A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Metodologia no Projeto de Pesquisa

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Metodologia no Projeto de Pesquisa"— Transcrição da apresentação:

1 Metodologia no Projeto de Pesquisa
Universidade Federal do Rio Grande do Norte Centro de Ciências da Saúde Departamento de Saúde Coletiva Metodologia no Projeto de Pesquisa Profa Grasiela Piuvezam Profa Isa Hetzel

2 Metodologia, procedimentos metodológicos
Nesta seção do trabalho deve constar uma descrição minuciosa de COMO será realizada a pesquisa de forma a alcançar o objetivo da pesquisa ( entre duas a quatro paginas).

3 O que é o método científico
Um conjunto de opções teóricas e de instrumentos validados cientificamente que ordenam a ação do pesquisador de forma sistemática e objetiva para alcançar o objetivo do estudo, responder ao problema que gerou a pesquisa e verificar a veracidade da hipótese.

4 Os componentes da seção aspectos metológicos
O tipo ou desenho do estudo; As questões, hipóteses e as variáveis; O local onde será realizado; Quando (periodo estudado); A população estudada (universo ou amostra); Critérios de elegibilidade (inclusão e exclusão do estudo;

5 Aspectos operacionais
Detalhar as técnicas de coleta de dados ou informações; Citar as fontes de dados; Dizer os materiais utilizados na pesquisa (equipamentos, fármacos ou produtos quimicos, intervenções ou exposições); Descrever os critérios de rigor para evitar as fontes de erro e viés da pesquisa; Descrever e justificar as técnicas de análise dos dados;

6 Aspectos operacionais
Cronograma da pesquisa: em quanto tempo será realizada a pesquisa em cada etapa: revisão da literatura; coleta de dados; análise dos dados; interpretação dos resultados e redação do relatório final; apresentação dos resultados.

7 Aspectos éticos da pesquisa
Os princípios éticos da pesquisa com seres humanos: respeito à pessoa (consentimento informado garantindo a confidencialidade); beneficência (reduzir riscos considerando os beneficios); justiça (distribuição justa dos benefícios e ônus e acesso eqüitativo aos beneficios).

8 Tipos ou desenhos de pesquisa
Com base nos objetivos: exploratórias , descritivas e explicativas ou analíticas; Com base nos métodos: qualitativas e quantitativas; Com base na posição do pesquisador: observacionais e de intervenção (experimentais e pesquisa-ação);

9 Tipos ou desenhos de pesquisa
De acordo com a fonte dos dados: Dados provém todas de fontes de “papel”: pesquisa bibliográfica; documental; meta-análise; Dados resultantes de prática empírica, em contacto com o fenômeno: experimental, estudo de caso(casos)

10 Desenhos de pesquisa de acordo com o tempo
Estudos retrospectivos: o fator ou o evento ( a causa e o efeito) já podem ser observados no inicio do estudo, parte-se do caso e volta-se no tempo; Estudos prospectivos: o evento, o efeito ou caso não ocorreu ainda e o pesquisador vai observar no tempo futuro os fatores atuando e sua influencia na produção do fenômeno;

11 Desenho de pesquisa segundo o tempo
Estudo transversal ou seccional: a produção do dado é realizado em um único momento no tempo (estudos de incidência ou de prevalência, inquéritos ou surveys, estudos ecológicos; Estudo longitudinal: a produção do dado implica em seguimento em uma escala temporal (estudos de coorte, caso-controle, experimentos clínicos);

12 Desenho de pesquisa de acordo com a população
Estudo individuado: conjunto formado por indivíduos onde cada um é observado e analisado; Estudo agregado: a observação e análise é realizada na população como um todo;

13 Desenhos de pesquisa com base nos objetivos
Exploratórias: em caso de problemas não conhecidos ou pouco estudados; tem como objetivo familiarizar o pesquisador com sua problemática, possibilitar levantamento de hipóteses ou desenvolver instrumentos de pesquisa;

14 Desenhos de pesquisa de acordo com os objetivos
Descritivas: descreve as características de um fenômeno, sua natureza e ainda pode examinar a relação entre variáveis ou fatores (diagnósticos de saúde, estudos ecológicos, seccionais não controlados, estudos de prevalência e incidência, levantamentos, estudo de caso); referem-se Ao que? e ao Como? acontece um fenômeno.

15 Desenho de pesquisa de acordo com os objetivos
Explicativas ou analíticas: compreender e explicar o Porquê? do fenômeno ou revelar os fatores ou causas que estão relacionados com sua ocorrência ou determinação; Ex. estudo de caso-controle, de coorte, estudos experimentais.

16 Desenhos de pesquisa com base nos métodos
Quantitativas: quando se estuda variações do fenômeno que podem ser medidas; todas as variáveis são quantificadas e é preciso submetê-las a testes estatísticos; tem poder de explicação, aferição e previsibilidade de fenômenos semelhantes.

17 Desenhos de pesquisa com base nos métodos:
Qualitativas: quando se trabalha com atributos do fenômeno que não podem ser medidos. O material coletado é sobretudo de natureza discursiva ou simbólica; são utilizados métodos e técnicas de coleta das informações e de interpretação do fenômeno validados anteriormente (entrevistas, grupo focal, filmagens, técnicas projetivas,etc)

18 Com base nos métodos Pesquisa quali-quantitativa quando os dados são de duas naturezas;

19 O pré teste do instrumento
Para assegurar o rigor da pesquisa além da garantir que seja válido e preciso é preciso realizar o pré-teste. Serve para verificar se o instrumento está adequado, identificar os problemas da sua aplicação e sua revisão e ainda treinar a equipe para a aplicação do instrumento e da coleta de dados.

20 Aspectos operacionais da pesquisa: instrumentos de coleta de dados
Buscar levantar informações válidas e precisas sobre o fenômeno estudado; Válidas: mede aquilo que se propõe a medir obtendo realmente as informações que são necessárias para o estudo Precisas: os resultados apresentados são confiáveis; Responde às perguntas: Que informações são necessárias para alcançar os objetivos da pesquisa, responder a um problema ou questão de pesquisa ou comprovar uma hipótese? Que instrumento é o mais adequado para se obter tais informações?

21 Análise preliminar do instrumento
Favorece as decisões que deverão ser tomadas antes da coleta de dados em relação a questões que podem aparecer: que significado será atribuído as respostas incompletas ou nulas? o que vai ser feito com os que se negarem a responder as questões, se negarem a dar as informações ou não devolverem o questionário? que tipo de codificação, tabulação ou matriz devem ser estruturados para melhor organizar as informações e ajudar na análise das mesmas?

22 Tipos de instrumentos Os principais instrumentos de coleta de dados:
Questionário Entrevista Formulário Observação Teste

23 Pesquisas com dados secundários ou já coletados
Uso de dados coletados para outros fins e objetivos diferentes da pesquisa: registros clínicos e administrativos, certidões de óbitos e nascimento, arquivos médicos ou hospitalares, banco de dados de saúde pública, estudos prévios; Dados individuais e agregados;

24 Vantagens e desvantagens do uso de dados secundários
Vantagens: reduz o tempo de pesquisa e os custos; traz menos problemas éticos. Desvantagens: permite pouco ou nenhum controle sobre os dados; a confiabilidade depende da qualidade da produção e da coleta de dados .

25 “Não existe grandes talentos sem grande vontade”
Honoré de Balzac

26 Referências CERVO, Amado L.; BERVIAN, Pedro A. Metodologia científica. São Paulo: Prentice Hall, 2003. HUHNE, Leda Miranda (org.). Metodologia científica: cadernos de textos e técnicas. Rio de Janeiro: Agir, 2000. POZZEBON, Paulo Moacir Godoy. Mínima metodológica. Guanabara/Campinas: Editora Alínea, 2004. SANTOS, Antonio Raimundo dos. Metodologia científica: a construção do conhecimento. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 1999.


Carregar ppt "Metodologia no Projeto de Pesquisa"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google