A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gravitação - Aula IV A Idade Média 08- 10/10/2014.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gravitação - Aula IV A Idade Média 08- 10/10/2014."— Transcrição da apresentação:

1 Gravitação - Aula IV A Idade Média 08- 10/10/2014

2 Idade Média Sec. V - Sec. XV Período que ficou conhecido como obscuro.

3 Idade Média. Aumento populacional, Primeiras grandes cidades, Desenvolvimento da agricultara para além da subsistência, Nova economia.

4 A ocupação de uma diversidade de território e o aumento populacional passa a exigir instituições gestoras da sociedade.

5 Invenções Medievais. Universidade.

6 Invenções Medievais. Livro

7 Didática Medieval Lectio, Questio: (sic et non), Questio Disputata

8 Curriculum Medieval Trivium: gramática, retórica, lógica/dialética ( as artes da fala) Quadrivium: aritmética, música, geometria e astronomia (as artes dos números e das coisas)

9 Universidade Medieval. Delimita conteúdos básicos ao desenvolvimento do conhecimento. Leitura como "instrumento" intelectual, Desenvolvimento da argumentação (referenciada).

10 Inicialmente, nos séculos XIII e XIV a universidade tem grande autonomia, Que se perde a partir do século XV e somente volta no século XIX.

11 Universidade x Igreja Inicialmente a teologia tem um papel fundamental, pois através da ciência dar-se-ia um fundamento mais claro à religião, Contudo, este projeto se perde e logo virá a inquisição. Embora o cristianismo seja aristotélico, somente alguns aspectos de sua obra eram considerados.

12 Desenvolvimentos na Universidade Medieval. Contudo, áreas como a lógica, a astronomia, a matemática (em partes) e a ciência do movimento se desenvolvem. O projeto de matematização da natureza se inicia aqui.

13 “Mecânica” Medieval Se desenvolve questionando a Física de Aristóteles; Entre outros pontos, discute-se a “continuidade” dos movimentos violentos sem a presença de um agente que imprime uma “ação”.

14 “Mecânica” Medieval Para Aristóteles: “A velocidade de um móvel que se desloca num meio é diretamente proporcional à força aplicada ao corpo e inversamente proporcional à resistência do meio” (Física – Livro IV) Com esta proposição ele nega o vácuo!

15

16 “como consequência da compressão do ar na frente do projétil e do empuxo aplicado à retaguarda do mesmo devido ao refluxo do ar em torno do projétil” (Física – Livro IV) Este “processo’ é imperfeito e se desgastaria.

17 Filopono (séc VI); Critica a antiperistase aristotélica. "Mecânica" Medieval.

18 Crítica de Filopono: " Pois, nesta teoria, o ar em questão deve realizar três movimentos distintos: ele deve ser empurrado para a frente pela flecha, então mover-se para trás, e finalmente voltar e continuar para a frente uma vez mais. Todavia o ar é facilmente movido, e uma vez colocado em movimento atravessa uma distância considerável,

19 Como pode o ar, empurrado pela flecha, deixar de mover-se na direção do impulso impresso, mas em lugar disso, virar como por algum comando, e retraçar seu curso? Além disso, como pode este ar, ao virar, evitar ser disperso no espaço, mas colidir precisamente sobre o entalhe final da fecha e novamente empurrar a flecha adiante e presa a ele? Tal visão é inteiramente inacreditável e chega a ser fantástica."

20 "Mecânica" Medieval. Buridan (séc XIV); Desenvolve a Teoria do Impetus (já iniciada por Filono).

21 "…nós podemos e devemos dizer que em uma pedra ou em outro projétil há algo impresso que é a força motriz ("virtus motiva") daquele projétil. E isto é evidentemente melhor do que recorrer à afirmação que o ar continua a mover aquele projétil. Pois o ar parece mais resistir. Portanto, parece-me que deve ser dito que o motor, ao mover um corpo móvel, imprime um certo "impetus", ou uma certa força motriz ("vis motiva")ao corpo móvel (...)

22 Quanto mais rapidamente o motor mover aquele corpo móvel, mais forte será o "impetus" que ele lhe imprimirá. É por esse impetus que a pedra é movida depois que o atirador pára de movê-la. Porém esse "impetus" é continuamente reduzido pela resistência do ar e...

23 ... pela gravidade da pedra, que a inclina em uma direção contrária àquela à qual o "impetus" estava naturalmente predisposto a movê-la. Assim o movimento da pedra torna-se continuamente mais lento, e finalmente esse impetus diminuí tanto que a gravidade da pedra o vence e move a pedra para baixo, para o seu lugar natural."

24 Limite da concepção de impetus.

25 O que não foi desenvolvido nas universidades da idade média. Um estudo prático ("experimental" ou "aplicado") da matéria, incluindo aqui elementos como tingimento, metalurgia etc. A própria palavra mecânica, no sentido de atuação sobre a matéria, demonstra isso. Moechari significa praticar o adultério. Acadêmico de perfil humanista.

26 Mundo Árabe Liberdade intelectual, Preservam os textos clássicos e os desenvolvem. (No mundo latino os pergaminhos eram re- aproveitados para novas escrituras).


Carregar ppt "Gravitação - Aula IV A Idade Média 08- 10/10/2014."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google