A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA E XPLORAÇÃO COM NÚMEROS NO 6 º ANO Doraci do R. Merchiori de Castro Marcia Regina Durau.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA E XPLORAÇÃO COM NÚMEROS NO 6 º ANO Doraci do R. Merchiori de Castro Marcia Regina Durau."— Transcrição da apresentação:

1 INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA E XPLORAÇÃO COM NÚMEROS NO 6 º ANO Doraci do R. Merchiori de Castro Marcia Regina Durau

2 I NVESTIGANDO Procure descobrir relações entre os números: Registre todas as conclusões que for obtendo. 0 123 4567 891011 12131415 16171819.........................................

3 D ESENVOLVIMENTO Os alunos em dúvidas perguntavam: O que é para fazer? O que fazemos com este conteúdo? Devemos resolver a atividade de acordo com os conteúdos trabalhados?

4 I NTERVENÇÃO DO PROFESSOR A intervenção do professor é de grande importância: Que regularidades podemos observar? Observem a tabela novamente. Estimular os alunos a continuarem as suas buscas por regularidades. Ajudar em como os alunos podem expressar suas ideias, já que eles estão livres para escreverem tudo o que encontrarem de interessante e julgarem útil.

5 O ALUNO Ainda os alunos tentavam usar várias informações ligadas ao conteúdo. Porque isto ocorre? Hábito muito forte, de que o conhecimento matemático deve apenas ser recebido pelos alunos de forma totalmente passiva e que ao aluno cabe apenas “ aplicar” o que o professor ensinou.

6 I NSEGURANÇA Quando levantadas hipóteses o aluno não o faz com segurança por se sentirem inseguro. Habituados de que o professor é o dono do saber e transmissor de conhecimento. Subordinação ao domínio do saber do professor.

7 I NDAGAÇÕES Mediante essas colocações o professor faz novas intervenções: Só existem essas regularidades? Observem os números da primeira coluna. O que mais vocês podem descobrir sobre eles?

8 E SPÍRITO INVESTIGATIVO / CONJECTURAS

9 N OVAS CONJECTURAS

10

11

12 B ENEFÍCIOS X INTERESSE Dentre esses e outros relatos constatamos que os alunos se beneficiaram com novas experiências sobre o trabalho investigativo, relatando que esse tipo de tarefa é mais interessante do que os exercícios que são resolvidos baseando-se estritamente nos conteúdos realizados em sala de aula. Essa atividade mostrou que a realização dos exercícios que os alunos estão acostumados a resolver diariamente de forma mecanicista os deixa com o hábito de determinarem soluções para algum tipo de atividade apenas se estiverem de posse de um material concreto e absoluto em seu caderno ou livro.

13 C ONSIDERAÇÕES FINAIS Esse forte hábito de “direcionamento de pensamento matemático” apenas por parte do professor inibe de certa forma o desenvolvimento autônomo e independente de descobertas e pesquisas por parte das próprias conquistas do aluno no âmbito da matemática, pois, a sua dependência de materiais e conteúdos concretos substitui várias vezes a disposição de tempo para raciocinar e analisar matematicamente a tarefa proposta.

14 M ENSAGEM “Nada se manifesta à mente humana, se esta não começa por mostrar-se acessível ao conhecimento que generosamente se apresenta à sua investigação”. Carlos Bernardo González Pecotche


Carregar ppt "INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA E XPLORAÇÃO COM NÚMEROS NO 6 º ANO Doraci do R. Merchiori de Castro Marcia Regina Durau."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google