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Superintendência de Auditoria

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Apresentação em tema: "Superintendência de Auditoria"— Transcrição da apresentação:

1 Superintendência de Auditoria
Sabesp Apuração Preliminar Superintendência de Auditoria

2 Apuração Preliminar = Averiguação| Agenda
Normativos e controle Canal de Denúncias Apuração Preliminar = Averiguação (Detalhamento) Estatísticas Canal de Denúncias

3 Apuração Preliminar = Averiguação| Normativos e Controle
Código de Ética e Conduta Orientadores Leis Procedimentos Empresariais Procedimentos Operacionais Empregado identificado e desvio de conduta materializado 1º  Gestor Empregado não identificado e/ou desvio de conduta não materializado, cadastrar no Canal de Denúncias 2º Apuração Preliminar = Averiguação

4 Apuração Preliminar = Averiguação| Canal de Denúncias
IMPLEMENTADO NA SABESP EM 2006 EM ATENDIMENTO À LEI SARBANES – OXLEY (SOx) PREMISSAS: TODAS AS DENÚNCIAS DEVEM SER AVERIGUADAS E O ANONIMATO SERÁ GARANTIDO.

5 Canal de Denúncia| Fluxo
ACATAMENTO TELEFONE CAIXA POSTAL OUVIDORIA E ATENDIMENTO AO CLIENTE SOLICITAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO IMPRENSA R E S U L T A D O TRIAGEM RESPONSABILIDADE DA AUDITORIA RESPONSABILIDADE DAS DIRETORIAS AVERIGUAÇÃO INVESTIGAÇÃO ELABORAÇÃO DE RELATÓRIOS (RECOMENDAÇÕES) RESPOSTA MELHORIA DE PROCESSOS MEDIDAS DISCIPLINARES (DEFESA) ESTORNOS E SANÇÕES *DIRETORIA IMPLEMENTA/AUDITORIA VALIDA Comitês de Auditoria e Ética; CGA; TCE; MP; Ouvidoria Sabesp (retorno ao denunciante); Ouvidoria Geral do Estado e Arsesp.

6 Apuração Preliminar = Averiguação| Detalhamento
As averiguações são realizadas de acordo com procedimento empresarial e todas cadastradas em sistema São nomeados averiguador e averiguador imediato Prazo de 60 dias prorrogável por igual período Abertura de dossiê específico Análise documental, identificando contratos, procedimentos empresariais envolvidos, leis, etc. Identificação de pessoas envolvidas direta ou indiretamente

7 Apuração Preliminar = Averiguação| Detalhamento
Análise caixas postais de s, ligações telefônicas, perícias Deliberar quanto ao afastamento do empregado envolvido Apoio Jurídico, RH, Segurança Empresarial, outros Emissão de relatório: Procedente, quem, o quê, onde, quando, como e valor Indicação de sugestões (medidas disciplinares, estornos, melhorias de processo)

8 Distribuição dos Canais de Acatamento| 2015
Fonte: SIA – Sistema de Informação da Auditoria

9 Denúncias| Procedentes X Improcedentes
OCORRÊNCIAS EM AVERIGUAÇÃO: 60 Fonte: SIA – Sistema de Informação da Auditoria

10 77 % Denúncias| Tipos de Ocorrências
TOTAL DE OCORRÊNCIAS REGISTRADAS: 108 44 IMPROCEDENTES - 40,74% 56 PROCEDENTES - 51,85% 8 EM AVERIGUAÇÃO - 7,41% Fonte: SIA – Sistema de Informação da Auditoria

11 Denúncias| Resultados de averiguações – Exemplos 2015
PROCESSO DETALHAMENTO Administrativo - Cartão corporativo Foi alterada a sistemática de uso de cartão corporativo na área. (Demissão) Comercial - Reforma de contas Os profissionais receberam formalmente orientações sobre os procedimentos operacionais vigentes, com destaque para os aspectos relacionados com a documentação suporte necessária; a aprovação superior; e a importância dos controles de acesso ao sistema corporativo. (Demissão) Comercial - Concessão de Tarifa Social Os profissionais receberam formalmente orientações sobre o Procedimento Comercial, com destaque para os aspectos relacionados com a documentação suporte exigida. Procedimento Comercial para concessão de Tarifa Social em revisão. (Advertência) Compras – Dispensa por valor Será alterado o Sistema de Cotações Eletrônicas , para que em uma compra na modalidade Dispensa de Valor também fiquem registrados todos os lances oferecidos durante o processo. (NA Penalidade - Improcedente) Fonte: SIA – Sistema de Informação da Auditoria

12 102 17 32 DEMISSÕES SUSPENSÕES ADVERTÊNCIAS
Denúncias| Medidas disciplinares (Jan/2012 – Dez/2015) DEMISSÕES 102 SUSPENSÕES 17 ADVERTÊNCIAS 32 Fonte: SIA – Sistema de Informação da Auditoria

13 Denúncias| Medidas disciplinares (Jan/2012 – Dez/2015)
Fonte: SIA – Sistema de Informação da Auditoria

14 Sabesp Obrigado


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