A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

F FAUVISMO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "F FAUVISMO."— Transcrição da apresentação:

1 f FAUVISMO

2 FAUVISMO O fauvismo ou fovismo, como pronunciado, foi o nome dado ao estilo artístico francês que ocorreu no fim do século XIX, que buscou explorar a expressividade das cores nas representações. Seus precursores foram os famosos artistas pós-impressionistas Vincent Van Gogh e Paul Gauguin. Ambos nunca pintaram no estilo fauvista, sendo na verdade anteriores, porém o fauvismo foi baseado em suas pinturas e em seu estilo próprio. Tanto Van Gogh quanto Gauguin usavam cores vibrantes e agressivas em superfícies planas o que imprimia à representação um grande teor dramático. Foi esta característica que foi imitada pelos fauves, artistas do fauvismo. Este nome teve origem nas observações do crítico de arte Lois Vauxcelles, que usou a expressão "Les fauves" para se referir aos artistas. Na realidade Vauxcelles queria usar o nome de modo pejorativo, já que fauves significa "animais selvagens" na língua francesa, porém o termo acabou por nomear o estilo.

3 O fauvismo, na verdade, foi um período curto, durando de 1898 e 1908
O fauvismo, na verdade, foi um período curto, durando de 1898 e Porém seu estilo ainda permaneceu por algum tempo e revolucionou a arte. Cores fortes e vibrantes em vez das apagadas, formas simples em vez de complexas e linhas vigorosas em vez de sutis. Tais características foram primeiramente observadas por Henri Matisse que ao lado de pintores neo-impressionistas realizou experimentos com as cores. Estas experiências tinham um objetivo: Matisse e seus companheiros buscavam uma imagem que, a seu ver, fosse mais real que a dos impressionistas. Finalmente, em 1905, Matisse e Derain, pintaram juntos uma imagem do Sol batendo no Mediterrâneo, usando uma técnica que envolvia pinceladas vigorosas. O resultado ficou deslumbrante. Mais tarde, apresentados a alguns quadros de Gauguin os dois comprovaram suas teorias sobre as cores e, a partir daí criaram o estilo, que na verdade foi considerado como já criado alguns anos antes.

4 Em 1904, Henri Matisse (pai do fovismo), pintou Luxo, Acalma e Voluptuosidad, dando os primeiros passos deste movimento. Mulher com sombrero – ver fotos e colar aqui ( ele usa cores em todas as suas possibilidades expressivas) O fundamento deste movimento é a cor. Tinham muitas caraterísticas expresionistas destacando o uso de cores intensos, principalmente o verde. Buscaram a força expressiva mediante a cor utilizando umcromatismo antinatural, cores diferentes aos que podem ser visto na realidade, por exemplo, o pintar um rosto verde. Não foi um movimento definido porque careceu de manifesto, foi um mosaico de contribua de diferentes artistas.

5 Outras de suas caraterísticas foram:
-Uso de pincelada direta e vigorosa - Exploração das amplas possibilidades colocadas pela utilização da cor. A liberdade com que usam tons puros, nunca mesclados , da origem a superfícies planas, sem claros-escuros ilusionistas. As pinceladas nítidas constroem espaços que são, antes de mais nada, zonas lisas, iluminadas pelos vermelhos, azuis e alaranjados. - Gosto por estátuas e mastigasse africanas - Intenção de expressar sentimentos mediante a cor -Com respeito aos temas, foram muito diversos: alguns pintaram o mundo rural, outros o âmbito urbano. Os terá que pintam nus, interiores. - Desprezavam a habilidade técnica

6 Antecedentes: Para falar de suas origens devemos recordar aos postimpresionistas Vão Gogh e a Gauguin, já que ambos fugindo do impressionismo apostaram em obra intensamente coloridas. Aos artistas fauvistas uniu-os uma atitude violenta contra os convencionalismos da época, recusando os métodos e regras racionais estabelecidos. É uma reação contra o impressionismo, contra a importância que os impresionistas lhe tinham dado à luz a costa da perda da cor, utilizaram cores violentos, mais expressivos e também a diferença dos impresionistas tratavam de expressar sentimentos em suas obras. Também se opunham ao positivismo e ao naturalismo. Também utilizaram algumas idéias de Zola, Nietzsche, Stirner e Huysmans.

7 Influências do estilo na posteridad:
Poderia ser dito que o fauvismo por ser um movimento de curta duração e sem um manifesto claro, não teve maiores influências em outros estilos. Mas ainda assim encontramos vários grupos e pintores que se inspiraram na arte fauvista, especialmente teve muita influência no expressionismo alemão. Como exemplos dentro dos mas destacados encontramos o grupo alemão Die Brücke (1905), quem ficaram muito impactados pelo fauvismo e refletiam em suas obras principalmente a influência da corfauvista, a influência de Matisse. Também se inspiram no fauvismo francês, como contraposição aos movimentos realistas. Também similar ao anterior encontramos o grupo Der Blaue Reiter expressam a “necessidade interior” do artista, seguindo a linha do fauvismo. Se falamos de artistas podemos dizer que também as influências do estilo se estenderam internacionalmente afetando a autores como Vasily Kandinsky ou Alexei Jawlensky.

8 Artistas do estilo: O movimento criou-se em torno de Henri Matisse e seus integrantes foram André Derain, Maurice deVlaminick, Henri Manguin, Albert Marquet, Jean Puy e Emile Otón Friesz. Em 1906 uniram-se também George Braque e Raoul Dufy. A seguir apresentamos uma pequena descrição dos mais importantes: Henri Matisse:   é reconhecido largamente como um dos grandes artistas do século XX. É o primeiro fovista representativo, poderia ser dito que é o pai do fauvismo, já que em torno dele se cria o grupo dos fauves. Passou pelo impressionismo. Pretende, em suas obras, simplificar a pintura possuindo grande mestria na linguagem expressiva da cor e do desenho. Seus temas preferidos são o amor e o luxo: odaliscas e nus femininos. Matisse pintou Luxo, Acalma e Voluptuosidad, ( 1904)faz síntese do pós-impressionismo e manifesto do fauvismo. Ainda fortemente influenciado pelo neo impressionismo

9 Obra; A Janela Aberta que deu origem ao nome “Fauvismo”(1905)
A Madame Matisse - (1905) – o abandono do uso naturalista da cor e conhecido também como “Retrato com listra Verde”

10 A Dança ( )–Uma das realizações mais notáveis de Matisse, que expressa vigor e leveza ao mesmo tempo Interior Vermelho (1947)– Um dos mais expressivos dos inúmeros quadros com cenas de interiores de casas pintadas por Matisse

11 Albert Marquet Andre Derain George Rouault Henri Matisse Jean Puy
Principais artistas do movimento: Albert Marquet Andre Derain George Rouault Henri Matisse Jean Puy Kees Van Dongen Maurice de Vlaminck Raoul Dufy Jazz –(1947) – Série de 20 gravuras feitas em papel recortado, técnica que marcaria os últimos trabalhos do Artista.

12 Maurice de Vlaminck: é um dos fovistas mais característicos
Maurice de Vlaminck: é um dos fovistas mais característicos. Utiliza cores puros aplicados com grossas pinceladas. O CIRCO (1906) Restaurante de La Machine a Bougival – (1905) André Derain: iniciou-se no impressionismo, e em boa parte de seus quadros apresenta pinceladas grossas e curtas. O grupo dos fauve expõe no Salão de Outono. Derain expõe suas pinturas fauvistas no Salão de Outono, destacando o Retrato da Sra. Matisse. Também Vlaminck pinta seu famoso quadro fauvista: Jarrón com flores

13 PRINCIPAIS INFLUÊNCIAS
O MOVIMENTO GEROU CONSEQUÊNCIAS? QUE TIPOS DE FATOS OU OUTROS MOVIMENTOS ARTÍSTICOS FORAM INFLUENCIADOS? O entusiasmo pela arte primitiva, a retomada do neo-impressionismo de Van Gogh e Gauguin e a defesa da arte como expressão de estados psíquicos, de impulsos e paixões individuais - contra o registro impressionista da natureza por meio de sensações visuais imediatas -, aproxima o fauvismo do expressionismo alemão, organizado no mesmo ano de 1905 no Die Brücke ('A ponte'). Se isso é verdade (e o fauvismo francês teve, como sabido, grande impacto no movimento alemão), é possível observar derivas diversas nas duas produções de talhe expressionista. Distantes do acento dramático e das figuras distorcidas, caros aos alemães, os pintores franceses elegem a cor, a luz, os cenários decorativos e a expressão da alegria, ao invés da dor e da angústia. Alegria de Viver, de Matisse, 1906, evidencia traços essenciais da atitude estética fauvista.  

14 obra alegria de viver de Matisse:

15 ARTISTAS E PRODUÇÕES BRASILEIRS LIGADAS AO MOVIMENTO
O MOVIMENTO TEVE REPERCUSSÃO NO BRASIL? Aqui no Brasil nunca houve pintores que pintassem declaradamente no estilo fauvista, mas conseguimos notar em alguns as características nítidas deste período. É o caso de Artur Timóteo, um pintor que após ir a França, em 1906 e 1907, voltou pintando telas com grande intensidade e variedade de cores. Só isso explica o predomínio emocional da cor em muitas de suas derradeiras pinturas Do mesmo modo conseguimos encontrar lampejos fauvistas nas obras de pintores como Navarro da Costa. Porém não há dúvidas que o pintor mais fauve do Brasil foi Inimá José de Paula, que pintou muitas obras seguindo o estilo.

16 Quadro de Artur Timóteo da Costa (1882-1923)

17 "Do mesmo modo, seria possível encontrar tênues lampejos fauves nas pinturas de um Navarro da Costa ( ), o qual, diplomata de carreira, esteve em Paris no imediato pós-guerra, recolhendo ainda os derradeiros ecos desse movimento."

18 A esses dois nomes, é forçoso acrescentar também o grande artista mineiro Inimá José de Paula ( ), cuja pintura, através dos tempos e até a sua morte, apresentou nítida característica fauvista, sendo indubitavelmente o mais autentico representante fauve no Brasil. (Paulo Victorino)


Carregar ppt "F FAUVISMO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google