A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Pós-graduação no Brasil: Possibilidades e Desafios para o Serviço Social Pós-graduação no Brasil: Possibilidades e Desafios para o Serviço Social.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Pós-graduação no Brasil: Possibilidades e Desafios para o Serviço Social Pós-graduação no Brasil: Possibilidades e Desafios para o Serviço Social."— Transcrição da apresentação:

1 Pós-graduação no Brasil: Possibilidades e Desafios para o Serviço Social Pós-graduação no Brasil: Possibilidades e Desafios para o Serviço Social

2  As profundas transformações no processo produtivo induzem a uma política de fomento que atende a interesses estreitos da política industrial brasileira, o que remete à prioridade de pesquisa nas chamadas áreas duras. Orientada à formação de recursos humanos para o mercado, via consórcios com empresas, essa política prioriza a inovação tecnológica e a inserção competitiva do país no mercado mundial, em detrimento das ciências humanas e sociais. As análises mais críticas sobre a contra-reforma da Educação, assim o demonstram, como, por exemplo, o documento “A contra-reforma da educação superior: uma análise do Andes-SN das principais iniciativas do governo de Lula da Silva”, o qual denuncia que o Projeto de Inovação Tecnológica desvia os já parcos recursos para o controle direto das empresas, destroçando a pesquisa básica, a pesquisa nas áreas sociais humanas e toda pesquisa que não seja de interesse imediato do mercado capitalista dependente

3 A implantação da pós-graduação stricto sensu em Serviço Social no Brasil tem apenas três décadas, remontando ao início da década de setenta. Os cursos de mestrado pioneiros foram os da região Sudeste: PUC-RJ e PUC-SP, em 1972, e UFRJ, em 1976. Ainda nessa década verifica-se a expansão do mestrado para a região Sul, com a criação do mestrado na PUC-RS em 1977 e para o Nordeste, com o mestrado da UFPB-JP, em 1978 e a UFPE, em 1979.

4 Constitui-se por 27 Programas de Pós-Graduação, sendo 27 de mestrado todos de caráter acadêmico e 10 de doutorado DISTRIBUIÇÃO:  11 Programas na região Sudeste (40,74%)  07 na região Nordeste (25,93%)  04 na região Sul (14,81%)  03 Programas na região Centro- Oeste (11,1%)  02 estão na região Norte (7,41%)

5 Características:  Liderança das Universidades Públicas 19 (70,37%), seguida das universidades comunitárias 06 (22,22%), com pouca expressividade de instituições privadas 02 (7,41%): tendência inversa à detectada na graduação  16 em Universidades Federais (59,62%); 03 em Universidades Estaduais (11,11%)  15 em Serviço Social (55,6%), dos quais 01 em Serviço Social e sustentabilidade na Amazônia; 07 em Política Social (25,92%), dos quais 01 em Políticas sociais e Cidadania; 01 em Política Social e Serviço Social (3,7%); 03 em Políticas Públicas (11,1%), sendo um deles voltado à política pública e desenvolvimento local

6  Política Social / Políticas Públicas / Avaliação de Políticas Sociais = 41 Serviço Social = 28  Estado / Instituições = 19  Trabalho/Processos de Trabalho/Relações de Trabalho = 14  Movimentos Sociais / Processos Organizativos /Associativismo / Sujeitos Sociais =14  Direitos Sociais/Cidadania/Direitos Humanos = 14  Representações Sociais = 02  Sociedade / Processos Sociais / Relações Sociais /Reprodução Social =14  Cultura = 10  Questão Social = 06  Formação Profissional = 06  Fundamentos do Serviço Social/Teoria e História = 06  Prática Profissional = 05  Práticas Sociais / Ação Social = 04  Violência = 04  Exclusão Social/Pobreza = 03  Identidade / Identidades Sociais = 03

7  Espaço acadêmico jovem, fértil e profícuo para a produção de conhecimentos e saberes capazes de gerar abordagens críticas e originais em relação aos objetos de pesquisa  Desde a década de 80, é considerado pelos órgãos de fomento (Capes e CNPq) como área de produção de conhecimento, situada no âmbito das Ciências Sociais Aplicadas, tendo constituído critérios próprios de avaliação de projetos de pesquisas e de Programas de Pós- Graduação, o que situa o Serviço Social brasileiro na dinâmica do fomento à pesquisa e à pós-graduação no País.  Promove o primeiro doutorado em Serviço Social da América Latina,em 1981, na PUC-SP

8  Produção científica em desenvolvimento, com certa fragilidade nos fundamentos teórico-metodológicos  Ampla produção intelectual na maioria dos programas, com destaque à produção técnica e inserção social dos programas  Repercussão da produção em diferentes espaços sócio- ocupacionais e áreas de conhecimentos  A produção critica do Serviço Social brasileiro vem atravessando o continente latino-americano através da Biblioteca da Editora Cortez  Abrangência local de parte significativa dos veículos de publicação e circulação da produção da área

9 Avaliação da área:  O resultado dos últimos dados consolidados pela CAPES, em 2007, revela:  3,70% dos programas com conceito 6 (seis), referente a um único programa;  18,52% com conceito 5 (cinco) incluindo cinco programas (UNB, UFMA,UFPE,UFRJ, PUC-RS);  25,93% com nota 4 (quatro) abrangendo sete programas (UFF, UFPI, UERJ,PUC-RJ, UNESP- Franca,UEL, UFV)  51,83% com nota 3 (três) referente a quatorze programas  Considera-se a expansão da área e a presença de programas novos.

10 Potencialidades da área:  espaço acadêmico jovem, fértil e profícuo para a produção de conhecimentos e saberes  qualificação do corpo docente composto, na sua totalidade doutores e destes 2% com pós- doutorado no Brasil ou no exterior  crescimento e qualidade da produção intelectual  crescimento de intercâmbios acadêmicos e convênios com instituições nacionais e internacionais

11 Potencialidades da área:  constituição e fortalecimento de grupos e núcleos de pesquisa consolidados e produtivos  crescente inserção internacional formando recursos humanos para outros países  mantém intercâmbios de cooperação cientifica com vários países da América Latina: Argentina, Chile, Uruguai, Colômbia; África: Moçambique, Angola e Cabo Verde; Europa, notadamente; França, Itália, Portugal e Inglaterra.

12  Destaca-se:  1) o avanço em relação à produção de conhecimento critico sobre a realidade brasileira, Estado, políticas sociais e expressões da questão social  2) a relação estreita entre os representantes da área, os programas e a ABEPSS  3) a contribuição com a construção e consolidação das Ciências Sociais no Brasil, privilegiando o diálogo com outros campos e saberes profissionais e propiciando, dessa forma, maior visibilidade do Serviço Social no âmbito acadêmico  4) contribuição na construção de respostas profissionais às demandas socialmente expressas pelo movimento histórico da sociedade brasileira  5) que o avanço da pós-graduação inscreve-se no interior do movimento de consolidação do projeto ético-político profissional

13 DESAFIOS  Enfrentar a lógica da divisão entre ciências puras e ciências aplicadas, da Universidade Operacional, mercantil, do quantitativismo, do produtivismo e aligeirada.  Articular a pesquisas acadêmicas às demandas da sociedade civil, fortalecendo os processos e lutas sociais tão necessários à garantia de visibilidade da área e ampliação dos espaços de consolidação da democracia.  Qualificar as revistas da área, promovendo a sua indexação nas bases nacionais e internacionais  Enfrentar a lógica da pesquisas individuais  Estreitar a relação entre Graduação e Pós-graduação, entendendo que a consolidação da pós-graduação é condições para a qualificação da graduação e a requalificação da graduação é um insumo ao desenvolvimento da pós- graduação. ..

14  A defesa da universidade efetivamente pública, democrática, socialmente referenciada, dotada de recursos materiais e humanos capazes de atender às demandas do desenvolvimento do ensino, da pesquisa e da extensão e autônoma em face de constrangimentos que não os estritamente derivados dos imperativos éticos na produção e aplicação de conhecimentos.

15 ABEPSS  Fortalecer-se como entidade acadêmico científica  Propor e coordenar a política de formação profissional na área de Serviço Social que associe organicamente ensino, pesquisa e extensão e articule a graduação com a pós-graduação  Promover articulação entre associações acadêmicas e científicas congêneres  Criar grupos temáticos (GTs) para pesquisas na área de Serviço Social

16  I - propor e implementar estratégias de articulação entre grupos e redes de pesquisa na perspectiva do fortalecimento da área do Serviço Social;  II – organizar estratégias de fortalecimento ou redimensionamento das linhas de pesquisa na área de Serviço Social;  III- realizar levantamentos permanentes das pesquisas desenvolvidas e dos eixos temáticos de cada grupo;  IV- coordenar ações acadêmico-científicas da entidade relativas aos eixos de cada grupo temático;  V- propor à diretoria estrutura de organização temática para o Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social – ENPESS.

17  Organização de Grupos Temáticos Pesquisas, o que permitiria uma maior publicização do conhecimento construído nas universidades, em âmbito nacional e internacional, abrindo novas possibilidades de intercâmbios.  Formulação de uma política de pesquisa para a área, desafio que vem recebendo especial atenção, num constante diálogo com as representações de área na CAPES e no CNPq e com as outras áreas afins do conhecimento. PROPOSTA Gestão 2009-2010

18   “a investigação quando compromissada em libertar a verdade de seu confinamento ideológico, é certamente um espaço de resistência e de luta” (IAMAMOTO, 2008)

19 Referências Bibliográficas Anais do XI ENPESS. São Luis, Maranhão, ABEPSS, 2008. COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES). Documento de área/avaliação dos programas de pós-graduação em Serviço Social. CARVALHO, D. B. B. de; SILVA, M. O. S. e. Serviço Social, pós-graduação e produção de conhecimento no Brasil. São Paulo: Cortez, 2005. Estatuto da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social –ABEPSS. Dez, 2008. ___________. A pós-graduação e a produção de conhecimento no Serviço Social brasileiro. R B P G,.Revista Brasileira de Pós-Graduação. Brasília, CAPES, v. 4, n. 8, p. 192-216, dezembro de 2007. IAMAMOTO, Marilda. Serviço Social em tempo de capital fetiche, São Paulo: Cortez, 2008 TORRES, M. R. C. Et alli. A contra-reforma da educação superior: uma análise do Andes-sn das principais iniciativas do governo de lula da silva. Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN). Brasília, agosto de 2004. Disponível em http://www.andes.org.br/.http://www.andes.org.br/


Carregar ppt "Pós-graduação no Brasil: Possibilidades e Desafios para o Serviço Social Pós-graduação no Brasil: Possibilidades e Desafios para o Serviço Social."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google