A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

OS MEIOS ELETRÔNICOS NA EDUCAÇÃO, NO LAR E NA ESCOLA: PROBLEMAS E PROPOSTAS Valdemar W. Setzer Depto. de Ciência da Computação da USP www.ime.usp.br/~vwsetzer.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "OS MEIOS ELETRÔNICOS NA EDUCAÇÃO, NO LAR E NA ESCOLA: PROBLEMAS E PROPOSTAS Valdemar W. Setzer Depto. de Ciência da Computação da USP www.ime.usp.br/~vwsetzer."— Transcrição da apresentação:

1 OS MEIOS ELETRÔNICOS NA EDUCAÇÃO, NO LAR E NA ESCOLA: PROBLEMAS E PROPOSTAS
Valdemar W. Setzer Depto. de Ciência da Computação da USP google: setzer apresentacoes Valdemar W. Setzer – Impacto dos meios eletrônicos 26/1/15

2 A INTERFERÊNCIA DOS MEIOS ELETRÔNICOS NOS HÁBITOS DE CRIANÇAS, ADOLESCENTES E ADULTOS
Valdemar W. Setzer Depto. de Ciência da Computação da USP google: setzer apresentacoes Valdemar W. Setzer – Impacto dos meios eletrônicos 26/1/15

3 O QUE A TV, O VIDEO GAME, O COMPUTADOR E A INTERNET ESTÃO FAZENDO COMIGO, MEUS FILHOS E ALUNOS? O QUE FAZER? Valdemar W. Setzer Depto. de Ciência da Computação da USP google: setzer apresentacoes Valdemar W. Setzer – Impacto dos meios eletrônicos 26/1/15

4 O IMPACTO DOS MEIOS ELETRÔNICOS EM CRIANÇAS, ADOLESCENTES E ADULTOS NO LAR, NA ESCOLA E NO TRABALHO. O QUE FAZER? Valdemar W. Setzer Depto. de Ciência da Computação da USP google: setzer apresentacoes Valdemar W. Setzer – Impacto dos meios eletrônicos 26/1/15

5 TÓPICOS 1. Acesso à Internet 2. Dependência 3. Perigo
4. Dois argumentos irretrucáveis 5. Outros efeitos negativos dos meios 6. Dessensibilização social 7. Excesso de peso e obesidade 8. Indução de consumismo 9. Diminuição do rendimento escolar 10. Prejudicam a criatividade 11. Perda da concentração 12. O que fazer? 13. Conclusão Valdemar W. Setzer – Impacto dos meios eletrônicos 26/1/15

6 Smartphones tornaram-se populares ao redor de 2004 Tablets em 2010
1. Acesso à Internet Smartphones tornaram-se populares ao redor de 2004 Tablets em 2010 Como eles, o acesso à Internet tornou-se possível A qualquer momento Em qualquer lugar Por pessoas de qualquer idade O ataque tornou-se TOTAL! Feito com computadores! Valdemar W. Setzer – Impacto dos meios eletrônicos 26/1/15

7 TÓPICOS ۷ 1. Acesso à Internet 2. Dependência 3. Perigo
4. Dois argumentos irretrucáveis 5. Outros efeitos negativos dos meios 6. Dessensibilização social 7. Excesso de peso e obesidade 8. Indução de consumismo 9. Diminuição do rendimento escolar 10. Prejudicam a criatividade 11. Perda da concentração 12. O que fazer? 13. Conclusão Valdemar W. Setzer – Impacto dos meios eletrônicos 26/1/15

8 Computadores, mas principalmente Smartphones e tablets
2. Dependência Computadores, mas principalmente Smartphones e tablets Provocaram problemas de dependência da Internet Young, K.S. e C.N. de Abreu (Eds.) Dependência de Internet – Manual e guia de avaliação e tratamento. P. Alegre: Artmed, 2011 Pesquisa de 2006: 12,5% dos americanos são dependentes da Internet (p. 20). Estudantes universitários: 10 a 14% deles são dependentes (p. 20) Adultos não estão se controlando, imaginem-se crianças e adolescentes! Valdemar W. Setzer – Impacto dos meios eletrônicos 26/1/15

9 Valdemar W. Setzer – Impacto dos meios eletrônicos
26/1/15 9 9

10 O que é dependência? 2. Dependência (cont.) Sentir prazer no uso
Excitação (video games, Internet) Relaxamento (TV) Gastar muito tempo usando Pensar em reduzir o uso e não conseguir Abandonar atividades sociais, familiares e ocupacionais Sintomas de abstinência ao deixar de usar Valdemar W. Setzer – Impacto dos meios eletrônicos 26/1/15

11 2. Dependência (cont.) Pode-se parar de ler um livro a qualquer momento, mas os meios eletrônicos prendem o usuário Ex.: Estadão 8/7/12, p. C1: “Pesquisa [IBOPE] feita com 350 jovens de 18 a 24 anos em cinco capitais brasileiras mostra que 59% deles digitam na direção [guiando um carro]. São torpedos, posts no Facebook, conversas em chats. ... Perguntados se acham o hábito arriscado, 80% disseram que sim e um em cada três reconheceu que não faz nada para mudar.” Valdemar W. Setzer – Impacto dos meios eletrônicos 26/1/15

12 Smith, Darling e Searles, Perfusion 26(5), 2011, pp. 375-380
2. Dependência (cont.) Smith, Darling e Searles, Perfusion 26(5), 2011, pp [Of a total of 430 responders] “The use of a cell phone during the performance of cardiopulmonary bypass (CPB) was reported by 55.6% of perfusionists. Sending text messages while performing CPB was aknowledged by 49.2% ... For smart phone features, perfusionists report having accessed (21%), used the internet (15.1%), or have checked/posted on social networking sites (3.1%) while performing CPB. Safety concerns were expressed by 78.3% who believe that cell phones can introduce a potentially significant safety risks to patients.” Valdemar W. Setzer – Impacto dos meios eletrônicos 26/1/15

13 2. Dependência (cont.) Todos os meios eletrônicos diminuem a consciência e prejudicam a força de vontade Não é preciso fazer força para usar É preciso fazer força para parar de usar Kubey, R. e M. Csikszentmihalyi, “Television addiction is no mere metaphor”, Sc. Amercian, Feb Valdemar W. Setzer – Impacto dos meios eletrônicos 26/1/15

14 TÓPICOS ۷ 1. Acesso à Internet ۷ 2. Dependência 3. Perigo
4. Dois argumentos irretrucáveis 5. Outros efeitos negativos dos meios 6. Dessensibilização social 7. Excesso de peso e obesidade 8. Indução de consumismo 9. Diminuição do rendimento escolar 10. Prejudicam a criatividade 11. Perda da concentração 12. O que fazer? 13. Conclusão Valdemar W. Setzer – Impacto dos meios eletrônicos 26/1/15

15 Outro hábito que não havia antes da Internet:
3. Perigo Outro hábito que não havia antes da Internet: Conversa com desconhecidos , chat, skype Para crianças e adolescentes: A Internet é perigosa Gregory Smith: Como proteger seus filhos na Internet. Rib. Preto: Novo Conceito, 2009 Ver chat entre um predador e uma menina de 12 anos (p. 84) Todas as crianças e adolescentes são ingênuos Adultos são ingênuos Pois se não fossem não haveria spam e vírus Valdemar W. Setzer – Impacto dos meios eletrônicos 26/1/15

16 3. Perigo (cont.) Citei Gregory Smith: Como proteger seus filhos NA Internet. Novo Conceito, 2009 Ver meu artigo “Como proteger seus filhos e alunos DA Internet” Valdemar W. Setzer – Impacto dos meios eletrônicos 26/1/15

17 Obtenção de informações sobre a família, trabalho dos pais, escola ...
3. Perigo (cont.) Ex. Hipotético: criança tira R$ 5,00 da bolsa da mãe para comprar balas na escola Predador explora e marca encontro Obtenção de informações sobre a família, trabalho dos pais, escola ... Por que existem virus e spam? Porque adultos não percebem! Imagine-se o que crianças e adolescentes não percebem! Ver G. Smith, p. 96, pesquisa da U. New Hampshire, 2003, com jovens de 10 a 17 anos 25% relataram pelo menos uma exposição indesejada a fotos de sexo na Internet no ano anterior 32% das imagens mostraram sexo explícito e 7% violência e nudez 92% das exposições a s vieram de remetentes desconhecidos Valdemar W. Setzer – Impacto dos meios eletrônicos 26/1/15

18 3. Perigo (cont.) A Internet representa um ambiente EXTREMAMENTE PERIGOSO para crianças e adolescentes Valdemar W. Setzer – Impacto dos meios eletrônicos 26/1/15

19 TÓPICOS ۷ 1. Acesso à Internet ۷ 2. Dependência ۷ 3. Perigo
4. Dois argumentos irretrucáveis 5. Outros efeitos negativos dos meios 6. Dessensibilização social 7. Excesso de peso e obesidade 8. Indução de consumismo 9. Diminuição do rendimento escolar 10. Prejudicam a criatividade 11. Perda da concentração 12. O que fazer? 13. Conclusão Valdemar W. Setzer – Impacto dos meios eletrônicos 26/1/15

20 4. Dois argumentos irretrucáveis
1. Qualquer coisa que provoca dependência NÃO deve ser usada por crianças e adolescentes Exs.: cigarro, bebidas alcoólicas São até proibidos para menores de idade! 2. Qualquer coisa que é perigosa para crianças e adolescentes NÃO deve ser usada por eles Exs.: dirigir carros, brincar com combustíveis, com fogo, com armas Valdemar W. Setzer – Impacto dos meios eletrônicos 26/1/15

21 4. Dois argumentos irretrucáveis (cont.)
Como a Internet provoca dependência e é perigosa, NÃO deve ser usada por crianças e adolescentes E PONTO FINAL! Não seria necessário discutir mais nada Valdemar W. Setzer – Impacto dos meios eletrônicos 26/1/15

22 TÓPICOS ۷ 1. Acesso à Internet ۷ 2. Dependência ۷ 3. Perigo
۷ 4. Dois argumentos irretrucáveis 5. Outros efeitos negativos dos meios 6. Dessensibilização social 7. Excesso de peso e obesidade 8. Indução de consumismo 9. Diminuição do rendimento escolar 10. Prejudicam a criatividade 11. Perda da concentração 12. O que fazer? 13. Conclusão Valdemar W. Setzer – Impacto dos meios eletrônicos 26/1/15

23 5. Outros efeitos negativos dos meios
Há muitos outros efeitos negativos e interferências nos hábitos de crianças, adolescentes e adultos Ver meu artigo “Efeitos negativos dos meios eletrônicos em crianças, adolescentes e adultos” com mais de 100 citações literais de trabalhos científicos corroborando minhas ideias. Valdemar W. Setzer – Impacto dos meios eletrônicos 26/1/15

24 5. Outros efeitos negativos dos meios (cont.)
1. Excesso de peso e obesidade Robinson (1999), Hancox et al. (2004), Vandewater et al. (2004), Wiecha et al. (2006), Goldfield et al. (2006), Barlow (2007), AAP , Mozaffarian et al. (2011) 2. Aumento do risco de doenças, como coronarianas, pressão alta, diabetes, expectativa média de vida, bem como outras devido ao aumento do consumo de cigarros e álcool Wong et al. (1992), Hancox et al. (2004), Ballard e Wiest (1996), Stamatakis et al. e Veerman (2011 – aumento de mortalidade!), Grontved (2011) Valdemar W. Setzer – Impacto dos meios eletrônicos 26/1/15

25 5. Outros efeitos negativos dos meios (cont.)
Conseqüências de usos dos meios (cont.) 3. Problemas de cognição, atenção e hiperatividade, diminuição da fala Rosen e Weil (2001), Christakis et al. (2004), Christakis & Zimmerman (2006) , Landhuis et al. (2007), Swing (2009), Christakis (2009), Lillard & Peterson (2011), Nathanson et al. (2013) Valdemar W. Setzer – Impacto dos meios eletrônicos 26/1/15

26 5. Outros efeitos negativos dos meios (cont.)
Conseqüências de usos dos meios (cont.) 4. Agressividade e comportamento antisocial Centerwall (1992), Barry (1997), Seawall (1997), Myrtek e Scharff (2000), Anderson & Dill (2000), Huesmann et al. (2003), Anderson & Murphy (2003), Anderson et al. (2003), Gentile et al. (2004), Krahé & Möller (2004), Bushman & Anderson (2009), DeLisi (2012) 5. Produção de depressão e medo G. Gerbner et at. (1990), Kraut et al. (1998), Spitzer (2005) 6. Intimidação (bullying) Zimmerman et al. (2005) 7. Indução de atitude machista Walsh et al., 2002 Valdemar W. Setzer – Impacto dos meios eletrônicos 26/1/15

27 5. Outros efeitos negativos dos meios (cont.)
Conseqüências de usos dos meios (cont.) 8. Dessensibilização dos sentimentos Molitor & Hirsh (1994), Grossman (1999), Myrtek & Scharff (2000), Anderson et al. (2003), Funk et al. (2004), Carnagey et al. 2007, Bushman & Anderson (2009) 9. Indução de mentalidade de que o mundo é violento e violência não gera castigo Seawall (1997), Koepp et al. (1998) 10. Prejuízo para a leitura Koolstra et al. (1997), Ennmoser (2003) 11. Diminuição do rendimento escolar Myrtek & Scharff (2000), Hancox (2005), Angrist & Lavy (2001), Fuchs & Woessmann (2004), Sprietsma (2007), Dwyer, Warnier et al. (UNICAMP) (2007), Kirschner & Karpinski (2010) Valdemar W. Setzer – Impacto dos meios eletrônicos 26/1/15

28 5. Outros efeitos negativos dos meios (cont.)
Conseqüências de usos dos meios (cont.) 12. Confusão de fantasia com realidade Spitzer (2005) 13. Produção de isolamento social Kraut et al. (1988), Myrtek & Scharff (2000), Patzlaff (2000), Thalemann et al. (2004), Christakis et al. (2009) 14. Aceleração do desenvolvimento Brown (2006), Herman-Giddens (2012) 15. Diminuição da criatividade Singer (1995) 16. Aumento de chance de autismo Waldman, Nicholson & Adilov (2006) Valdemar W. Setzer – Impacto dos meios eletrônicos 26/1/15

29 5. Outros efeitos negativos dos meios (cont.)
Conseqüências de usos dos meios (cont.) 17. O problema do vício (dependência) Christakis e Zimmerman (2006), Ennmoser (2003), Johnson et al. (2007), Young & Abreu (2011), Hofmann (2012) 18. Indução ao consumismo Associação Médica Americana (2007), Linn (2006), Rideout e Hamel (2006), Instituto Alana 19. Problemas causados pela Internet, incluindo depressão, dependência, perigo de predadores, distração, perda da concentração Smith (2007), Smith (2009), Carr (2010), Smith et al. (2011), Spitzer (2012) Valdemar W. Setzer – Impacto dos meios eletrônicos 26/1/15

30 5. Outros efeitos negativos dos meios (cont.)
Vamos tratar nesta palestra apenas de alguns casos: Dessensibilização social Aumento de agressividade Isolamento social Excesso de peso e obesidade Indução ao consumismo Diminuição do rendimento escolar Prejuízo para a criatividade Prejuízo para a concentração e a leitura Valdemar W. Setzer – Impacto dos meios eletrônicos 26/1/15

31 TÓPICOS ۷ 1. Acesso à Internet ۷ 2. Dependência ۷ 3. Perigo
۷ 4. Dois argumentos irretrucáveis ۷ 5. Outros efeitos negativos dos meios 6. Dessensibilização social 7. Excesso de peso e obesidade 8. Indução de consumismo 9. Diminuição do rendimento escolar 10. Prejudicam a criatividade 11. Perda da concentração 12. O que fazer? 13. Conclusão Valdemar W. Setzer – Impacto dos meios eletrônicos 26/1/15

32 6. Dessensibilização social
O que é dessensibilização social? Diminuição/eliminação de Abertura e interesse para outras pessoas Perceber o outro Compaixão e “com-alegria” Sentir com o outro Responsabilidade e ação social Ajudar o outro Valdemar W. Setzer – Impacto dos meios eletrônicos 26/1/15

33 6. Dessensibilização social (cont.)
Bushman, B.J. e C.A. Anderson (2009). Comfortably Numb: Desensitizing Effects of Violent Media on Helping Others. Psychology Science Vol. 20, Nº 3, pp Efeito de dessensibilização imediata de Video games violentos Filmes violentos Origem dos video games violentos: Dessensibilização de soldados americanos Dave Grossman e De Caetano: Stop Teaching our Kids do Kill: A call to action against TV, movie and video game violence. New York: Crown Books, 1999 Valdemar W. Setzer – Impacto dos meios eletrônicos 26/1/15

34 6. Dessensibilização social (cont.)
Caso de minha filha Andrea em 1984 Tinha 18 anos Ficou horrorizada com o que viu e ouviu num fliperama Pois jamais havia entrado em um, ou jogado video games! Teve sensibilidade para perceber o horror que era um fliperama Crianças e adolescentes deveriam idealmente entrar em contato apenas com o que é Bom Belo Verdadeiro E com isso terão depois sensibilidade para reconhecer o Mau Feio Falso Valdemar W. Setzer – Impacto dos meios eletrônicos 26/1/15

35 6. Dessensibilização social (cont.)
Todos os meios eletrônicos produzem isolamento social Especialmente as redes sociais! Vários artigos científicos comprovaram que a Internet produz depressão Ex:. Morrison, C.M. e H. Gore. The relationship between excessive Internet use and depression: a questionaire-based study of 1,319 young people and adults. Psychopatology (43) 2, 2010. Mas não se sabia por que Principal fator: inveja Krasnova, H. et al. Envy on Facebook: a hidden threat to user’s life satisfaction? 11th Intnl. Conf. On Wirtschaftwinformatik, 3/2013, Leipzig Valdemar W. Setzer – Impacto dos meios eletrônicos 26/1/15

36 6. Dessensibilização social (cont.)
Mostrar vídeo do youtube “Pass the salt”: Valdemar W. Setzer – Impacto dos meios eletrônicos 26/1/15

37 Valdemar W. Setzer – Impacto dos meios eletrônicos
26/1/15

38 6. Dessensibilização social (cont.)
A dessensibilização social é algo terrível hoje em dia Pois a humanidade deveria estar começando a desenvolver a FRATERNIDADE Já desenvolvemos intuitivamente Liberdade Igualdade Estamos na época gloriosa do desenvolvimento dos direitos humanos Ver meu artigo “Liberdade, igualdade e fraternidade: passado, presente e futuro” Valdemar W. Setzer – Impacto dos meios eletrônicos 26/1/15

39 6. Dessensibilização social (cont.)
A dessensibilização social é algo terrível hoje em dia (cont.) Para desenvolver a FRATERNIDADE O primeiro passo é o desenvolvimento da SENSIBILIDADE SOCIAL Abertura para o outro Interesse pelo outro Valdemar W. Setzer – Impacto dos meios eletrônicos 26/1/15

40 6. Dessensibilização social (cont.)
Urge contrabalançar as terríveis forças antissociais que estão cada vez mais potentes Essas forças estão usando os meios eletrônicos, especialmente Filmes e video games violentos Redes sociais, que prejudicam a socialização real Produção de isolamento (uso solitário) Induzem a mentalidade de que o ser humano é uma máquina, um autômato Etc. etc. etc. Valdemar W. Setzer – Impacto dos meios eletrônicos 26/1/15

41 TÓPICOS ۷ 1. Acesso à Internet ۷ 2. Dependência ۷ 3. Perigo
۷ 4. Dois argumentos irretrucáveis ۷ 5. Outros efeitos negativos dos meios ۷ 6. Dessensibilização social 7. Excesso de peso e obesidade 8. Indução de consumismo 9. Diminuição do rendimento escolar 10. Prejudicam a criatividade 11. Perda da concentração 12. O que fazer? 13. Conclusão Valdemar W. Setzer – Impacto dos meios eletrônicos 26/1/15

42 7. Excesso de peso e obesidade
Sc. American 9/2013, p. 52: Nos EUA: > 1/3 são obesos (dobrou em 40 anos) (IMC > 30) > 72 milhões de pessoas 1/3 com excesso de peso (IMC de 25 a 30) < 1/3 normais (IMC de 18,5 até 25) (peso em kg) IMC = (altura em m)2 Obesos: moderados; severos; >40 muito severos No mundo: ½ bilhão são obesos Valdemar W. Setzer – Impacto dos meios eletrônicos 26/1/15

43 7. Excesso de peso e obesidade (cont.)
Resultados do excesso de peso e obesidade ( Hypertension Dyslipidemia (for example, high LDL cholesterol, low HDL cholesterol, or high levels of triglycerides) Type 2 diabetes Coronary heart disease Stroke Gallbladder disease Osteoarthritis Sleep apnea and respiratory problems Some cancers (endometrial, breast, and colon). Valdemar W. Setzer – Impacto dos meios eletrônicos 26/1/15

44 7. Excesso de peso e obesidade (cont.)
Meios eletrônicos forçam sedentarismo! Klesges, R.C., M.L. Shelton e L.M. Klesges (1993). Effects of Television on Metabolic Rate: Potential Implications for Childhood Obesity. Pediatrics, Vol. 91, Nº 2, pp Constataram que uma pessoa, ao ver TV, gasta menos energia do que uma pessoa deitada sem dormir. Por que? A TV induz um estado de sonolência, semi-hipnótico E com isso diminui drasticamente a atividade cerebral F. Emery e M. Emery A Choice of Futures. Leiden: Stephen Kroese, 1976. Valdemar W. Setzer – Impacto dos meios eletrônicos 26/1/15

45 7. Excesso de peso e obesidade (cont.)
Já demonstrado por estudos neurofisiológicos Krugman (1971), usando EEG; No. de ondas x frequência: Leitura TV TV (anúncio Max Factor) (3 anúncios, (3a. exposição) 1a. exposição) Valdemar W. Setzer – Impacto dos meios eletrônicos 26/1/15

46 7. Excesso de peso e obesidade (cont.)
Valdemar W. Setzer – Impacto dos meios eletrônicos 26/1/15

47 7. Excesso de peso e obesidade (cont.)
Aparelhos com tela obrigam o usuário A ficar sentado Em recinto coberto ou fechado TV: passividade física e mental + docinhos + salgadinhos + refrigerantes = excesso de peso ou obesidade (da propaganda) Valdemar W. Setzer – Impacto dos meios eletrônicos 26/1/15

48 Valdemar W. Setzer – Impacto dos meios eletrônicos
26/1/15

49 TÓPICOS ۷ 1. Acesso à Internet ۷ 2. Dependência ۷ 3. Perigo
۷ 4. Dois argumentos irretrucáveis ۷ 5. Outros efeitos negativos dos meios ۷ 6. Dessensibilização social ۷ 7. Excesso de peso e obesidade 8. Indução de consumismo 9. Diminuição do rendimento escolar 10. Prejudicam a criatividade 11. Perda da concentração 12. O que fazer? 13. Conclusão Valdemar W. Setzer – Impacto dos meios eletrônicos 26/1/15

50 2/3 dos gastos com propaganda vão para a TV
8. Indução ao consumismo Propaganda É a arte, a técnica e a ciência de influenciar pessoas a fazerem algo que não fariam sem essa influência 2/3 dos gastos com propaganda vão para a TV No Brasil, em ,2%, de todos os gastos com publicidade foram canalizados para a TV cf. Mídia dados Brasil São Paulo: Grupo de Mídia, Instituto Verificador de Circulação, p. 51 Valdemar W. Setzer – Impacto dos meios eletrônicos 26/1/15

51 8. Indução ao consumismo (cont.)
Susan Linn, em Crianças do Consumo, a Infância Roubada. São Paulo: Instituto Alana, 2006, p. 132: Só em 2002, só nos EUA, só na TV, o MacDonald’s gastou US$ 510,5 milhões em propaganda Ele ia jogar essa fábula no ralo? Valdemar W. Setzer – Impacto dos meios eletrônicos 26/1/15

52 8. Indução ao consumismo (cont.)
Por que tanto gasto com a TV? A TV tem penetração em 98% dos lares brasileiros Mas isso não é suficiente!!! A propaganda pela TV funciona! É o veículo ideal para a propaganda E por que funciona??? Porque a TV induz um estado de sonolência, semi-hipnótico no telespectador Provado por alguns artigos científicos O primeiro: Krugman, H.E. (1971). Brain Wave Measurements of Media Involvement. Journal of Advertising Research, Vol.11, Nº 1, Feb. 1971, pp. 3-9. Valdemar W. Setzer – Impacto dos meios eletrônicos 26/1/15

53 8. Indução ao consumismo (cont.)
Na TV tudo o que é transmitido é gravado No subconsciente ou consciente Sem crítica Em estado de inconsciência ou semiconsciência como Stress, falta de sono, cansaço, muita fome, raiva, medo Age-se conforme o condicionamento da TV E dos video games! Muuuuuito piores Pois condicionam não só pela imagem e som, como a TV Mas também pela AÇÃO Valdemar W. Setzer – Impacto dos meios eletrônicos 26/1/15

54 8. Indução ao consumismo (cont.)
A TV é um essencialmente um veículo de condicionamento, e não de informação ou de educação! Pior condicionamento: crianças e adolescentes Propaganda política deveria ser proibida nela Ver meu artigo “Um minuto a mais na TV” A propaganda forçou consumo supérfluo, consumismo A economia é totalmente instável Pois em uma crise, as pessoas deixam de comprar o supérfluo A economia vai para o brejo Valdemar W. Setzer – Impacto dos meios eletrônicos 26/1/15

55 TÓPICOS ۷ 1. Acesso à Internet ۷ 2. Dependência ۷ 3. Perigo
۷ 4. Dois argumentos irretrucáveis ۷ 5. Outros efeitos negativos dos meios ۷ 6. Dessensibilização social ۷ 7. Excesso de peso e obesidade ۷ 8. Indução de consumismo 9. Diminuição do rendimento escolar 10. Prejudicam a criatividade 11. Perda da concentração 12. O que fazer? 13. Conclusão Valdemar W. Setzer – Impacto dos meios eletrônicos 26/1/15

56 9. Diminuição do rendimento escolar
Está mais do que provado que Quanto mais uma criança ou adolescente usa o computador, pior o rendimento escolar Ver várias citações em meus artigos “Considerações sobre o projeto ‘Um laptop por criança’” e “Efeitos negativos dos meios eletrônicos ...” Ex.: trabalhos sobre o SAEB Sprietsma, M. (2007). Computers as pedagogical tools in Brazil: a pseudo-panel analysis. Discussion Paper , Center for European Economic Research (ZEW), April 2007 Dwyer, T., J. Wainer et al. (2007). "Desvendando mitos: os computadores e o desempenho no sistema escolar", Educação & Sociedade (8) 101, set./dez. 2007, pp Valdemar W. Setzer – Impacto dos meios eletrônicos 26/1/15

57 9. Diminuição do rendimento escolar (cont.)
Justificativa padrão: perda de tempo no uso do computador Em lugar de estudo E de fazer deveres de casa Minha justificativa principal: Influência na maneira de pensar O computador força um pensamento algorítmico, lógico simbólico Não é adequado para crianças, e só para adolescentes no nível do ensino médio Plenamente, só depois dos 17 anos, inclusive Prejudica a criatividade Prejudica a capacidade de concentração Valdemar W. Setzer – Impacto dos meios eletrônicos 26/1/15

58 9. Diminuição do rendimento escolar (cont.)
A TV pode ser bem usada na escola? Sim, para ilustração, com DVD Ex.: aulas sobre baleias Mostrar um filme sobre elas Mas, conhecendo-se o problema da indução do estado de sonolência, semi-hipnótico Passar um trecho do filme de 3 a 4 minutos Recordar e discutir o que foi visto Passar para o trecho seguinte A partir de que idade? 8ª série (ensino normal) – 7ª série Waldorf Antes: o mais importante é incentivar imaginações! repetir o necessário Valdemar W. Setzer – Impacto dos meios eletrônicos 26/1/15

59 TÓPICOS ۷ 1. Acesso à Internet ۷ 2. Dependência ۷ 3. Perigo
۷ 4. Dois argumentos irretrucáveis ۷ 5. Outros efeitos negativos dos meios ۷ 6. Dessensibilização social ۷ 7. Excesso de peso e obesidade ۷ 8. Indução de consumismo ۷ 9. Diminuição do rendimento escolar 10. Prejudicam a criatividade 11. Perda da concentração 12. O que fazer?13. Conclusão Valdemar W. Setzer – Impacto dos meios eletrônicos 26/1/15

60 10. Prejudicam a criatividade
O que há de comum entre todos os meios eletrônicos? Uma tela! Spitzer, M. Vorsicht, Bildschirm! Elektronischen Medien, Gehirnentwicklung, Gesundheit und Gesellschaft. Stuttgart: Klett 2005. Uma imagem em movimento numa tela impede totalmente a criação de imagens interiores, a fantasia O que é criatividade? Criatividade = fantasia + “concretividade” A pedagogia Waldorf dá ênfase extrema à fantasia e à “concretividade” Só por isso, os meios eletrônicos já são totalmente anti-Waldorf! Valdemar W. Setzer – Impacto dos meios eletrônicos 26/1/15

61 10. Prejudicam a criatividade (cont.)
Atividades e brinquedos devem incentivar a fantasia Ex.: contar histórias Ex.: bonecas de pano Waldorf Valdemar W. Setzer – Impacto dos meios eletrônicos 26/1/15

62 Exemplo de um péssimo brinquedo:
Ver meu artigo “Barbie: uma barbieridade que se comete com as crianças” Valdemar W. Setzer – Impacto dos meios eletrônicos 26/1/15 62

63 10. Prejudicam a criatividade (cont.)
Brinquedos devem incentivar Coordenação motora, desenvolvimento muscular e dos sentidos, interação entre crianças e com adultos Valdemar W. Setzer – Impacto dos meios eletrônicos 26/1/15

64 10. Prejudicam a criatividade (cont.)
Há alguns artigos sobre o efeito dos meios sobre o “brincar criativo”, ex.: Vandewater, E.A., D.S. Bickman e J.H. Lee (2006). Time Well Spent? Relating Television Use to Children's Free-Time Activities. Pedriatics, Vol. 117, pp. e181-e191. Valdemar W. Setzer – Impacto dos meios eletrônicos 26/1/15

65 TÓPICOS ۷ 1. Acesso à Internet ۷ 2. Dependência ۷ 3. Perigo
۷ 4. Dois argumentos irretrucáveis ۷ 5. Outros efeitos negativos dos meios ۷ 6. Dessensibilização social ۷ 7. Excesso de peso e obesidade ۷ 8. Indução de consumismo ۷ 9. Diminuição do rendimento escolar ۷ 10. Prejudicam a criatividade 11. Perda da concentração 12. O que fazer? 13.Conclusão Valdemar W. Setzer – Impacto dos meios eletrônicos 26/1/15

66 11. Perda da concentração Um dos pontos mais importantes do livro de Nicholas Carr, A Geração Superficial: o que a Internet está fazendo com nossos cérebros, Rio de Janeiro, Agir 2011 (ver meu artigo “O que a Internet está fazendo com nossa mente”): A Internet é essencialmente “distrativa” Ex.: vínculos (links) distraem Quanto mais vínculos num texto, menor a compreensão e a memorização Nos meus últimos artigos, tenho colocado os links apenas no fim do artigo, na seção de referências Ver, por exemplo, “A missão da tecnologia” Outro ponto: multitarefas Computador e Internet forçam multitarefas Quem se vicia em multitarefas, faz todas mal feitas e não consegue concentrar-se em uma só, bem feita. Valdemar W. Setzer – Impacto dos meios eletrônicos 26/1/15

67 11. Perda da concentração (cont.)
Prejudica a leitura! As pessoas não conseguem mais se concentrar Caso do Nicholas Carr, em seu livro Perda da “leitura profunda” Infelizmente (sigh!) não prejudicou a TV Valdemar W. Setzer – Impacto dos meios eletrônicos 26/1/15

68 TÓPICOS ۷ 1. Acesso à Internet ۷ 2. Dependência ۷ 3. Perigo
۷ 4. Dois argumentos irretrucáveis ۷ 5. Outros efeitos negativos dos meios ۷ 6. Dessensibilização social ۷ 7. Excesso de peso e obesidade ۷ 8. Indução de consumismo ۷ 9. Diminuição do rendimento escolar ۷ 10. Prejudicam a criatividade ۷ 11. Perda da concentração 12. O que fazer? 13. Conclusão Valdemar W. Setzer – Impacto dos meios eletrônicos 26/1/15

69 No lar 12. O que fazer? Com crianças Com adolescentes
Não dar acesso aos meios Celular só como telefone, sem pacote de dados Se deixar usar, é preciso ficar ao lado Com adolescentes Adiar o máximo possível Jamais deixar usar em reuniões familiares Refeiçoes, conversas, jogos Controlar o máximo possível Se não der para controlar, deixar cair fundo, e aí mostrar que o jovem não se controla, e precisa ser ajudado Elaborar um contrato a ser assinado pelo jovem e pelos pais Ver G.Smith, “Como proteger seus filhos na Internet” Valdemar W. Setzer – Impacto dos meios eletrônicos 26/1/15

70 No lar (cont.) 12. O que fazer? (cont.)
Não instalar os aparelhos nos dormitórios dos filhos! Recomendação da American Academy of Pediatrics Dar celular apenas com capacidade de telefone Sem pacote de dados E sem video games! NÃO DAR O EXEMPLO DE USO INDEVIDO! Nas reuniões familiares (lembrar do filme) Na hora de brincar e jogar com os filhos Contra-ex.: pai chega em casa e fica falando no celular ou usando o computador Valdemar W. Setzer – Impacto dos meios eletrônicos 26/1/15

71 Na escola 12. O que fazer? (cont.)
Proibir totalmente o uso dos aparelhos no recinto da escola Se for necessário usar um celular como telefone, ir à secretaria Usar tela com DVD apenas para ilustrações curtíssimas 3-4 min, seguidos de discussão e repetição A partir da 8ª série Antes é muito mais importante fazer as crianças imaginarem Professores jamais deveriam passar tarefas que exijam o uso da Internet ou incentivar esse uso Devido ao perigo, à dependência e todos os outros problemas Valdemar W. Setzer – Impacto dos meios eletrônicos 26/1/15

72 Na escola (cont.) 12. O que fazer? (cont.)
A partir da 8ª série, conscientizar os alunos dos problemas e desestimular o uso Relatar casos de problemas, especialmente com jovens Mostrar que eles são ingênuos Pois têm muito pouca experiência de vida Professores devem conscientizar os pais em reuniões de classe e conversas pessoais Valdemar W. Setzer – Impacto dos meios eletrônicos 26/1/15

73 No trabalho 12. O que fazer? (cont.)
Usar somente para o absolutamente essencial Contraexemplo: enviar para o vizinho em vez de conversar com ele Fazer intervalos (45 min, 1 h) e desligar do computador, celular etc. por 10 min Andar Meditar Conversar no café Não usar em casa Compensar em casa com atividades sociais e artísticas Valdemar W. Setzer – Impacto dos meios eletrônicos 26/1/15

74 TÓPICOS ۷ 1. Acesso à Internet ۷ 2. Dependência ۷ 3. Perigo
۷ 4. Dois argumentos irretrucáveis ۷ 5. Outros efeitos negativos dos meios ۷ 6. Dessensibilização social ۷ 7. Excesso de peso e obesidade ۷ 8. Indução de consumismo ۷ 9. Diminuição do rendimento escolar ۷ 10. Prejudicam a criatividade ۷ 11. Perda da concentração ۷ 12. O que fazer? 13. Conclusão Valdemar W. Setzer – Impacto dos meios eletrônicos 26/1/15

75 Resumo 13. Conclusão Querer (ações) Sentir Pensar Rádio (notícias)
ativa, na concentração mental Querer (ações) ativa, imagens interiores e emoção do locutor ativa, a partir de imagens interiores Sentir força imagens e associações, velocidade induzida força imagens e associações, velocidade própria Pensar Rádio (notícias) Leitura Valdemar W. Setzer – Impacto dos meios eletrônicos 26/1/15

76 Resumo 13. Conclusão (cont.) abafa, mecaniza automatiza, mecaniza,
condiciona elimina, Querer (ações) desafio ativa, irreal, desafio, competição, banaliza banaliza, exagerado Sentir ativa, formal, elimina Pensar Computador Jogo eletrônico TV Valdemar W. Setzer – Impacto dos meios eletrônicos 26/1/15

77 Os meios eletrônicos, para serem bem usados, exigem muito/a
13. Conclusão (cont.) Os meios eletrônicos, para serem bem usados, exigem muito/a Conhecimento Discernimento Autoconsciência Autocontrole Mas crianças e adolescentes não os têm Estão desenvolvendo-os!!! Valdemar W. Setzer – Impacto dos meios eletrônicos 26/1/15

78 13. Conclusão (cont.) Os meios eletrônicos têm influências extremamente negativas em adultos, e trágicas para crianças e adolescentes, pois prejudicam seu desenvolvimento sadio. Deixe as crianças serem infantis e os adolescentes serem jovens: não lhes dê acesso a TV, jogos eletrônicos, computadores e Internet. Use esses meios com extrema consciência! Valdemar W. Setzer – Impacto dos meios eletrônicos 26/1/15

79 TÓPICOS ۷ 1. Acesso à Internet ۷ 2. Dependência ۷ 3. Perigo
۷ 4. Dois argumentos irretrucáveis ۷ 5. Outros efeitos negativos dos meios ۷ 6. Dessensibilização social ۷ 7. Excesso de peso e obesidade ۷ 8. Indução de consumismo ۷ 9. Diminuição do rendimento escolar ۷ 10. Prejudicam a criatividade ۷ 11. Perda da concentração ۷ 12. O que fazer? ۷ 13. Conclusão Valdemar W. Setzer – Impacto dos meios eletrônicos 26/1/15

80 F I M O IMPACTO DOS MEIOS ELETRÔNICOS EM CRIANÇAS, ADOLESCENTES E ADULTOS NO LAR, NA ESCOLA E NO TRABALHO. O QUE FAZER? Valdemar W. Setzer Depto. de Ciência da Computação da USP google: setzer apresentacoes Valdemar W. Setzer – Impacto dos meios eletrônicos 26/1/15

81 F I M O QUE A TV, O VIDEO GAME, O COMPUTADOR E A INTERNET ESTÃO FAZENDO COMIGO, MEUS FILHOS E ALUNOS? O QUE FAZER? Valdemar W. Setzer Depto. de Ciência da Computação da USP google: setzer apresentacoes Valdemar W. Setzer – Impacto dos meios eletrônicos 26/1/15

82 F I M O IMPACTO DOS MEIOS ELETRÔNICOS EM CRIANÇAS, ADOLESCENTES E ADULTOS. O QUE FAZER? Valdemar W. Setzer Depto. de Ciência da Computação da USP google: setzer apresentacoes Valdemar W. Setzer – Impacto dos meios eletrônicos 26/1/15

83 F I M A INTERFERÊNCIA DOS MEIOS ELETRÔNICOS NOS HÁBITOS DE CRIANÇAS, ADOLESCENTES E ADULTOS Valdemar W. Setzer Depto. de Ciência da Computação da USP google: setzer apresentacoes Valdemar W. Setzer – Impacto dos meios eletrônicos 26/1/15

84 OS MEIOS ELETRÔNICOS NA EDUCAÇÃO, NO LAR E NA ESCOLA: PROBLEMAS E PROPOSTAS
Valdemar W. Setzer Depto. de Ciência da Computação da USP google: setzer apresentacoes Valdemar W. Setzer – Impacto dos meios eletrônicos 26/1/15


Carregar ppt "OS MEIOS ELETRÔNICOS NA EDUCAÇÃO, NO LAR E NA ESCOLA: PROBLEMAS E PROPOSTAS Valdemar W. Setzer Depto. de Ciência da Computação da USP www.ime.usp.br/~vwsetzer."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google