A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A REVOLUÇAO DOS CRAVOS O 25 de abril.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A REVOLUÇAO DOS CRAVOS O 25 de abril."— Transcrição da apresentação:

1 A REVOLUÇAO DOS CRAVOS O 25 de abril

2 Antes da Revolução dos Cravos
Portugal era liderado por um regime de ditadura fascista desde 1926 ao qual se deu o nome de Estado Novo, sendo o país governado pelo professor Oliveira Salazar, que viria a deixar o cargo em Foi Marcelo Caetano que o substituiu, até ao célebre dia 25 de abril. Durante o período do Estado Novo havia eleições, mas eram muito contestadas, visto que o governo era acusado de fraude eleitoral . Os opositores ao regime eram perseguidos por uma polícia política do Estado, a princípio PVDE (Polícia de Vigilância e Defesa do Estado), passando depois a ser denominada PIDE (Polícia Internacional e de Defesa do Estado), mais tarde DGS (Direcção-Geral de Segurança).

3 Causas que levaram ao 25 de abril
A falta de liberdade; Isolamento internacional do país; Agravamento das condições de vida; Descontentamento dos militares; Ânsia de liberdade; A Constituição não garantia os direitos dos cidadãos; Não existiam eleições livres; Existia censura na imprensa, cinema, teatro, artes plásticas, música e escrita; As actividades políticas, associações e sindicatos quase não existiam e as que existiam eram controladas pela polícia; A oposição ao regime era perseguida pela polícia política (PIDE/DGS); Portugal estava envolvido na guerra colonial em Angola, Guiné e Moçambique; ...

4 O que foi o 25 de abril? No dia 25 de abril de 1974, derrubou-se o regime político que vigorava em Portugal desde 1926, através de um movimento popular e militar, comandado pelas forças do MFA. Este dia ficou conhecido como “dia da liberdade” .

5 Como se fez a revolução No dia 24 de Abril de 1974 o posto do comando do movimento golpista, no quartel da Pontinha, em Lisboa, é secretamente ocupado por um grupo militar, comandado por Otelo Saraiva de Carvalho. Ás 22horas e 55 minutos é transmitido pelos Emissores Associados de Lisboa a canção “E Depois do Adeus” de Paulo de Carvalho, um dos sinais que demonstrava a tomada de posições para o golpe de estado. O segundo sinal é dado à meia-noite e vinte minutos, pela Rádio Renascença, com a música de Zeca Afonso, “Grândola Vila Morena” que vinha a confirmar o golpe e dava inicio às operações.

6 Esta operação teve a ajuda de diversos militares, um pouco por todo o país. As tropas foram comandadas no terreno por diversos capitães, de entre os quais o que mais se destacou e mais é recordado e associado à revolução foi Salgueiro Maia, que comandou tropas vindas da Escola Prática de Cavalaria de Santarém.

7 Consequências do 25 de abril
Foi logo no dia após a revolução dos cravos que se formou a Junta de Salvação Nacional, constituída por militares, e que procederá a um governo de transição. Essencialmente, o programa do MFA resume-se ao programa dos três D: Democratizar, Descolonizar e Desenvolver. Uma das medidas imediatas da revolução foi a extinção da polícia política (PIDE/DGS) e da Censura. Os sindicatos livres e os partidos foram legalizados. Foram libertados os presos políticos. Os líderes políticos da oposição no exílio voltaram ao país nos dias seguintes. Passada uma semana, o 1º de Maio foi celebrado legalmente nas ruas pela primeira vez em muitos anos. As grandes empresas foram nacionalizadas. No dia 25 de Abril de 1975 realizaram-se as primeiras eleições livres, para a Assembleia Constituinte. A Constituição foi aprovada em 1976 pela maioria dos deputados. A guerra colonial acabou e as colónias africanas tornaram-se independentes.

8 Tudo funcionou na perfeição
No dia 25 de abril de 1974, o Movimento das Forças Armadas derrubou o regime sem tiros e pôs fim ao Estado Novo. Não houve qualquer resistência por parte dos governantes. A ditadura terminou e a liberdade regressou ao nosso país! Nesse dia, o povo português saiu à rua para comemorar o regresso da democracia juntamente com os militares que colocavam cravos vermelhos nos canos das suas espingardas. Daí o nome de Revolução dos Cravos. VIVA PORTUGAL

9 Webgrafia

10 Trabalho realizado por:
Beatriz Ventura, 8º F


Carregar ppt "A REVOLUÇAO DOS CRAVOS O 25 de abril."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google