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Serviços de Referência Indicadores Vanessa Peruhype Magalhães Pascoal.

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Apresentação em tema: "Serviços de Referência Indicadores Vanessa Peruhype Magalhães Pascoal."— Transcrição da apresentação:

1 Serviços de Referência Indicadores Vanessa Peruhype Magalhães Pascoal

2 Redes nacionais de laboratórios, organizadas em sub-redes, por agravos ou programas, de forma hierarquizada por grau de complexidade das atividades relacionadas à vigilância em saúde. Portaria 2031 de 2004 Ministério da Saúde Sistema Nacional de Laboratórios de Saúde Pública – SISLAB

3 Centro Colaborador Laboratórios de Referência Nacional Laboratórios de Referência Regional Laboratórios de Referência Estadual Laboratórios de Referência Municipal Laboratórios Locais Laboratórios de Fronteira Estruturação do SISLAB Vigilância Epidemiológica Vigilância Ambiental em Saúde Vigilância Sanitária Assistência Médica de Alta complexidade REDES Serviços de Referência da FIOCRUZ Sub-redes

4 1)Carbúnculo 2)Doença de Chagas (taxonomia de vetores) 3)Enteroinfecções bacterianas 4)Esquistossomose 5)Filarioses 6)Gripe 7)Hepatites virais 8)Leishmaniose tegumentar 9)Leptospirose 10)Micoses sistêmicas 11)Peste 12)Poliomielite e outras enteroviroses 13)Riquetsioses 14)Viroses exantemáticas Referência Nacional Serviços de Referência da FIOCRUZ Referência Regional 1)Dengue 2)Esquistossomose 3)Febre amarela 4)Hantaviroses 5)Rotaviroses

5 Serviços de Referência da FIOCRUZ Leishmaniose Tegumentar Estruturado em REDE Vinculada à VPSRA/FIOCRUZ e à CGLAB/SVS melhorar a capacidade de resposta fortalecimento do trabalho racionalizar recursos e aumentar resolutividade Flebotomínios Diagnóstico Capacitação Reservatórios

6 Serviços de Referência da FIOCRUZ Como estão estruturados e o que oferecem ??? - Oferece um conjunto de atividades para a Sociedade: assistência clínica, exames laboratoriais, controle de qualidade, cooperação técnica, vigilância epidemiológica, sanitária e ambiental; - Estrutura compreende 61 serviços vinculados à Vice Presidência de Serviços de Referência e Ambiente (VPSRA), capazes de dar respostas imediatas a problemas emergenciais como epidemias ou novas doenças; São atividades decorrentes e/ou associadas à pesquisa, desenvolvimento tecnológico e formação de recursos humanos.

7 Preocupação Institucional da FIOCRUZ Observou-se um avanço considerável no processo de monitoramento das atividades através da implantação de indicadores, possibilitando a avaliação do desempenho institucional - período de 2005/2006. Estabelecimento de um sistema de monitoramento e avaliação do desempenho de suas atividades – discutido desde 2003/2004. INSTRUMENTO PARA DISCUSSÃO INDICADORES NAS ATIVIDADES DE REFERÊNCIA

8 Qual a meta da instituição para as referências ??? Adequação dos indicadores de produtividade dos serviços de referência Monitorada e avaliada por um grupo de trabalho coordenado pela DIPLAN.

9 O que é INDICADOR ??? INDICADOR Forma de representação mensurável de características de estruturas, resultados, processos ou impactos, utilizados para acompanhar e avaliar ações, produtos, projetos e planos. Caracteriza-se pelo resultado da relação entre um numerador (medidas mensuráveis, tais como números absolutos de exames e procedimentos) e um denominador (tais como números absolutos de exames e procedimentos programados), num determinado intervalo de tempo.

10 Um INDICADOR se refere ??? Avaliação de eficácia, eficiência e efetividade das atividades prestadas pelo Serviço de Referência: - Eficácia: Representa o alcance das metas programadas, em um determinado período de tempo. - Eficiência: Diz respeito à proporção de recursos consumidos. São geralmente expressos como custo/eficácia. - Efetividade: Representa o grau de modificação da situação- problema (desafio) que origina a ação. Serve para avaliar o impacto das ações sobre a situação-problema.

11 Como os INDICADORES estão articulados aos Serviços Laboratoriais de Referência ??? - Através das ações do Plano Pluri-Anual - PPA-FIOCRUZ Constituem as atividades diretamente vinculadas ao diagnóstico laboratorial de referência

12 Atividades dos Laboratórios de Referência ??? a)Realização de exames laboratoriais de referência; b) Cooperação técnica; c) Pesquisa e desenvolvimento tecnológico; d) Formação e capacitação de recursos humanos; e) Atividades de assessoramento ou consultoria a outros laboratórios das respectivas redes; f) Distribuição de materiais de referência; g) Organização e preservação de coleções; h) Disponibilização da produção técnico-científica; i ) Desenvolvimento de métodos e processos laboratoriais para incorporação pelo sistema.

13 1)Missão Gerar e desenvolver processos e produtos visando apoiar ações de controle das leishmanioses nas três esferas de governo, por meio de atendimento ambulatorial, diagnóstico laboratorial, capacitação de municípios para organização de serviços, capacitação de recursos humanos para o SUS, produção de material informativo, pesquisa, consultoria e assessoramento. Como o Centro de Referência em Leishmanioses – CPqRR está inserido nestas atividades ???

14 2) Planejamento / Objetivos - Desenvolver atividades de atendimento ambulatorial e tratamento das leishmanioses tegumentar e visceral; - Realizar testes para diagnóstico parasitológico e imunológico da leishmaniose tegumentar; - Acompanhar clínica e laboratorialmente a resposta ao tratamento das leishmanioses tegumentar e visceral; - Desenvolver e padronizar técnicas de diagnóstico que possam dar subsídio nos casos em que não se consegue fechar o diagnóstico com métodos convencionais, mas o paciente entrou na propedêutica ambulatorial – PCR; Como o Centro de Referência em Leishmanioses – CPqRR está inserido nestas atividades ???

15 2) Planejamento / Objetivos - Treinamento e capacitação de profissionais de saúde: técnicos, biólogos, bioquímicos e médicos residentes; - Colaborar com setores governamentais de execução do controle de endemias, participando de comitês de assessoramento; - Produzir material informativo sobre o agravo; - Desenvolver projetos de pesquisa que visem o estabelecimento de novos procedimentos e produtos para apoio diagnóstico e tratamento das leishmanioses tegumentar e visceral; - Desenvolver projetos de pesquisa que visem medidas de controle das leishmanioses. Como o Centro de Referência em Leishmanioses – CPqRR está inserido nestas atividades ???

16 3) Ações Implementadas -Todos os objetivos designados no planejamento do CRL vêem sendo cumpridos. -O CRL vem utilizando indicadores para avaliação do serviço prestado (ensaios laboratoriais e atendimento ambulatorial). - Proporção de exames entregues dentro do prazo - Índice de satisfação do cliente Como o Centro de Referência em Leishmanioses – CPqRR está inserido nestas atividades ???

17 - O CRL atende demanda da rede pública do município de Belo Horizonte, da região metropolitana e do Estado de Minas Gerais. – Além de exercer atividades de atendimento e propedêutica da demanda ambulatorial, recebe material biológico e oferece assessoria técnica para os hospitais e serviços de saúde de Minas Gerais. - Organização dos LACENS de todo país (rede), visando capacitação na realização de exames para diagnóstico da LTA. - Atividade de pesquisa realizada em colaboração com diferentes instituições nacionais e internacionais. 4) Pontos Fortes Como o Centro de Referência em Leishmanioses – CPqRR está inserido nestas atividades ???

18 Aumento nas demandas do sistema de saúde 5) Pontos Fracos Desafios para ampliação da capacidade de resposta: -Espaço Físico -Recursos Humanos grande sobrecarga aos serviços de referência da instituição Como o Centro de Referência em Leishmanioses – CPqRR está inserido nestas atividades ???

19 Proposta para o ambulatório: Propõe-se que o ambulatório seja readequado e passe a ter duas salas para atendimento médico, uma sala para entrevistas, ante- sala de recepção dos pacientes com equipamentos para exibição de filmes educativos, documentários etc. 5) Pontos Fracos Como o Centro de Referência em Leishmanioses – CPqRR está inserido nestas atividades ???

20 1. Proporção de exames entregues dentro do prazo; 2. Tempo médio de liberação do resultado do exame; 3. Evolução do número de exames laboratoriais de referência realizados pelo laboratório de referência; 4. Índice de exames para referência realizados pelo laboratório de referência; 5. Índice de Métodos/processos desenvolvidos em relação ao programado; 6. Índice da implementação de metodologias, pelos laboratórios periféricos, a partir dos laboratórios de referência; Qual a proposta da VPSRA para seleção dos melhores indicadores para os Serviços de referência ??? Indicadores propostos aos Serviços de Referência:

21 7. Índice de realização de exames laboratoriais de referência programados; 8. Média de exames realizados por profissional envolvido na atividade; 9. Índice de execução das assessorias/consultorias prestadas em relação ao programado; 10. Evolução da produção de materiais de referência; 11. Índice de formação de recursos humanos externos em relação ao programado, por tipo de treinamento; 12. Índice de satisfação do cliente; 13. Valor orçamentário médio por exame laboratorial realizado. Indicadores propostos aos Serviços de Referência: Qual a proposta da VPSRA para seleção dos melhores indicadores para os Serviços de referência ???

22 1.Índice de aceitabilidade de amostras enviadas ao Centro de Referência em Leishmanioses (CRL); 2.Índice de contaminação de aspirados de lesão cutânea de leishmaniose; 3.Índice de avaliação de lâminas de exames parasitológicos para LTA, provenientes dos LACENS, atendidos no prazo. Novos indicadores propostos para o CRL: Centro de Referência em Leishmanioses - CPqRR - Índice da implementação de metodologias, pelos laboratórios periféricos, a partir dos laboratórios de referência. - Índice de formação de recursos humanos externos em relação ao programado, por tipo de treinamento. REDE


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