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UM ENCONTRO INTERDISCIPLINAR ENTRE EDUCAÇÃO, FILOSOFIA E CINEMA.

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Apresentação em tema: "UM ENCONTRO INTERDISCIPLINAR ENTRE EDUCAÇÃO, FILOSOFIA E CINEMA."— Transcrição da apresentação:

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2 UM ENCONTRO INTERDISCIPLINAR ENTRE EDUCAÇÃO, FILOSOFIA E CINEMA

3 O QUE É O SUICÍDIO? O QUE LEVARIA UM ADOLESCENTE AO SUICÍDIO?

4  PARA O PROFESSOR EM PARTICULAR  PARA A COMUNIDADE ESCOLAR EM GERAL  AUSÊNCIA DE DEBATES SOBRE OS PROBLEMAS DAS RELAÇÕES INTER-PESSOAIS

5  MODISMO? NECESSIDADE?  POR QUÊ? PARA QUÊ? COMO?  CUIDADOS IMPORTANTES: APRESENTAR UM FILME OU UM SEU FRAGMENTO COM MINUCIOSA PREPARAÇÃO NÃO SÓ INTERPRETAR A MENSAGEM, MAS ATENTAR PARA OS EFEITOS DE RECEPÇÃO ABRIR ESPAÇOS DE DIÁLOGO

6  COM FREQUÊNCIA IGNORAM-SE ELEMENTOS FAVORÁVEIS NO PROCESSO DE IDENTIFICAÇÃO- PROJEÇÃO  QUANTO MAIS O SUJEITO SE ENCONTRA REPRIMIDO EM SEUS IDEAIS E DESEJOS, MAIS PROPENSO ESTÁ PARA SE PROJETAR E SE IDENTIFICAR COM AS IMAGENS REVELADORAS DE SUAS CARÊNCIAS REPRESENTADAS NA FICÇÃO

7  HÁ UMA COMPOSIÇÃO DE LINGUAGENS (gramática do filme) QUE SE INTERRELACIONAM E QUE O CINEASTA EMPREGA SEGUNDO AS SUAS INTENÇÕES: jogos de luz e sombra; sonoplastia e silêncio; planos e ângulos da câmera; o texto e os personagens como componentes mediadores para que o espectador também entre em cena...

8 HÁ O EXPLICITADO NA FALA E/OU NOS GESTOS DOS PERSONAGENS HÁ O NÃO DITO, O SUBENTENDIDO, O OCULTO, MAS QUE ATUA NO ESPECTADOR NA MEDIDA EM QUE SE É CAPTURADO PELA IMAGEM

9  IMPORTÂNCIA DE UMA EDUCAÇÃO PARA A IMAGEM E DA IMAGEM  RECONHECIMENTO DA URGÊNCIA DE UM ESFORÇO INTEGRADO E INTERDISCIPLINAR ENTRE AS VÁRIAS CIÊNCIAS PARA QUE NÃO SE BANALIZE – TORNANDO ESPETÁCULO – O USO DA VIOLÊNCIA ENTRE OS ADOLESCENTES

10  ANTECEDENTES DO ATO SUICIDA DE NEIL: 1. SUAS RELAÇÕES CONSIGO MESMO, COM OS OUTROS E COM O MUNDO

11  Explicitando: Quem é Neil – como é – seus conflitos Atuação dos pais – do professor Efeitos de recepção no personagem: poesia e literatura

12 2. SEUS GESTOS DE TRANSGRESSÃO: 2.1. falsificar a assinatura do pai para atuar no teatro 2.2. persuadir Todd a lançar para fora o presente que ganhou dos pais 2.3. desobedecer ao pai 2.4. mentir para o professor sobre seu pai 2.5. o suicídio

13  O encontro de Neil com a “ felicidade da quietude” “ Contra o sofrimento que pode advir dos relacionamentos humanos é o isolamento voluntário (...) A felicidade passível de ser seguida através desse método é, como vemos, a felicidade da quietude. Contra o temível mundo externo, só podemos defender-nos por algum tipo de afastamento dele, se pretendemos solucionar a tarefa por nós mesmos” (Freud, O mal-estar da civilização, 1997:26)

14  O suicídio de um jovem é uma realidade objetiva que não se apresenta isolada  Com a mixagem de linguagens (verbal, visual e sonora) dá a entender o suicídio sem explicitamente mostrá-lo  O que mostra: sem ser realidade, o filme reproduz uma realidade social que envolve o contexto da escola e o familiar

15  Momento traumático para o grupo de amigos, professor e família  Tema que trata do corpo, do gozo e da morte  Tema sem espaço de discussão – prioritária por envolver o sentido da vida e da morte  O cineasta o expressa como gesto subversivo em busca de uma libertação imaginária do personagem

16  Ato que exerce fascínio e temor – ambos a serviço do alívio de tensões  Educação e Filosofia – preocupadas com os efeitos de recepção das mídias – com certeza precisam contar com a contribuição de outras ciências para compreender cada vez melhor os processos de identificação-projeção que ocupam o universo do jovem de hoje

17  FUNÇÃO CATÁRTICA: Não só alívio de tensões para Neil – saída de seu mundo fechado –, mas também uma saída para a própria narrativa fílmica: a transformação e a libertação de seus colegas ante o esquema repressor da escola; “a morte” do professor Keating e a ressignificação do ideal de liberdade.

18 A maioria dos homens vive em silencioso desespero (Thoureau)... Não se resignem. Libertem-se! (Keating)... Buscando um sentido para a existência, aproveitando as brechas, sendo criativo, persistente e aberto para o outro e o mundo. Lucilla da Silveira Leite Pimentel


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