A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Obstáculos ao desenvolvimento Quais são os fatores internos e externos que constituem obstáculos ao desenvolvimento de um país? O desenvolvimento de um.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Obstáculos ao desenvolvimento Quais são os fatores internos e externos que constituem obstáculos ao desenvolvimento de um país? O desenvolvimento de um."— Transcrição da apresentação:

1 Obstáculos ao desenvolvimento Quais são os fatores internos e externos que constituem obstáculos ao desenvolvimento de um país? O desenvolvimento de um país é condicionado por um conjunto de obstáculos que estão associados: - ao passado colonial; - aos conflitos armados; - ao défice democrático; - às catástrofes naturais; - ao crescimento demográfico; - ao comércio internacional; - à instalação de multinacionais; -à divida externa.

2 O passado colonial Muitos dos atuais países desenvolvidos europeus, como Portugal, foram colonizadores de muitos territórios, hoje conhecidos como ex-colónias, dado que já adquiriram a independência, na maior parte dos casos, com recurso aos conflitos Armados.

3 Contudo, a colonização afetou as populações locais, uma vez que prevaleceram os interesses dos países colonizadores, com consequências para os habitantes das colónias, como: - a exclusão, marginalização e violação dos direitos humanos; - a mortalidade devido aos conflitos, à escravatura, à propagação de doenças, antes e depois da ocupação; - a perda de identidade cultural, devido à imposição dos valores dos povos colonizadores; - a redefinição de fronteiras territoriais, que não respeitou os limites tribais, provocando guerras étnicas, que ainda persistem na atualidade em África A descolonização acabou por dar origem a regimes de ditadura, a instabilidade política e conflitos armados

4 Conflitos Armados

5

6 Ainda existem muitos países com regimes ditatoriais ou militares, o que dificulta o desenvolvimento humano já que não existe liberdade de expressão, há muita corrupção, desvio de capitais e favorecimento das classes dirigentes.

7

8

9

10 O Comércio Internacional

11

12

13 A Dívida Externa o aumento do valor da dívida externa leva a que grande parte da riqueza criada nesses países se destine ao seu pagamento, dificultando e, em muitos casos, impedindo o desenvolvimento humano, dado que os países devedores canalizam os seus esforços para o pagamento da dívida externa e não para o investimento em sectores que promovam a qualidade de vida da população, como na educação, na saúde, na agricultura, na habitação, nas redes de transporte, etc.

14

15

16

17

18

19

20

21


Carregar ppt "Obstáculos ao desenvolvimento Quais são os fatores internos e externos que constituem obstáculos ao desenvolvimento de um país? O desenvolvimento de um."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google