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PublicouIago Bento Aldeia Alterado mais de 7 anos atrás
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1/6/16 Valdemar W. Setzer Impacto dos meios eletrônicos1 O IMPACTO DOS MEIOS ELETRÔNICOS EM CRIANÇAS, ADOLESCENTES E ADULTOS, NO LAR, NA ESCOLA E NO TRABALHO. O QUE FAZER? Valdemar W. Setzer Depto. de Ciência da Computação da USP Ver artigos e esta apresentação em www.ime.usp.br/~vwsetzer google: valdemar setzer home
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1/6/16 Valdemar W. Setzer Impacto dos meios eletrônicos2 1. Introdução 2. TV 3. Jogo eletrônico 4. Computador 5. Internet 6. Conclusões TÓPICOS
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1/6/16 Valdemar W. Setzer Impacto dos meios eletrônicos4 1. Introdução Alguns casos de pesquisas sobre efeitos negativos: Crianças que assistem TV são mais propensas a intimidação (Bullying) (F. Zimerman, 4/2005) Jogos eletrônicos violentos podem aumentar a agressividade de crianças e adolescentes (Nicoll & Kieffer, 8/2005) Usuários de e-mail sofrem queda de 10% no QI, o dobro do que se usassem maconha ( G. Wilson, 4/2005)
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1/6/16 Valdemar W. Setzer Impacto dos meios eletrônicos5 1. Introdução (cont.) Conseqüências de usos dos meios eletrônicos (ver meu artigo “Efeitos negativos dos meios eletrônicos em crianças e adolescentes”): 1. Excesso de peso e obesidade Robinson (1999), Hancox et al. (2004), Vandewater et al. (2004), Wiecha et al. (2006), Goldfield et al. (2006), Barlow (2007), AAP 2011, Mozaffarian et al. (2011) 2. Aumento do risco de doenças, como coronarianas, pressão alta, diabetes, bem como outras devido ao aumento do consumo de cigarros Wong et al. (1992), Hancox et al. (2004), Ballard e Wiest (1996), Stamakis et al. (2011 – aumento de mortalidade!) 3. Problemas de atenção e hiperatividade Rosen e Weil (2001), Christakis et al. (2004), Christakis & Zimmerman (2006)
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1/6/16 Valdemar W. Setzer Impacto dos meios eletrônicos6 1. Introdução (cont.) Conseqüências de usos dos meios (cont.) 4. Agressividade e comportamento antisocial Centerwall (1992), Barry (1997), Seawall (1997), Myrtek e Scharff (2000), Anderson & Dill (2000), Huesmann et al. (2003), Anderson & Murphy (2003), Anderson et al. (2003), Gentile et al. (2004), Krahé & Möller (2004), Bushman & Anderson (2009) 5. Produção de depressão e medo G. Gerbner et at. (1990), Kraut et al. (1998), Spitzer (2005, 2012) 6. Intimidação (bullying) Zimmerman et al. (2005) 7. Indução de atitude machista Walsh et al., 2002
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1/6/16 Valdemar W. Setzer Impacto dos meios eletrônicos7 1. Introdução (cont.) Conseqüências de usos dos meios (cont.) 8. Dessensibilização dos sentimentos Molitor & Hirsh (1994), Grossman (1999), Myrtek & Scharff (2000), Anderson et al. (2003), Funk et al. (2004), Carnagey et al. (2005), Bushman & Anderson (2009) 9. Indução de mentalidade de que o mundo é violento e violência não gera castigo Seawall (1997), Koepp et al. (1998) 10. Prejuízo para a leitura Koolstra et al. (1997), Ennmoser (2003) 11. Diminuição do rendimento escolar Myrtek & Scharff (2000), Hancox (2005), Angrist & Lavy (2001), Fuchs & Woessmann (2004), Sprietma (2007), Dwyer, Warnier et al. (UNICAMP) (2007), Kirschner (2010)
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1/6/16 Valdemar W. Setzer Impacto dos meios eletrônicos8 1. Introdução (cont.) Conseqüências de usos dos meios (cont.) 12. Confusão de fantasia com realidade Spitzer (2005) 13. Produção de isolamento social Kraut et al. (1988), Myrtek & Scharff (2000), Patzlaff (2000), Thalemann et al. (2004), Christakis et al. (2009) 14. Aceleração do desenvolvimento Brown (2006) 15. Diminuição da criatividade Singer (1995) 16. Aumento de chance de autismo Waldman, Nicholson & Adilov (2006)
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1/6/16 Valdemar W. Setzer Impacto dos meios eletrônicos9 1. Introdução (cont.) Conseqüências de usos dos meios (cont.) 17. O problema do vício Christakis e Zimmerman (2006), Ennmoser (2003), Johnson et al. (2007), Hofmann (2012) 18. Indução ao consumismo Associação Médica Americana (2007), Linn (2006), Rideout e Hamel (2006), Instituto Alana 19. Problemas causados pela Internet Smith (2007), Carr (2010), Spitzer (2012)
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1/6/16 Valdemar W. Setzer Impacto dos meios eletrônicos10 1. Introdução 2. TV 3. Jogo eletrônico 4. Computador 5. Internet 6. Conclusões TÓPICOS
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1/6/16 Valdemar W. Setzer Impacto dos meios eletrônicos11 2. TV Impacto mais importante Telespectador é reduzido a um estado de sonolência, semi- hipnótico Já demonstrado por estudos neurofisiológicos Ex: Krugman (1971), usando EEG; No. de ondas x frequência delas: Leitura TV TV (anúncio Max Factor) (3 anúncios, (3a. exposição) 1a. exposição)
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1/6/16 Valdemar W. Setzer Impacto dos meios eletrônicos12 2. TV (cont.) Isso significa que o telespectador está normalmente em um estado de desatenção de sonolência semi-hipnótico Facilmente compreensível: As imagens sucedem-se ou mudam com tal rapidez (15 a 25 mudanças por minuto – verificar!) que é impossível pensar, concentrar-se em cada imagem Uma das explicações: o cérebro não aguenta tanta excitação Explicação evolucionista: mudança de imagem pode significar perigo – como ele não vem, desliga-se a mente
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1/6/16 Valdemar W. Setzer Impacto dos meios eletrônicos13 2. TV (cont.) A consciência é abafada Sobra o pensar intuitivo Ex.: reconhecer um objeto Impossível imaginar algo pois as imagens vêm prontas do exterior Tentar pensar em cada imagem da tela em 1 minuto fica-se exausto (verificar!)
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1/6/16 Valdemar W. Setzer Impacto dos meios eletrônicos14 2. TV (cont.) Não há exercício de ações Somente apertar botões do controle ou dar comandos de voz Portanto, não se exercita o querer, a vontade Dentre as atividades interiores (anímicas!) Pensar, sentir e querer (ações) Sobram os sentimentos Que são ativados de fora, exageradamente
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1/6/16 Valdemar W. Setzer Impacto dos meios eletrônicos16 2. TV (cont.) Sentimentos ativados exageradamente Violência Casamento perfeito com a TV Ver meu artigo TV e violência: um casamento perfeito Inclusive em esportes violentos, ou tornados violentos por causa da TV (ex.: faltas no futebol) Erotismo Competição Toda competição é antissocial! Quem ganha fica feliz às custas da frustração ou infelicidade do perdedor Devíamos educar para a cooperação, e não para a competição!
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1/6/16 Valdemar W. Setzer Impacto dos meios eletrônicos17 2. TV (cont.) Impactos Banaliza os sentimentos, principalmente do sofrimento alheio Prejudica A capacidade de ter compaixão (Bushman e Anderson, 2009. Comfortably numb: desensitizing effects of violent media on helping others. Psychological Science, Mar. 2009) Pesquisaram video games e filmes violentos, comparados com não violentos Citar o caso do filme violento E a responsabilidade social
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1/6/16 Valdemar W. Setzer Impacto dos meios eletrônicos18 2. TV (cont.) Impactos (cont.) Prejudica a força de vontade Pois não é exercitada Telespectador é “dominado” pelo aparelho Destruição da vida familiar Prejudica o ritmo e o sono saudável Ruim para todos Terrível para crianças
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1/6/16 Valdemar W. Setzer Impacto dos meios eletrônicos19 2. TV (cont.) Outro casamento perfeito: Com a propaganda 2/3 dos gastos com propaganda no Brasil vão para a TV Por que funciona! Pois a TV condiciona muito e informa pouco Gravamos TODAS nossas vivências Com a TV, praticamente tudo no subconsciente Teste: deixar alguém assistir um noticiário nacional e perguntar depois quais notícias assistiu Caso da pesquisa em San Francisco (Emery & Emery, A Choice of Futures – to Enlighten or to Inform? Stenfert Kroese, 1976)
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1/6/16 Valdemar W. Setzer Impacto dos meios eletrônicos20 2. TV (cont.) Impactos (cont.) Excesso de peso e obesidade A atitude estática e o estado de sonolência são tais que UM TELESPECTADOR GASTA MENOS ENERGIA DO QUE UMA PESSOA DEITADA SEM DORMIR (Klesges, Shelton e Klesges, 1993) Círculo vicioso: falta de exercício + docinhos, salgadinhos e refrigerantes da propaganda excesso de peso falta de exercício
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1/6/16 Valdemar W. Setzer Impacto dos meios eletrônicos22 2. TV (cont.) Não é um veículo de educação Ver meu artigo A tv antieducativa Grouxo Marx (1890-1977): “Acho a televisão muito educativa. Todas as vezes que alguém liga um aparelho, vou para a outra sala e leio um livro” http://pensador.uol.com.br/autor/groucho_marx
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1/6/16 Valdemar W. Setzer Impacto dos meios eletrônicos23 2. TV (cont.) O que fazer – no lar Mais fácil: NÃO TER Evita-se uma tentação quase irresistível e a luta interior para resistir Quando não existe no lar, não faz falta!!!
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1/6/16 Valdemar W. Setzer Impacto dos meios eletrônicos24 2. TV (cont.) O que fazer – no lar (cont.) Se é para ter: Instalar no dormitório do casal Jamais nos dormitórios das crianças O aparelho não deve fazer parte do ambiente familiar Instalar chave interruptora (com chave) no cabo elétrico, ou usar senha Ligar (quanto mais trabalho, melhor) apenas para UM programa MUITO especial Observar o esforço necessário para desligar
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1/6/16 Valdemar W. Setzer Impacto dos meios eletrônicos25 2. TV (cont.) O que fazer – no lar (cont.) Não instalar cabo Se for para ver fotos, também não precisa ficar sempre à disposição Filmes em DVD: são realmente necessários? Há coisas muito mais construtivas para se fazer, inclusive em lazer! Ex.: leitura, conversa, música, artes, BRINCAR COM AS CRIANÇAS
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1/6/16 Valdemar W. Setzer Impacto dos meios eletrônicos26 2. TV (cont.) O que fazer – na escola Nunca funcionou! Por falta de conhecimento Minha proposta (para funcionar!): usar apenas para ilustração (DVD) Apenas a partir do novo 8º ano Antes o mais importante é imaginar Apenas alguns minutos de cada vez Repetir várias vezes cada trecho, entremeando comexplicações
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1/6/16 Valdemar W. Setzer Impacto dos meios eletrônicos27 1. Introdução 2. TV 3. Jogo eletrônico 4. Computador 5. Internet 6. Conclusões TÓPICOS
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1/6/16 Valdemar W. Setzer Impacto dos meios eletrônicos28 3. Jogo eletrônico (video game) Ao contrário da TV, estabelece-se um circuito fechado O aparelho “agarra” o jogador muito mais do que a TV! Jogador é obrigado a executar apenas as ações previstas pela máquina P.ex.: não pode gritar ou fazer uma careta, ou apertar uma tecla não prevista PIOR IMPACTO: Mecanização, automatização das ações, isto é, da vontade, do querer
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1/6/16 Valdemar W. Setzer Impacto dos meios eletrônicos29 3. Jogo eletrônico (cont.) Jogos de estratégia Forçam um raciocínio lógico- simbólico, matemático Pois a máquina que controla o jogo é um computador, uma máquina matemática Jogos de ação-reação Reação rápida De longe os mais jogados Em geral violentos Também chamados “ego-shooter”, “mata-mata”
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1/6/16 Valdemar W. Setzer Impacto dos meios eletrônicos30 3. Jogo eletrônico (cont.) Outros impactos Jogador é reduzido a um autômato (máquina) especializado em transformar impulsos visuais em pequenos movimentos de dedos e mãos Reações inconscientes como nos animais Jogos violentos dessensibilizam socialmente Pesquisa de Bushman e Anderson já citada Diminuem a empatia e a compaixão Justamente o que deveríamos começar a desenvolver Ver meu artigo Liberdade, igualdade, fraternidade: passado, presente e futuro
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1/6/16 Valdemar W. Setzer Impacto dos meios eletrônicos31 3. Jogo eletrônico (cont.) Origem dos jogos violentos Dessensibilização de soldados do exército americano Ver Dave Grossman Seu livro “Stop teaching our kids to kill” Seu movimento “Killology” Um soldado ou policial não dessensibilizado acerta 20% dos tiros Um dessensibilizado acerta 90% Exército americano verificou que a maior dessensibilização ocorria com simuladores de tiros, batalhas etc. no computador
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1/6/16 Valdemar W. Setzer Impacto dos meios eletrônicos32 3. Jogo eletrônico (cont.) Outros impactos (cont.) TV condiciona pela imagem, jogo eletrônico pela imagem e pela ação Portanto, ele é muitíssimo pior! Lembrar que o ser humano incorpora todas as suas vivências Pela atração que exercem, prejudicam o autocontrole Não se consegue parar de jogar
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1/6/16 Valdemar W. Setzer Impacto dos meios eletrônicos33 3. Jogo eletrônico (cont.) O que fazer? Não ter Se tiver, Jogar no lixo! Especialmente os de crianças e adolescentes Não são necessários Há outras formas de lazer muito mais sadias e úteis
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1/6/16 Valdemar W. Setzer Impacto dos meios eletrônicos34 1. Introdução 2. TV 3. Jogo eletrônico 4. Computador 5. Internet 6. Conclusões TÓPICOS
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1/6/16 Valdemar W. Setzer Impacto dos meios eletrônicos35 4. Computador Características do aparelho Máquina matemática de manipular símbolos (todas as suas funções podem ser expressas matematicamente) Máquina puramente sintática, de seguir regras matemáticas Causa-e-efeito matemáticos (determinismo) Exige linguagem formal (mesmo a icônica) Processa dados matematicamente, e não informação! Informação exige compreensão, que não é formalizável
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1/6/16 Valdemar W. Setzer Impacto dos meios eletrônicos36 4. Computador (cont.) Impactos Pior: força pensamento “maquinal” Prejudica a criatividade – mas o que ela é? Criatividade = fantasia + concretividade (D. di Masi) Fragmentação mental Fazer várias coisas ao mesmo tempo (multitarefa) Fazer tudo rápido Prejudica a capacidade de concentração Alienação da realidade (espaço virtual) Induz indisciplina do pior tipo: mental Ex.: digitar um texto Substitui esforço mental
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1/6/16 Valdemar W. Setzer Impacto dos meios eletrônicos37 4. Computador (cont.) Impactos (cont.) Produz isolamento social Prejudica a sociabilidade real Programas atraentes sempre com características de jogo eletrônico Vicia Exige enorme conhecimento, discernimento, auto-consciência e auto-domínio “Estou sendo agarrado pela máquina?” “Devo fazer um intervalo ou parar totalmente?” “Devo fazer coisas mais importantes?”
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1/6/16 Valdemar W. Setzer Impacto dos meios eletrônicos38 4. Computador (cont.) O que fazer? Usar apenas para coisas realmente essenciais Não deixar crianças usarem É só não dar a senha!!! Dar um celular apenas como telefone Adolescentes: evitar ao máximo Não incentivar o uso Especialmente professores Idade mínima ideal: 17 anos (utopia...) Maturidade suficiente Autocontrole suficiente Interesse por coisas sérias
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1/6/16 Valdemar W. Setzer Impacto dos meios eletrônicos39 1. Introdução 2. TV 3. Jogo eletrônico 4. Computador 5. Internet 6. Conclusões TÓPICOS
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1/6/16 Valdemar W. Setzer Impacto dos meios eletrônicos40 5. Internet Herda todas as características do computador, mais Acesso imediato a um número enorme de dados O imediatismo é atraente Especialmente em redes sociais Contato virtual com pessoas (e-mail, chat, blog, redes de relacionamento) Prejudica a sociabilidade real Ânsia de se mostrar “Será que estou sendo notado?” “O que os outros estão pensando de mim?”
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1/6/16 Valdemar W. Setzer Impacto dos meios eletrônicos42 5. Internet (cont.) Impactos Induz ânsia por distração Ver Nicholas Carr: A Geração Superficial – o que a Internet está fazendo com nossos cérebros, Ed. Agir Ver minha resenha, “O que a Internet está fazendo com nossas mentes” Caso dos vínculos (links) Prejudica a “leitura profunda” Prejudica a capacidade de se concentrar Mentalmente Necessária para produzir intelectualmente Na observação Contemplação “Ouvir em silêncio” (Rudolf Steiner)
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1/6/16 Valdemar W. Setzer Impacto dos meios eletrônicos43 5. Internet (cont.) Impactos (cont.) Vicia (produz dependência) Por causa de smartphones e tablets, pode ser usada em qualquer lugar a qualquer momento Ver K.S. Young e Cristiano Nabuco de Abreu (eds.) Dependência de Internet: Manual e Guia de Avaliação e Tratamento, ARTMED 2011 Adolescentes: 4,6 a 4,7% de dependentes População de internautas: 6 a 15% Universitários: 13 a 18,4% Vídeos: “Pass the salt” e do HTS Life: https://www.youtube.com/watch?v=6_-xTxP1hD4 http://video.genfb.com/932648860167249
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1/6/16 Valdemar W. Setzer Impacto dos meios eletrônicos44 5. Internet (cont.) Exige muito conhecimento, discernimento, autoconsciência e autocontrole Que crianças e adolescentes não têm!!! Na educação: “educação libertária” Sem limites! Falácia: “crianças devem aprender a ser críticas” Aí não serão mais infantis! Falácia: preparar-se para a vida futura
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1/6/16 Valdemar W. Setzer Impacto dos meios eletrônicos45 5. Internet (cont.) Impactos (cont.) O que uma criança ou adolescente vão fazer com um computador conectado à Internet? Vão brincar e se divertir, obviamente! O contrário seria anormal Não vão usar para nada útil por conta própria Adultos não estão se controlando, imaginem-se crianças e adolescentes
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1/6/16 Valdemar W. Setzer Impacto dos meios eletrônicos46 5. Internet (cont.) Não há NENHUMA necessidade de uso de Internet (e do computador) por crianças e adolescentes Em educação, há um tempo certo para cada coisa Base da Pedagogia Waldorf (buscar) Queima de etapas é altamente prejudicial “Inclusão digital”: para adultos!
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1/6/16 Valdemar W. Setzer Impacto dos meios eletrônicos47 5. Internet (cont.) É EXTREMAMENTE PERIGOSA para crianças e adolescentes Ver livro de Gregory Smith Como proteger seus filhos na internet (Ed. N. Conceito) e minha resenha “Como proteger seus filhos da Internet” Crianças e adolescentes são ingênuos Revelam dados pessoais e da família Marcam encontros com desconhecidos Lêem e vêem coisas impróprias para a idade Recomendação de G. Smith: Instalação de software de controle de acesso e de monitoramento Fazer um “contrato”, assiná-lo e cumpri-lo rigorosamente
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1/6/16 Valdemar W. Setzer Impacto dos meios eletrônicos48 5. Internet (cont.) É EXTREMAMENTE PERIGOSA para crianças e adolescentes (cont.) Minha recomendação com crianças Não deixar usar a Internet (é só não dar a senha do micro!) Se deixar usar (desnecessáro), ficar SEMPRE ao lado! Não dar celular com pacote de dados Com adolescentes Grande problema Estão se relacionando pela Internet “Juventude está perdida” Recomendação: deixar algo ruim acontecer (ex: notas baixas) e aí acabar com os aparelhos
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1/6/16 Valdemar W. Setzer Impacto dos meios eletrônicos49 5. Internet (cont.) O que fazer com crianças e adolescentes Se a Internet apresenta Altíssimo risco de provocar dependência É perigosa para crianças e adolescentes E esses dois argumentos são irrefutáveis Então, A INTERNET NÃO DEVE SER USADA POR CRIANÇAS E ADOLESCENTES! Se for usada, no lar e na escola, um adulto deve ficar permanentemente ao lado Difícil com adolescentes...
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1/6/16 Valdemar W. Setzer Impacto dos meios eletrônicos50 5. Internet (cont.) Por que o computador e a Internet estão sendo usados por crianças e adolescentes no lar e nas escolas? Mercenarismo (venda de software, equipamentos, matrículas) Falta de conhecimento, por pais e educadores, do que vêm a ser O computador e a Internet e seus impactos Educação e desenvolvimento das crianças e jovens O ser humano (se é “máquina”, deixemos as máquinas educá-lo) Os prejuízos que o computador e a Internet causam e os seus perigos
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1/6/16 Valdemar W. Setzer Impacto dos meios eletrônicos51 5. Internet (cont.) O que fazer, pelos adultos? Usar apenas para o que é essencial e útil e não como divertimento Usar apenas em casa ou no trabalho No trabalho, apenas para o que diz respeito a ele NÃO usar a qualquer hora e local, com celulares, smartphones, tablets Se necessário muito uso, controlar o uso e compensar com atividades como as descritas em meu artigo “O que a Internet está fazendo com nossas mentes?” Fazer interrupções a cada hora Pesquisas da Univ. of Utah em 2015: andar pelo menos 2 min a cada hora diminui o risco de morte prematura em cerca de 33%, comparado com os que ficam sentados 2 min a mais melhora ainda mais
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1/6/16 Valdemar W. Setzer Impacto dos meios eletrônicos52 1. Introdução 2. TV 3. Jogo eletrônico 4. Computador 5. Internet 6. Conclusões TÓPICOS
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1/6/16 Valdemar W. Setzer Impacto dos meios eletrônicos53 6. Conclusões ativa, na concentração mental Querer (ações) ativa, imagens interiores e emoção do locutor ativa, a partir de imagens interiores Sentir força imagens e associações, velocidade induzida força imagens e associações, velocidade própria Pensar Rádio (notícias) Leitura Resumo
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1/6/16 Valdemar W. Setzer Impacto dos meios eletrônicos54 6. Conclusões (cont.) abafa, mecaniza automatiza, mecaniza, condiciona elimina, condiciona Querer (ações) abafa, desafio ativa, irreal, desafio, competição, banaliza ativa, irreal, banaliza, exagerado Sentir ativa, formal, mecaniza elimina abafa, condiciona Pensar Computador Jogo eletrônico TV Resumo
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1/6/16 Valdemar W. Setzer Impacto dos meios eletrônicos55 6. Conclusões (cont.) Agora podemos compreender as consequências vistas inicialmente: 1. Excesso de peso e obesidade 2. Aumento do risco de doenças, como coronarianas, pressão alta, diabetes, bem como outras devido ao aumento do consumo de cigarros, aumento da mortalidade 3. Problemas de atenção e hiperatividade 4. Agressividade e comportamento antisocial 5. Produção de depressão e medo 6. Intimidação (bullying)
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1/6/16 Valdemar W. Setzer Impacto dos meios eletrônicos56 6. Conclusões (cont.) Agora podemos compreender as consequências vistas inicialmente (cont): 7. Indução de atitude machista e comportamento antisocial 8. Dessensibilização dos sentimentos 9. Indução de mentalidade de que o mundo é violento e violência não gera castigo 10. Prejuízo para a leitura 11. Diminuição do rendimento escola 12. Confusão de fantasia com realidade
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1/6/16 Valdemar W. Setzer Impacto dos meios eletrônicos57 6. Conclusões (cont.) Agora podemos compreender as consequências vistas inicialmente (cont): 13. Produção de isolamento social 14. Aceleração do desenvolvimento 15. Diminuição da criatividade 16. Aumento de chance de autismo 17. O problema do vício 18. Indução ao consumismo 19. Problemas causados pela Internet
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1/6/16 Valdemar W. Setzer Impacto dos meios eletrônicos58 6. Conclusões (cont.) O BENEFÍCIO DOS MEIOS ELETRÔNICOS ESTÁ SENDO SUPLANTADO INFINITAMENE PELOS MALEFÍCIOS Válido para todas as pessoas, especialmente crianças e adolescentes
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1/6/16 Valdemar W. Setzer Impacto dos meios eletrônicos59 6. Conclusões (cont.) Quem não reconhece os males dos meios eletrônicos e não procura evitá-los, especialmente com crianças e adolescentes Não sabe o que deve ser um desenvolvimento e educação sadios, ou não tem capacidade de observar os efeitos negativos, ou não conhece a literatura científica ou decidiu ignorá-la
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1/6/16 Valdemar W. Setzer Impacto dos meios eletrônicos60 6. Conclusões (cont.) “O problema não é o mundo que vamos deixar para nossos filhos, mas que filhos vamos deixar para o mundo” Federico Mayor Zaragoza Ex-diretor geral da UNESCO, presidente da Fundación para una Cultura de Paz “Deixe as crianças serem infantis: não lhes dê acesso a TV, jogo eletrônico e computador” www.ime.usp.br/~vwsetzer
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1/6/16 Valdemar W. Setzer Impacto dos meios eletrônicos61 1. Introdução 2. TV 3. Jogo eletrônico 4. Computador 5. Internet 6. Conclusões TÓPICOS
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1/6/16 Valdemar W. Setzer Impacto dos meios eletrônicos62 O IMPACTO DOS MEIOS ELETRÔNICOS EM CRIANÇAS, ADOLESCENTES E ADULTOS, NO LAR, NA ESCOLA E NO TRABALHO. O QUE FAZER? Valdemar W. Setzer Depto. de Ciência da Computação da USP Ver artigos e esta apresentação em www.ime.usp.br/~vwsetzer google: valdemar setzer home
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