A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A OCUPAÇÃO DO INTERIOR ۩ Séc. XVIII – expansão do território brasileiro: 4 atividades levam a isso: a PECUÁRIA no nordeste e no sul; o BANDEIRANTISMO e.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A OCUPAÇÃO DO INTERIOR ۩ Séc. XVIII – expansão do território brasileiro: 4 atividades levam a isso: a PECUÁRIA no nordeste e no sul; o BANDEIRANTISMO e."— Transcrição da apresentação:

1 A OCUPAÇÃO DO INTERIOR ۩ Séc. XVIII – expansão do território brasileiro: 4 atividades levam a isso: a PECUÁRIA no nordeste e no sul; o BANDEIRANTISMO e a MINERAÇÃO no Sudeste e Centro Oeste; o trabalho JESUITA no norte. ۩ Pecuária: povoação do sertão nordestino; voltada para o mercado interno. Gado usado como força motriz nos engenhos. Exigiam grande espaço e tomavam o lugar da cana de açúcar. Em 1701 rei português proíbe criação de gado a menos de 100 léguas do litoral. Então era preciso novas pastagens – daí a invasão do território. ۩ Ciclo do couro (Bahia, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão): atividade complementar. Carne para a região. ۩ T ropeirismo: condução das tropas e ocupação do interior do Paraná. Surgimento da Estrada da Mata ou Caminho de Viamão, que ligava centros de criação de gado (Vacaria e Viamão – RS) às feiras de Sorocaba – SP.

2 Os Jesuítas, devido a contra-reforma (séc. XVI) queriam expandir a fé. Criaram então a Companhia de Jesus. Brasil fundam As missões (reduções). OBJETIVOS: Catequizar os Índios contra a Vontade dos Colonos que era Escravizá-los Norte: Aproveitaram a Mão-de-obra Para extrair as Drogas sertão Sul: Reduções Destruídas pelo Bandeirante Antonio Rapozo Tavares.

3 BANDEIRANTES ENTRADAS (expedições oficiais) e BANDEIRAS (expedições particulares): invadiam o território a procura de riquezas e de índios para escravizar – ultrapassavam o Tratado de Todesilhas. Ler quadro p. 7 Tratado de Madri – 1750: oficializou a ocupação portuguesa no Brasil – contornos parecidos com os de hoje.

4 A ECONOMIA MINERADORA Os bandeirantes descobrem ouro em Minas Gerais; Séc. XVII ocorre uma expansão do território. No séc. XVIII ocorre o ciclo do ouro – ocorre um surto urbano. A mão-de-obra era escrava – expansão do tráfico. Formas de retirar o ouro: LAVRAS – grandes jazidas, recursos próprios e grande números de escravos. FAISCAÇÃO – extração do leito dos rios, pequenos proprietários e pequeno número de escravos. Ler p. 8

5 A FISCALIZAÇÃO PORTUGUESA Principal imposto: o QUINTO, que era a cobrança de 20% de todo o ouro extraído. Intendência das Minas: registrava e controlava a atividade mineradora. Casas de Fundição: o ouro era fundido e tirado o quinto, para evitar contrabando. Sede do governo: em 1763 o Rio de Janeiro passou a ser a capital do Brasil, pois era por onde o ouro era escoado. Derrama: cobrança de impostos atrasados. A exigência era de 100 arrobas por ano.


Carregar ppt "A OCUPAÇÃO DO INTERIOR ۩ Séc. XVIII – expansão do território brasileiro: 4 atividades levam a isso: a PECUÁRIA no nordeste e no sul; o BANDEIRANTISMO e."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google