendo envolver ambos os olhos, ou apenas um deles; Os olhos não apontam para o mesmo objecto no mesmo momento e não olham para o mesmo sítio, pelo que um olhará para o objecto pretendido e o outro desviar-se-á para outra direcção;

3 Tipos de Estrabismo Os olhos podem desviar-se na: Vertical  Hipermetropia (o olho desvia-se para cima/ elevação)  Hipometropia (o olho desvia-se para baixo/ depressão)

4 Horizontal  Esotropia ou estrabismo convergente/ interno (o olho desvia-se para dentro)  Exotropia ou estrabismo divergente/externo (o olho desvia-se para fora)

5 Epidemiologia A população mais afectada é a infantil. Estima-se que afecta cerca de 3% das crianças mundiais; Nos adultos, o Estrabismo pode surgir associado ás seguintes patologias: AVC; Tumor Cerebral; Traumatismo craniano; Oftalmopatia tiroideia; 3 a 4% da população mundial, sofre de qualquer tipo de estrabismo.

6 Tratamento Médico Os objectivos do tratamento do estrabismo são: preservar ou recuperar a visão, alinhar os olhos e restaurar a visão binocular. O resultado do tratamento depende da precocidade do diagnóstico e do tratamento; Após avaliação completa e, identificado o tipo de estrabismo, segue-se um plano de recuperação.

7 Tratamento Médico O pincípio básico é dar aos dois olhos as mesmas condições de desenvolvimento funcional: Tratamento óptico: Quando existe ametropia, o primeiro gesto terapêutico consiste em corrigi-la totalmente com óculos de correcção; Tratamento da ambliopia: Consiste em esconder o olho bom, para obrigar o olho amblíope a ganhar fixação (oclusão); Reeducação ortóptica: Fundamental para ensinar os dois olhos a trabalharem em conjunto;

8 Tratamento Médico Tratamento cirúrgico: Efectua-se após preparação ortóptica, se o desvio persistir,actuando-se ao nível dos músculos extra-oculares que fazem movimentar os olhos, enfraquecendo-os ou reforçando-os, conforme os casos. Injecção de toxina Botulínica (Botox) directamente nos músculos, sob anestesia geral, para alterar a relação de forças entre eles e, deste modo, restabelecer o paralelismo dos olhos.

9 Bibliografia  PHIPPS, J. Wilma; MAREK, Jane F.; SANDS, Judith K. – Enfermagem Médico-Cirúrgica: Conceitos e Práticas Clínicas. 6ª Edição, Lusociência, 2003, Vol. IV (pág )  TABER: Dicionário Médico Enciclopédico, 17ª Edição, Manole, 2000. (acesso a 6/3/2008) (acesso a 6/3/08)  doencas/doencas+ oftalmologicas/estrabismo.htm (acesso a 6/3/2008)

10 Trabalho Elaborado por:
Daniela Araújo nº 385 Mónica Saraiva nº 389 Pedro Sousa nº 406 Joana Nogueira nº 415 Carlos Pires nº 417


Carregar ppt "Afecções Oftalmológicas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google