A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O HOMEM X RELAÇÕES INTERPESSOAIS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O HOMEM X RELAÇÕES INTERPESSOAIS"— Transcrição da apresentação:

1 O HOMEM X RELAÇÕES INTERPESSOAIS
Prof. Wesley Vieira Borges

2 INTRODUÇÃO As relações interpessoais são para o homem tão inerentes quanto à sua própria existência. O homem é um ser gregário, ou seja, predominantemente social, e assim o é desde o seu nascimento momento em que tece sua primeira relação com os grupos família e sociedade. Para se estabelecer uma relação interpessoal basta haver mais de uma pessoa, neste caso dependendo dos fatores que levaram a este encontro esta relação terá maior ou menor duração.

3 Se os motivos foram a semelhança de objetivos o natural é que esta relação tenda a se fortalecer. Caso contrário, se esta relação se formou a partir de opiniões antagônicas a tendência é de que esta relação tenha o mínimo de duração, no caso da divergência persistir. Uma relação iniciada a partir de divergências somente terá duração maior caso os indivíduos que compõem esta relação cheguem a um denominador comum sobre o assunto.

4 Nas organizações de trabalho acontece da mesma forma
Nas organizações de trabalho acontece da mesma forma. A nossa entrada na organização já é por si uma grande relação, onde no interior desta formaremos outras tantas relações que irão de alguma forma se relacionar entre si. O interior das organizações será o nosso principal cenário para o estudo destas relações.

5 AS VARIÁVEIS DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS
As principais variáveis que propiciam ao surgimento e manutenção das Relações Interpessoais nas Organizações são: Os Individuos: Toda e qualquer relação racional é formada por seres humanos cuja bagagem de vida é formada por experiências, crenças, valores, conceitos, cultura, opiniões, dentre outras variáveis que juntas formam o que chamamos de personalidade. Estes homens atores principais nas relações, as tecem conforme suas afinidades e preferências. Os Objetivos e Metas: A busca por algo em comum é a grande responsável pela aproximação das pessoas. Ao longo de nossa existência milhares pessoas passarão pelas nossas vidas, pessoas dos mais variados tipos, opiniões, pontos de vistas e origens, porém, se observarmos veremos que apesar das diferenças temos algo em comum e é justamente esta coincidência quem propicia todas as relações que formamos.

6 AS VARIÁVEIS DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS
A Gestão de Pessoas: O papel do líder tem importância bastante relevante para o desenvolvimento de relações positivas dentro das organizações. O líder funciona como um facilitador das relações e é responsável por auxiliar ao grupo no alcance de suas metas, que deverão ser as mesmas para que ocorra uma busca grupal. O Meio Ambiente: Toda a dinâmica das relações interpessoais sempre irá acontecer dentro de um ambiente que envia e recebe interferência dos indivíduos, atores destas relações. Onde este ambiente pode ser interno, ou seja, o interior das próprias organizações ou externo a elas.

7 AS VARIÁVEIS DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS
O Meio Ambiente: (continuação) Observe o processo:

8 AS VARIÁVEIS DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS
O Meio Ambiente: (continuação) Em relação ao ambiente interno, fatores como estrutura organizacional, modelo de administração e clima organizacional precisam se observados. Estes aspectos ditarão os modos de como as relações se desenvolverão tanto entre indivíduos como entre os diversos grupos se formam a partir do grupo base que é a organização. O ambiente externo influencia nas relações por se encontrar neste ambiente toda a bagagem pessoal dos indivíduos que formam este grupo formal chamado organização. Outras variáveis como política, economia e cultura também fazer parte deste ambiente externo e têm atuação direta nas relações interpessoais.


Carregar ppt "O HOMEM X RELAÇÕES INTERPESSOAIS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google