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Guindastes Acadêmicos: Ananias Cardoso Botelho

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Apresentação em tema: "Guindastes Acadêmicos: Ananias Cardoso Botelho"— Transcrição da apresentação:

1 Guindastes Acadêmicos: Ananias Cardoso Botelho
Bruno dos Santos Marques Carlos A. Sato Everton Luiz dos Santos Felipe Camargo Marinho Lucas Felipe Sarti Martins Paulo Henrique Ambrosi Ronaldo Almeida

2 Introdução Guindaste é uma máquina usada para erguer, movimentar e baixar materiais pesados. Ele é basicamente constituído de uma torre equipada com cabos e roldanas e é amplamente utilizado na construção civil e na indústria de equipamentos pesados.

3 Histórico Os primeiros guindastes foram inventados pelos gregos antigos, e eram movidos por homens ou animais de carga. Estas máquinas foram usadas ​​para a construção de edifícios. Na Alta Idade Média, guindastes portuários foram introduzidos para carregar e descarregar navios e ajudar com a sua construção - alguns foram construídos em torres de pedra para conferir força e estabilidade extra. Os primeiros guindastes foram construídos a partir de madeira, mas o ferro fundido e o aço assumiram a composição destas máquinas com o advento da Revolução Industrial.

4 Guindaste Primitivo

5 Variáveis de operação •Comprimento de lança (L)
•Levantamento da lança (α) •Raio de operação (R) •Distância (d) •Altura (h) •Altura (H)

6 Principais tipos de Guindastes
• Capacidade Leves: até 20 t; Médios: entre 20 e 100 t; Pesados: acima de 100 t. • Tipo de rolamento Sobre rodas (pneus); Sobre esteiras; Sobre trilhos (ferroviários).

7 Principais tipos de Guindastes
• Meio de Locomoção Autopropulsados; Sobre caminhão; Fixos. • Tipo de Lança Lança fixa; Lança treliçada; Lança telescópica.

8 Guindastes “Peiner” (Guindaste sobre trilhos com lança treliçada)

9 Guindastes de bordo para navio

10 Guindastes sobre Pedestal para Estaleiros

11 Guindastes Móvel de Grua Telescópica

12 Definição Os guindastes do tipo telescópico são um tipo de equipamento cuja lança consiste em certo número de tubos, cada tubo dentro de outro tubo. Um mecanismo hidráulico (geralmente um pistão) estende ou retrai os tubos aumentando ou diminuindo o comprimento da lança.

13 Definição O guindaste geralmente montado sobre um caminhão utilizando a plataforma de uma carreta ou caminhão, o que fornece ao guindaste a mobilidade de um caminhão convencional. As patolas que são usadas para nivelar e estabilizar o guindaste estende-se horizontalmente e verticalmente possibilitando a movimentação de materiais pelo guindaste

14 Especificações Marca: Liebherr LTM 1160-5.1 Toneladas : 160 ton
Lança telescópica : 62 m Jib + Fly : 12,2 m + 9,8 m ContraPeso : 46,5 Ton Peso Operativo : 60 Ton Eixos : 5

15 Especificações Altura : 3950 ~ 4000 mm variando conforme Pneu
Comprimento: mm

16 Especificações Largura Total Patolado: 7500 mm
Distancia entre Patolas : Esq mm Dir mm

17 Tabela De Carga

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19 Equipamento para Içamento
1º. ROLDANAS As superfícies das roldanas devem ser lisas e livres de defeitos que possam causar danos aos cabos. Roldanas que levam cabos que podem ser temporariamente descarregados devem ser providas de protetores ou guias ou outros dispositivos apropriados para guiar o cabo de volta para a ranhura quando a carga for aplicada novamente.

20 Equipamento para Içamento
2º. CABOS Ao usar cabos de içamento, devem ser seguidas as recomendações do fabricante do guindaste. A carga nominal dividida pelo número de pernas de cabo não deverá exceder 20% da resistência de ruptura do cabo nominal. O sistema de soquetes (fixação do cabo à manilha) deverá ser realizado da maneira especificada pelo fabricante do equipamento.

21 Equipamento para Içamento
3º. EQUALIZADORES Se uma carga for suportada por mais de uma perna de cabo a tensão nas pernas deverá ser equalizada. 4º. GANCHOS Os ganchos devem possuir trava de segurança e não poderão ser sobrecarregados, observando sempre as recomendações do fabricante

22 Equipamento para Içamento
5º. LANÇAS DO GUINDASTE Os retentores da lança deverão ser instaladas de forma a limitar o curso da lança além de um ângulo acima da horizontal indicado no manual de operação do fabricante. Guindastes serão equipados com um indicador de ângulo de lança e um dispositivo duplo bloqueio. O jib dos guindastes telescópicos só poderão ser montados ou desmontados por pessoas capacitadas, normalmente o próprio operador do guindaste.

23 Equipamento para Içamento
6º. SISTEMA DE ESTABILIZAÇÃO Sistema destinado a garantir a estabilidade do conjunto, quando em operação, também conhecidos como patolas 7º. SISTEMA DE GIRO Sistema com movimento rotativo que pode ser limitado ou não

24 Equipamento para Içamento
8º. SISTEMA HIDRÁULICO  Conjunto de dispositivos hidráulicos destinado a efetuar os movimentos do guindaste através de comando manual ou através de comando por controle remoto (via cabo ou rádio) 9º. CONTRA PESOS Pesos destinados a fazer o balanceamento da carga 10º.JIB Jib é uma lança auxiliar mecânica que serve para aumentar o comprimento, altura e raio do equipamento

25 Equipamento para Içamento
Cabos Equalizadores Roldanas Lanças Gancho

26 Equipamento para Içamento
Sistema de giro Sistema de estabilização Sistema Hidráulico Jib Contra Peso

27 Plano de Rigging O plano de rigging é o planejamento formalizado de uma movimentação de cargas com guindaste móvel, visando a otimização dos recursos (equipamentos, acessórios e manobra) aplicados na operação para evitar acidentes e perdas de tempo. Baseado –se na NR 18, anexo III (Plano de Cargas para Gruas)

28 Plano de Rigging Estudos da carga
É fundamental que o plano seja elaborado por um profissional com formação e conhecimento na área de movimentação de cargas, pois isso torna o plano mais confiável e seguro. Condições do Solo Estudos da carga Acessórios Condições Climáticas Tipo de Máquina Segurança na operação

29 Itens importantes conter em um Plano de Rigging
Identificação completa do guindaste (tipo, marca, modelo, serie, capacidade nominal e etc... Definição da área necessária para o posicionamento da peça e Equipamento Cálculos, dimensionamentos e listas de materiais de todos elementos aplicados para ligação entre o guindaste e a peça Configuração do guindaste e definição de todas variáveis (raio, comprimento da lança, contrapeso, moitão, utilização do jib entre outros. Apresentar parâmetros de segurança obtidos na solução (porcentagem de utilização do guindaste, capacidade bruta tabelada, tabela de carga aplicada Apresentar o “Plano de Rigging” através de desenhos técnicos com todos os detalhes inteligíveis, juntamente com a “Memória de cálculo” e as Tabelas de Carga aplicadas.

30 Plano de Rigging A capacidade de içamento não deverá ser aumentada pela fixação de equipamentos ao corpo do equipamento. Cada vez que uma carga se aproximar do limite da capacidade do guindaste, o operador deverá testar os freios do guindaste içando a carga poucos centímetros acima do solo e acionando os freios (para determinar, neste ponto, se os freios aguentarão a carga sem deslizamento).

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34 Sinalizador 1º. Orientar o operador;
2º. Autorizar o içamento da carga ; 3º. Posicionar-se de maneira a ser visto pelo operador; 4º. Ter a visão total do guindaste e da carga; 5º. Parar a operação imediatamente se o operador não estiver vendo sua localização; 6º. Estabelecer outro meio de comunicação, como rádio, sinal sonoro, sinal luminoso etc. ,

35 Sinalização

36 Sinalização

37 Movimentação de Cargas
Proibido transito ou permanência de pessoas sob cargas em movimento, e o operador também não movimentará a lança ou a carga se houver pessoas sob a mesma ou no gancho. Isolar e sinalizar a área de movimentação da carga e do contrapeso. Gerar via alternativa para pedestres se a principal for obstruída pela operação.

38 Movimentação de Cargas – Travamentos
O operador deverá assegurar-se de que a trava mecânica do sistema de giro esteja travada/trancada quando deixar o guindaste sozinho, mesmo se for por pouco tempo.

39 Movimentação de Cargas – Cordas Guia
Cordas guias amarradas à carga deverão ser usadas em todos os içamentos a não ser que seja impraticável, assim evita que a peça gire ou balance descontroladamente.

40 Movimentação de Carga – Ventos Fortes
Quando houver possibilidade de ventos fortes, o guindaste deverá baixar a lança e pousar num suporte adequado para passar a noite.

41 Patolamento Atenção especial deve ser dada às condições do solo.
A densidade e as características de compactação devem ser verificadas. Em caso de cargas muito pesadas, é necessário fazer um teste de compactação.

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43 Operação de Giro 1º. Verificar qual é o melhor lado para o giro da lança; 2º. A área do raio de giro deverá ser evacuada para garantir que esteja livre e não haja pessoas, durante todo o deslocamento da peça.

44 Operação de Giro 3º. O giro rápido do guindaste faz com que a carga saia do raio pré-estabelecido de giro. O aumento do raio de giro pode virar uma máquina. O mesmo poderá acontecer com lanças de longo comprimento, com ou sem cargas, quando giradas rapidamente. Lembre-se, quanto maior a velocidade do giro, maior a inércia, ou seja, maior a dificuldade de parar a carga e evitar o balanço.

45 Operação de Giro 4º. Durante o giro, considere o giro adicional da lança devido a sua inércia, influência do vento, etc. 5º. Quando for girar a peça, o operador do guindaste deverá acionar sirene ou buzina a ar, para alertar as pessoas e evacuar a área de giro. 6º. O movimento de deslocamento deverá ser paralisado, quando na área em que estiver operando houver pessoas trabalhando ou equipamentos de construção operando.

46 Operação de Giro 7º. Deverá ser evitada a interseção nas áreas de giro dos vários guindastes. Caso seja necessária essa interseção, deverá ser determinada a sequência operacional a ser executada, na presença dos operadores e dos chefes de equipes. 8º. É proibido o transito de pessoas próximo do guindaste porque existe o perigo de serem atingidos pelo giro do contrapeso do guindaste.

47 CONDIÇÕES GERAIS DE SEGURANÇA PARA OPERAÇÃO DE GUINDASTES
Proibições : 1º) Içamento inclinado; 2º) Carga fixada no solo; 3º) Arrastamento de cargas sobre o solo ou em outra condição; 4º) Tracionar lateralmente a lança; 5º) Dobrar o cabo de carga ao redor da peça; 6º) Proibido apoiar o contrapeso do guindaste com outra máquina, para que com isso aumente a capacidade e a estabilidade do mesmo; 7º) Operar um guindaste com suas rodas no chão ou superfície de trabalho, a não ser que esteja corretamente firmado e nivelado com patolas.

48 Normatização Código ABNT NBR 14768:2015 Data de publicação: 02/12/2015
Válida a partir de : 02/01/2016 Título: Guindastes – Guindastes articulados hidráulicos - Requisitos Comitê: ABNT/CB-004 Máquinas e Equipamentos Mecânicos Páginas: 102 Status: Em vigor Idioma: Português Organismo: ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas Preço(R$): 265,00 Objetivo: Esta norma especifica os requisitos mínimos para o projeto, calculo, inspeções e ensaios de guindastes articulados hidráulicos bem como a respectiva instalação sobre veículos ou bases fixas.

49 Normatização Código ABNT NBR 16463-1:2016 Data de publicação:
07/04/2016 Título: Guindastes – Parte 1: Requisitos para elaboração de manuais de instrução Comitê: ABNT/CB-004 Máquinas e Equipamentos Mecânicos Páginas: 8 Status: Em vigor Idioma: Português Organismo: ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas Preço(R$): 52,00 Objetivo: Esta parte da ABNT NBR estabelece os requisitos para a elaboração do manual de instruções fornecido pelo fabricantes para o uso de guindastes

50 Maior Guindaste Telescópico Do Mundo
O LTM É o guindaste telescópico mais alto do mundo e mais forte, levando até toneladas O telescópio de oito partes, pode chegar a até 100m de extensão (15m a mais que o ex-recordista) Ele consegue levantar cargas a até 190m, ou mais de 50 andares de altura. Com tendo até 200 ton de contrapeso, quando necessário levantar mais de 900 toneladas, ele só se estende por até 2,5m para o lado sem se inclinar. O guindaste é movido por um motor separado de seis cilindros e 240kw , além do motor de 500 kw que faz funcionar o caminhão de 9 eixos e 20m de extensão que leva o guindaste. O braço de 100 toneladas tem quase a mesma extensão do caminhão, e precisa ser enviando separadamente quando o guindaste é levado para outro lugar.

51 Conclusão Ao estudar Guindastes, pudemos observar sua grande importância e aplicação na área de transporte e movimentação de carga. Era de se imaginar que para sua operação, alguns fatores de segurança devem ser levados em consideração, mas, após a realização de tal estudo, observou-se que existe inúmeros processos de segurança para operação deste equipamento.

52 Referencias Bibliográficas
Apostila Transporte e levantamento de carga Prof João Paulo barbosa. Acesso dia 14/04/2016 Acesso dia 20/04/2016 Acesso dia 21/04/2016 Acesso dia 24/04/2016


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