A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Material de apoio geografia

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Material de apoio geografia"— Transcrição da apresentação:

1 Material de apoio geografia
Região Sudeste Material de apoio geografia 7° anos/2016 Prof° Wilson F. Forti

2 Região Sudeste A região Sudeste compreende os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. Ela se destaca perante as demais regiões por concentrar grande parte da riqueza do país. Esse dado, no entanto, não elimina a enorme desigualdade social que também a caracteriza, assim como em outras regiões do Brasil. FONTE FOTOS:

3 ÍNDICE Localização slide 04 Clima. slide 05 Relevo slide 06
Vegetação slide 08 Hidrografia slide 11 Ocupação slide 13 Economia slide 14 Manifestações Culturais - culinária slide 18 Artes slide 20 Danças Típicas slide 23 Música slide 31 Religiosidade slide 32 Bibliografia slide 38

4 Região Sudeste - político

5 Clima O sudeste tem como principais climas:
O clima tropical de altitude, que ocorre nas áreas serranas do sudeste, caracteriza-se por temperaturas mais amenas (média anual de 18°C). O clima subtropical, abrange basicamente, a porção do Brasil localizada ao sul do Trópico de Capricórnio, compreendendo o sul do estado de São Paulo. Os volumes de chuva são elevados, com chuvas distribuídas ao longo do ano. O clima tropical propriamente dito, que abrange grande parte de Espírito Santo e do Rio de Janeiro. Se caracteriza por ter um grande volume de chuvas e ser muito quente, ou seja quente e úmido.

6 Relevo No RELEVO da Região Sudeste destacam-se:
 as Serras e Planaltos do Leste e Sudeste;  o Planalto Meridional e Central  a Depressão chamada de Periférica.  as Planícies e terras baixas costeiras. A maior parte do relevo é formada por planaltos. Mas entre os planaltos aparecem regiões de terras mais baixas denominadas depressões. FONTE:

7 Relevo A maior parte do relevo da região sudeste encontra-se acima de 500 metros de altitude . Esse fato, associado à localização , explica a predominância do clima tropical de altitude em grande parte do território. Na parte oriental da região, destacam-se as Serras do Mar e da Mantiqueira. Em alguns trechos, as elevações se encontram bastante próximas do litoral, o que favorece a formação de chuvas orográficas. Uma das características mais marcantes do relevo do sudeste é a formação de um conjunto de serras de topos arredondados, que se assemelham a “meias laranjas”. Essas feições de relevo não se limitam ao sudeste, elas se estendem por todo o trecho leste do território brasileiro, de norte a sul. A paisagem que se forma recebe o nome de mares des morros. Parte da Serra da Mantiqueira em Passa-Quatro, Minas Gerais

8 Vegetação A vegetação da região sudeste é muito diversificada: Mata Atlântica, Cerrado, Caatinga e Vegetação Litorânea. Desde o final do sec. XVIII, a vegetação começou a ser devastada para ceder lugar às plantações de café. CERRADO MATA ATLÂNTICA CAATINGA VEGETAÇÃO LITORÂNEA

9 Vegetação Mata Atlântica:
Os remanescentes da Mata Atlântica no Sudeste subsistem em trechos do relevo acidentado, como as erras do Mar e da Mantiqueira. A Mata Atlântica é reconhecida como Reserva da Biosfera, é um dos ecossistemas mais ricos do mundo em biodiversidade. Essa diversidade deve-se, em grande parte, às diferenças de altitude, temperatura, iluminação, pluviosidade e solos existem ao longo das áreas de domínio desse tipo de vegetação. Cerrado e Caatinga: A vegetação de Cerrado, recobria originalmente, grandes áreas do estado de MG. Era ao norte desse estado que também se encontrava a Caatinga, hoje quase extinta nessa área.

10 Vegetação Vegetação Litorânea:
A Vegetação Litorânea, destaca-se a cobertura vegetal das restingas e dos manguezais. As restingas correspondem as faixas de terreno arenoso próximas ao litoral, cobertas por vegetação rasteira ou arbustiva. Os manguezais ocorrem em alguns trechos do litoral sujeitos à inundação pelas marés, isto é, nos ambientais situados próximos à foz dos rios que deságuam no mar. Muitos manguezais do Sudeste, porém, foram devastados ou aterrados com o processo de ocupação e urbanização da região, causando desequilíbrios ambientais.

11 Hidrografia Devido à suas características de relevo, predominam na região os rios de planalto, naturalmente encachoeirados. Entre as várias bacias hidrográficas, merecem destaque: Bacia do Paraná — O rio principal é formado pela junção dos rios Paranaíba e Grande. Nessa bacia se localizam algumas das maiores hidrelétricas do país, tanto no rio Paraná (Urubupungá e Itaipu) como nos rios Paranaíba (Cachoeira Dourada e São Simão) e Grande (Furnas e Volta Grande). Bacia do São Francisco — O principal rio nasce em Minas Gerais, na serra da Canastra, atravessa a Bahia e alcança Pernambuco, Alagoas e Sergipe, no Nordeste. Recebendo alguns grandes afluentes e outros menores, que chegam inclusive a secar (rios temporários), o São Francisco tem alta importância regional, por oferecer transporte, alimentação, energia elétrica e irrigação. No seu alto curso, que vai da nascente a Pirapora (Minas Gerais), o São Francisco é acidentado e não-navegável, oferecendo, por outro lado, alto potencial hidrelétrico. A Usina Hidrelétrica de Três Marias foi aí construída a fim de regularizar o curso do rio, fornecer energia elétrica e ampliar seu trecho navegável, através de comportas que fazem subir o nível das águas. Já no médio curso, que estende de Pirapora e Juazeiro (estado da Bahia), o rio é inteiramente navegável. O baixo curso do São Francisco localiza-se inteiramente na região Nordeste. Bacias do Leste — São um conjunto de bacias secundárias de diversos rios que descem das serras litorâneas para o Atlântico, merecendo destaque as bacias dos rios Pardo, Rio Doce e Jequitinhonha, em Minas Gerais, e Paraíba do Sul, em São Paulo e Rio de Janeiro. Bacias do Sudeste-Sul — A região Sudeste é drenada também por estas bacias, destacando-se a do rio Ribeira do Iguape, no estado de São Paulo.

12 Hidrografia

13 Processo de ocupação da região
A decadência da economia do açúcar no nordeste e a descoberta de ouro e pedras preciosas em áreas do atual estado de Minas Gerais, em meados do sec. XVII, fizeram com que muitas pessoas se dirigissem ao sudeste em busca da riqueza que a atividade mineradora prometia. Com a exploração do ouro, a região da Minas tornou-se a principal área econômica da colônia. Na segunda metade do sec. XVIII, a exploração do ouro entrou em decadência e boa parte da população migrou para SP e RJ, em busca de terra fértil. Ali começou a cafeicultura na região sudeste.

14 ECONOMIA: Setor Primário
Agricultura As atividades agrícolas que se desenvolvem no Sudeste, especialmente no estado de São Paulo, caracterizam-se pela utilização de elevadas tecnologias, pelo uso acentuado de fertilizantes químicos e agrotóxicos e pelo cultivo de vários produtos. Alguns dos principais produtos são: a laranja, o café e a cana – de -açúcar. A Pecuária Grande parte das atividades pecuárias da região Sudeste se desenvolve de forma intensiva, com espécies selecionadas e vacinadas, o que garante alta produtividade. O Sudeste tem o segundo maior rebanho bovino perdendo apenas para a região Centro – Oeste, o rebanho suíno é o terceiro maior entre as regiões brasileiras.

15 Setor primário Extrativismo
Petróleo O Rio de Janeiro é o que produz mais petróleo, cerca de 80% de todo o petróleo produzido no país. Embora em menor quantidade, os estado de São Paulo e Espírito Santo também produzem petróleo. O Sudeste concentra o maior número de refinarias de petróleo no país e é também o maior consumidor dos produtos desse indústria, principalmente dos combustíveis. Minério de Ferro Outro produto de destaque do extrativismo no Sudeste é o minério de ferro. É encontrado, principalmente, no estado de Minas Gerais e abastece tanto o mercado interno quanto o externo.

16 Setor Secundário Após o importante ciclo do café, ocorrido na região Sudeste, tivemos o ciclo da indústria iniciado nessa região. Com o passar do tempo diversas indústrias se instalaram na região, formando na atualidade a maior concentração industrial do país e uma das maiores do mundo. Milhares de pessoas migraram para essa região em busca de trabalhos, o que atualmente diminuiu sobremaneira. Destacam-se as indústrias de bens de produção: metalúrgica, mecânica, química. Bens de consumo duráveis: mobiliário, material de transportes, material elétrico e de comunicação; bens de consumo não duráveis: têxtil, vestuário e calçados, produtos alimentícios.

17 Setor Terciário No Sudeste, especialmente nos grandes centros urbanos, o comércio e os serviços realizados de maneira informal cresceram muito com a crise socioeconômica. No Sudeste, as atividades comerciais são impulsionadas por:  um grande número de shoppings centers; vastos e importantes centros atacadistas, que fornecem os mais diversos tipos de produtos para o comércio varejista de todo o país, especialmente nos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro; Importantes empresas de importações e de exportação; Serviços de turismo de negócios, cultural, de aventura, sol e praia, dentre outros; Importantes portos e aeroportos essências a vida econômica do país. .

18 Manifestações culturais da região culinária
A culinaria da região Sudeste é, basicamente, de origem portuguesa. As diversas colônias de imigrantes, com destaque para os italianos e japoneses, também têm forte influência. A influência indígena e africana são marcadas na música e na culinária da região.

19 Culinária A culinária do Sudeste é muito rica e diversa, variando de estado para estado. No Rio de Janeiro a comida típica é a feijoada. Minas Gerais tem uma das cozinhas mais expressivas do país, incluindo pratos como o pão de queijo, tutu de feijão, feijão tropeiro, angu, etc. No Espírito Santo, o prato típico é a moqueca. São Paulo não possui uma cozinha típica, dado que cada comunidade de imigrantes manteve seus hábitos alimentares, muito embora a influência italiana seja predominante. O prato mais consumido em São Paulo é a pizza.

20 Manifestações Culturais
Artes As festas típicas da região são marcadas pela influência africana, como as congadas, a festa do Divino Espírito Santo, reisados, lundus, sambas etc. Além disso, a cultura caipira é muito presente no interior dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo.

21 Manifestações Culturais
Artes Congadas Festa do Divino Reisado FONTE:

22 Manifestações Culturais
Artes Lundus Carnaval

23 Manifestações Culturais
Danças Típicas. Batuque (SP, MG, ES): dança de terreiro com dançadores de ambos os sexos, organizados em duas fileiras, uma de homens e outra de mulheres. Os passos são executados com os pares soltos que, saindo das fileiras, circulam livremente pelo terreiro. O elemento essencial em toda a coreografia é a umbigada, chamada “batida”: os dançadores dão passos laterais arrastados, depois levantam os braços e, batendo palmas acima da cabeça, inclinam o tronco para trás e dão vigorosa batida com os ventres. Os instrumentos musicais são todos de percussão: Tambu, Quinjengue, Matraca e Guaiá ou Chocalho.

24 Manifestações Culturais
Danças Típicas Batuque

25 Manifestações Culturais
Danças Típicas Catira ou Cateretê (MG, SP): é executada exclusivamente por homens, organizados em duas fileiras opostas. Na extremidade de uma delas fica o violeiro que tem à sua frente o seu “segunda”, isto é, outro violeiro ou cantador que o acompanha na cantoria. O início é dado pelo violeiro que toca o “rasqueado”, para os dançadores fazerem a “escova”(bate-pé, bate-mão, pulos). Prossegue com os cantadores iniciando uma moda de viola.

26 Manifestações Culturais
Danças Típicas Catira ou Cateretê

27 Manifestações Culturais
Danças Típicas Ciranda (RJ) - No Rio de Janeiro o termo ciranda pode significar tanto uma dança específica quanto uma série de danças de salão, As músicas são na forma solo-coro, tiradas pelo mestre em quadras tradicionais e circunstanciais, respondidas pelas vozes dos dançadores. O acompanhamento musical é feito por viola, violão, cavaquinho e adufes. Na Chiba-cateretê o conjunto musical é composto ainda do Mancado: um caixote percutido com tamancos de madeira.

28 Manifestações Culturais
Danças Típicas Ciranda (RJ)

29 Manifestações Culturais
Danças Típicas Quadrilha (todos os Estados) - própria dos festejos juninos, a Quadrilha nasceu como dança aristocrática, oriunda dos salões franceses, depois difundida por toda a Europa. No Brasil foi introduzida como dança de salão que, por sua vez, apropriada e adaptada pelo gosto popular. Para sua ocorrência é importante a presença de um mestre “marcante” ou “marcador”, pois é quem determina as figurações diversas que os dançadores desenvolvem.

30 Manifestações Culturais
Danças Típicas Quadrilha

31 Manifestações Culturais
Músicas Em São Paulo, temos a moda de viola (musica caipira) como uma das mais fortes expressões culturais do estado. Rio de Janeiro é conhecido como o berço do Samba, influenciado pela cultura africana, o samba hoje faz parte da vida cultural do estado, sendo referência mundial neste tipo de manifestação. O Espírito Santo mantém a tradição das Congadas e dos Pagodes, assim como Minas Gerais.

32 Manifestações Culturais
Religiosidade Devido à influência portuguesa, a maior parte da população professa a fé católica, embora há crescentes aderentes do protestantismo e, em menor medida, seguidores do judaísmo, budismo, islamismo, espiritismo e religiões afro-brasileiras.

33 Manifestações Culturais
Religiosidade:Catolicismo Catedral da Sé - SP Igreja da Candelária - RJ Igreja das Carmelitas -ES Igreja da Pampulha - BH

34 Manifestações Culturais
Religiosidade: diversas religiões presentes na região Sudeste Igreja Adventista Assembleia de Deus Igreja Universal do Reino de Deus

35 Manifestações Culturais
Religiosidade:diversas religiões presentes na região Sudeste Igreja Batista Testemunhas de Jeová Budismo

36 Manifestações Culturais
Religiosidade: diversas religiões presentes na região Sudeste Mesquita Muçulmana Judaísmo Igreja Protestante

37 Manifestações Culturais
Religiosidade: diversas religiões presentes na região Sudeste Espiritismo Candomblé Umbanda

38 Bibliografia: Livro de geografia Projeto Araribá
Bibliografia: Livro de geografia Projeto Araribá. Editora: Moderna


Carregar ppt "Material de apoio geografia"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google