A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GERAÇÃO MILÊNIO?!... GERAÇÃO Y?! TRAÇANDO UM BREVE PANORAMA...

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GERAÇÃO MILÊNIO?!... GERAÇÃO Y?! TRAÇANDO UM BREVE PANORAMA..."— Transcrição da apresentação:

1 GERAÇÃO MILÊNIO?!... GERAÇÃO Y?! TRAÇANDO UM BREVE PANORAMA...

2  Quem é esta geração?  Que características possui?

3 GERAÇÃO MILLENIUM. OS JOVENS QUEREM SER EMPREENDEDORORES, MAS FAZENDO O QUE GOSTAM

4 QUESTIONAMENTOS...  Destacar pontos...  Fazer um paralelo entre os jovens da vídeo e os jovens que estão aqui pensando na Vida Religiosa como estilo de vida  O que estas características favorecem?  O que não nos ajuda?

5  Recordar o que sabemos sobre...

6 VOCAÇÃO

7 CONSAGRAÇÃO

8 FORMAÇÃO

9 CONCEITOS... Vida Religiosa A Vida Religiosa é um caminho para Deus. “um” “o” Abraçando a Vida Religiosa, escolhe-se “um” caminho e não “o” caminho. “meu” Porém, quando escolho este caminho, ele torna-se o “meu” caminho para Deus.

10  A opção pela Vida Religiosa engloba duas dimensões: Humana e cristã “O Religioso é um cristão suficientemente humanizado que opta por viver em comum sua fé e sua missão, segundo um projeto congregacional, capaz de permitir- lhe crescer, cada vez mais para o mundo.”

11 DIMENSÕES DA VOCAÇÃO - HUMANA  Dimensão fundamental;  Integra elementos sociais, psicológicos, afetivos, sexuais, morais, religiosos e intelectuais;  Capacidade de vida em sociedade;  Remete à oblatividade  A vivência vocacional supõe um grau de humanização;  Capacidade de amadurecimento

12 DIMENSÕES DA VOCAÇÃO - CRISTÃ  Pressupõe a dimensão humana vivida de acordo com o seguimento de Cristo;  Pautar a vida segundo os valores do evangelho;  Configurar as estruturas profundas da existência nos moldes de Jesus;  Ações pautadas numa fé amadurecida.

13  “Ninguém segue um Jesus abstrato, idealizado e distanciado da História, e sim o Jesus caminheiro da das estradas da Palestina, cujo testemunho de humanidade atraiu multidões, desejosas de um estilo de vida diferente. Este estilo sempre pautado no amor mútuo.”

14  O amor cristão configura-se como um caminho superior de humanização, enfocada no eixo Cristológico. Sem amor não existe humanização possível.”  É doutrina cristã que fundamenta o amor cristão. A precariedade no conhecimento da Doutrina Cristã pode ser motivos de crise e de insegurança.

15  “O desconhecimento do projeto cristão pode ter como efeito o seguimento de um falso Jesus Cristo, modelado segundo mesquinhos interesses pessoais, muito distante do Jesus dos evangelhos!”

16 A VIDA RELIGIOSA É...  uma forma especial de viver a dimensão humana e cristã.  Consiste na vivência do batismo,  como projeto de vida comunitária,  fundado numa compromisso público e formal

17 A VIDA RELIGIOSA É...  feito numa congregação religiosa,  através do votos de pobreza, castidade e obediência,  com um específico programa de vida e  de engajamento na igreja e na sociedade.

18 ALERTA... É preocupante receber jovens e adultos com questões indissolúveis na fé, com deficiências humanas e cristãs graves.

19 MAS... O QUE É FORMAÇÃO? DESCOBRINDO CONCEITOS

20 FORMAÇÃO... CONCEITO  A palavra formação evoca o vocábulo forma, sentido de configuração dada a uma matéria-prima pela habilidade, por exemplo, de um escultor. O trabalho de configuração da matéria-prima dependerá da destreza do artista.  Habilidade do artista X qualidade da matéria

21 PRESSUPOSTOS  Quem é o agente da formação?  Que “material” carece ser formado?  Que modelo deve ser usado?  Quais os ingredientes da formação?  Qual o tempo exigido para concluir o processo de formação?

22 PRESSUPOSTOS agentes da formação  Quem são os agentes da formação ? O agente primeiro da formação é Deus! Cada ser humano é continuamente criado e recriado por Deus. O segundo agente é o formando, chamado a responsabilizar-se por sua vocação. O terceiro agente é o formador. Ele é um ajudante de Deus no ato de plasmar a identidade religiosa do formando e da formanda.

23 PRESSUPOSTOS  Que “material” carece ser formado?  Formando com sua própria história de vida, suas aptidões e seus projetos.  Que modelo deve ser usado?  Modelo é a pessoa de Jesus, que orienta: Aprendei de mim... (Mt 11,29) O processo formativo consiste em conformar a existência com o modo de ser de Jesus.

24 PRESSUPOSTOS  Qual o tempo exigido para concluir o processo de formação? Envolve a vida inteira.

25 formação inicial  A formação inicial consiste em colocar os fundamentos da caminhada, os marcos orientadores dos passos a serem dados. formação  A formação é uma longa marcha, com etapas e objetivos a serem alcançados: acompanhamento vocacional, aspiranntado, postulado, noviciado, juniorato – formação inicial - e formação permanente.

26  É comum encontrar formandos que passam de etapa em etapa sem, contudo, serem tocados por elas.

27  Resultado: depois de perfazer todas as etapas, agem como se jamais tivessem sido influenciados pelo processo de formação. Basta ver como se comportam – seus valores, seus projetos, seu testemunho de vida...


Carregar ppt "GERAÇÃO MILÊNIO?!... GERAÇÃO Y?! TRAÇANDO UM BREVE PANORAMA..."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google