A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CABEÇA DE ENTREVISTA Detalhes e preparação bueno

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CABEÇA DE ENTREVISTA Detalhes e preparação bueno"— Transcrição da apresentação:

1 CABEÇA DE ENTREVISTA Detalhes e preparação bueno thaisabu@gmail.com

2 Cabeça Breve biografia A razão da escolha do personagem O gancho principal da conversa A atualização (contexto)

3 Dicas Use dados da pré-entrevista Aproveite informações de perguntas deixadas de fora Valorize as melhores respostas

4 O mundo é cheio de exemplos INCRÍVEIS!

5 Informativo Objetivo Contextualiza Anuncia o assunto principal O físico brasileiro Marcelo Gleiser é professor de uma das mais conceituadas faculdades norte- americanas, o Dartmouth College. Autor do bestseller A dança do universo, Gleiser ganhou o prêmio Jabuti 1998 e seu último livro, O fim da terra e do céu, levou o Jabuti de 2002. Além de renomado cientista, Marcelo Gleiser é um divulgador da ciência e também um crítico contra o dogmatismo, tanto o religioso como o científico. Nesta entrevista, o astrônomo falou de sua paixão pela ciência e pelo universo. universo.

6 Narrativo Descritivo Repórter- participante Contexto A detalhes da Entrevista em destaque

7 Eduardo Moreira e Inês Peixoto Cheguei ao Teatro Villa Lobos no final da tarde de sexta-feira, 12 de setembro de 2003, e aguardei. Pouco depois, Eduardo Moreira e Inês Peixoto me levaram ao palco onde, dali a algumas horas, estariam, com os demais integrantes do elenco, encenando O Inspetor Geral. Sentados no cenário da peça realizamos essa conversa/entrevista. Ambos disseram que montar o texto russo era um projeto antigo por muitos motivos. A inteligência e a riqueza do texto foram alguns. "Quanto mais se faz, mais se descobre novas coisas nele. Assim se reconhece um bom texto", disse-me Eduardo. "O mais importante, sobretudo, é a atualidade do texto de Nicolai Gógol", completou Inês. Quem tiver o prazer de, mais uma vez, vivenciar o teatro do Galpão verá que O Inspetor Geral é uma comédia sobre até onde podem chegar a impostura, a insensibilidade e a hipocrisia. Dos governantes? Sim. Mas também a nossa. Talvez estejamos todos no palco alimentando as engrenagens que permitem que a hipocrisia aconteça.

8 Adoro histórias

9 Nega Giza O nome verdadeiro é Gisele Gomes Souza. Giza, Gi, eram apelidos de família e "Neguinha", o termo preconceituoso pelo qual era chamada desde pequena, principalmente na escola. Também assim era identificada quando vendia refrigerantes nas ruas para ajudar a família, composta de pai, mãe e quatro filhos, a sobreviver. A família diminuiu de forma trágica. Há alguns anos, o irmão "Neném", viciado em drogas e envolvido com o tráfico, foi morto pela polícia. Desde criança, Giza já fazia poesias "das coisas que sentia", como ela diz. Mais tarde essas "coisas que sentia" viraram veementes críticas sociais. "Eu já era ideológica desde pequena e não sabia". Para superar a morte do irmão, ela mergulhou fundo na arte. Assim nasceu Nega Giza que, aos 26 anos, é a rapper mais famosa do Brasil. "Misturei o apelido de casa e o nome que ganhei na rua. O "neguinha" virou "nega", inverto o preconceito e afirmo minha identidade", diz ela. Nega Giza também é diretora da Central Única de Favelas (Cufa), uma entidade que organiza as reivindicações dos moradores e promove várias atividades sociais e culturais em diversas comunidades no Rio de Janeiro. "Não posso evitar, a luta política construiu meu nome, minha arte, tudo o que sou e ainda serei", afirma. Foi em sua casa, em Anchieta, subúrbio do Rio de Janeiro, que Nega Giza concedeu a entrevista que segue.

10 Nós produzimos coisas INCRÍVEIS

11 Professora do curso de Jornalismo fala de dificuldades sobre TCC e dá dicas

12 O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é um dos momentos mais complicados durante o processo de formação do aluno, pois é por meio dele que o discente demonstra os conhecimentos adquiridos durante o curso com o processo de reflexão acerca de um tema de seu interesse. Para a professora do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) Campus de Imperatriz, Denise Ayres, isso acontece por ser a “primeira experiência cientifica do aluno” e também quanto ao “rigor teórico, metodológico e normatização”. Nesta entrevista, a educadora também dá dicas de como escolher o melhor tema do TCC. “Ter afinidade com o tema” e mais do que isso, “ser crítico e observar muito os produtos midiáticos”. Além disso, Denise alerta que ter um bom embasamento teórico sempre ajuda na hora de elaborar o relatório técnico. Outra dica é que o aluno possa escolher um tema de acordo com a área, na qual ele pretende atuar. Confira:

13 Angra Nascimento: O TCC é para muitos estudantes o momento mais difícil durante o processo de formação. Por que isso acontece? Em sua opinião, o TCC é apenas avaliação final dos alunos ou contribui no mercado de trabalho? É mais interessante trabalhar com TCC ou monografias? Qual é o mais vantajoso para o aluno, em sua opinião?

14 Um modelo SHOWWWWWWW

15

16 Perguntas incríveis A validade da Lei Ficha Limpa nas eleições deste ano é um marco na política brasileira. Mas como o senhor avalia as pretensões de barrar a lei através de liminares? Como explicar a intensa participação da sociedade na consolidação da Lei Ficha Limpa? Quais as atitudes que o senhor classificaria como compra de voto?

17 Rozany Dourado Entrevista: Pastor da Assembleia de Deus diz que evangélicos não votam evangélicos

18 A afirmação é do pastor evangélico Wilson Dantas Ribeiro, ex-político e um dos principais incentivadores da candidatura de evangélicos da Assembleia de Deus. Secretário geral da Convenção de Ministros das Assembleias de Deus do Sudoeste do Maranhão (Comadesma), relator do novo estatuto de costumes e doutrinas da igreja nesta convenção, foi vice-prefeito da cidade de Amarante- MA, a 150 quilômetros de Imperatriz, e sentiu na pele a dificuldade de se eleger com o voto dos “crentes”. No pleito de 2007, mesmo tendo sido o nome escolhido em um plebiscito realizado dentro das Assembleias de Deus de todo o sul do Maranhão, não teve voto suficiente para se eleger deputado estadual pelo PMDB. Hoje filiado ao Partido Social Cristão (PSC), Wilson Dantas responde sobre os motivos que deixam o eleitor evangélico receoso em votar nos “irmãos”: se por medo de membros da igreja se envolver em corrupção ou mesmo resultado de uma ideologia que prefere “esperar em Deus” e não no poder político dos homens. Em entrevista, Dantas explica ainda como os recentes escândalos nacionais, envolvendo pastores que enriqueceram às custas do dinheiro de fiéis, pode influenciar negativamente o voto do eleitor evangélico. Ele fala ainda sobre os que se elegem utilizando o púlpito das igrejas como palanque eleitoral.

19 Perguntas SHOW!!!!!!!!!!!!!! Você concorda que os pastores e pregadores que ocupam cargos políticos hoje, conseguiram se eleger por utilizar o púlpito das igrejas como palanque? Mas, para a sua candidatura a deputado estadual em 2007, houve um plebiscito nas igrejas que fazem parte da Comadesma para decidir o candidato que a Igreja Assembleia de Deus iria apoiar. Você não acha que isto foi injusto com outros possíveis candidatos, já que a igreja estava direcionando a opinião do eleitor evangélico e utilizando a influência dos pastores no púlpito?

20 Mesmo vencendo nas prévias e com o apoio de muitos pastores, você não conseguiu voto suficiente para se eleger deputado estadual em 2007. Você se sentiu traído pelos evangélicos? Nos últimos meses houve alguns escândalos na mídia envolvendo pastores líderes de igreja. As denúncias versam sobre: sonegação de impostos, uso do dinheiro dos fiéis para enriquecimento próprio. O senhor acredita que isto pode afetar a imagem dos pastores evangélicos que pretendem se candidatar nas eleições deste ano?

21 Semestre passado

22

23 Cuidados para a entrevista via e-mail Por e-mail é sempre pior que ao vivo ou por telefone:O repórter não pode interagir com o entrevistadoNão há como contrapor, esclarecer dúvidas, aprofundarAs respostas soam sempre artificiais, formais É sempre um problema garantir que foi o próprio entrevistado quem respondeu

24 Entrevista por E-mail  É a última opção (às vezes proibida)  É claro que facilita a vida - a preocupação não é com tarefas ou tempo do entrevistado, mas com a INFORMAÇÃO DO LEITOR!!!!!!

25 Atenção Vantagens: Bom para entrevistar fontes distantes sobre assuntos técnicos e/ou casos objetivos. Desvantagens: a fonte fica a vontade para enfatizar só o que lhe interessa, pode acontecer de as respostas serem muito vagas, linguagem escrita, descumprimento de prazo. O jornalista fica impossibilitado de perceber o ambiente da entrevista e de interpretar informações não-verbais do entrevistado.

26 Instant Messengers Entrevistas, recebimento de arquivos. Listas de discussão Localização e seleção de fontes sobre assuntos específicos. Importante para aprimoramento profissional e criação de rede de contatos.

27 www.skype.com Entrevista por “telefone” gratuitamente. Contato com rede de correspondentes a baixo custo

28 Telefone Se gravar!


Carregar ppt "CABEÇA DE ENTREVISTA Detalhes e preparação bueno"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google