A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O OURO NO BRASIL.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O OURO NO BRASIL."— Transcrição da apresentação:

1 O OURO NO BRASIL

2 UNIÃO IBÉRICA Entre 1580 e 1640, ou seja, por 60 anos Portugal foi dominado pela Espanha. Essa união ficou conhecida como UNIÃO IBÉRICA. Portugal e Holanda eram sócios na produção de açúcar. A Espanha vivia em conflito com a Holanda. Sendo assim, quando dominou Portugal, a 1ª coisa que a Espanha fez foi acabar com a sociedade entre portugueses e holandeses.

3 Os holandeses não aceitaram e invadiram o Brasil, escolheram a parte onde tinha engenhos de açúcar para assim continuar a praticar esse comércio. Fizeram 3 tentativas no Nordeste brasileiro Na 3ª vez conseguiram se estabelecer por 24 anos A Invasão Holandesa no Brasil durou de 1630 a 1654, ou seja, 24 anos!

4 O OURO NO BRASIL Após a expulsão dos holandeses em 1654 Portugal viveu uma crise econômica Precisava urgentemente encontrar uma nova fonte de lucro pois a cana-de-açúcar já não estava dando o lucro de antes Passaram então a procurar pelo ouro

5 São Paulo, uma vila esquecida...
Como não havia plantação de cana, São Paulo nunca chamou a atenção da Metrópole ( Portugal) Sendo assim a região era pobre e por isso seus moradores desbravavam o interior , atravessavam matas, rios e serras em busca de melhores condições de vida. No caminho enfrentavam índios e a fome. Esses homens paulistas eram chamados de BANDEIRANTES. Foi com eles que Portugal achou a saída para sua crise.

6 As primeiras expedições ( viagens) eram apenas para aprisionar índios e vendê-los ao Nordeste como escravos Depois essas expedições passaram a procurar ouro. As primeiras minas de ouro foram encontradas e logo a região mineradora ficou lotada de gente: paulistas ( bandeirantes), portugueses e senhores de engenho falidos.

7 A SOCIEDADE MINERADORA
Elite mineradora: compravam escravos e montavam uma empresa de extração de ouro Camadas médias: pessoas que trabalhavam em outras atividades Escravos: maior parte da mão de obra mineradora

8 O escravos Passavam horas com o corpo na água mesmo no inverno
Tomavam aguardente para se aquecer Trabalhavam em casas e atividades como pedreiro, barbeiros, etc Haviam fugas constantes Formavam quilombos Alguns compravam a alforria Surgem os mulatos: mistura de negras com homens brancos

9 O Eixo da economia muda... Por muito tempo o eixo da economia da colônia foi o Nordeste, ou seja, ele era o coração econômico, de onde vinha o lucro, por isso ali foi feita a 1ª capital: Salvador. A partir da descoberta do ouro o eixo muda para a região das Minas, sendo assim em 1763 a capital do Brasil passa a ser Rio de Janeiro, devido a sua proximidade com Minas Gerais

10 Os impostos e o controle
Surgem os impostos pagos a Coroa: Quinto: a quinta parte do ouro encontrado deveria ser entregue a Coroa. Exemplo: 20 gramas de ouro = 4 gramas pagos Onde esse imposto era recolhido? Nas casas de fundição. Ali o ouro era derretido, transformado em barras e retirada a quinta parte. Com isso tentava-se impedir o contrabando.

11 A reação... Muitos mineradores não concordavam com as casas de fundição e com os outros impostos, além disso comida era caríssima na região pois vinha de longe Surgem então as primeiras revoltas contra a coroa... Em Vila Rica, um homem chamado Filipe dos Santos juntou um grande grupo de mineradores e tentaram impedir a instalação das casas de fundição.

12 Esse movimento ficou conhecido como Revolta de Filipe dos Santos
A revolta foi reprimida e Filipe foi enforcado e esquartejado.


Carregar ppt "O OURO NO BRASIL."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google